Quatro verdades da pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.36-38)

mulherpecadora2

A mulher pecadora que ungiu e lavou os pés de Jesus, a que regou os pés de Jesus com lágrima, vai nos ensinar quatro simples verdades ocultas que você precisa ficar sabendo!

Certamente estamos adiante de um relato bastante conhecido no meio evangélico, o evangelista Lucas nos dirá a respeito de uma mulher que conseguiu com excelência ungir os pés do Senhor Jesus.

Esse texto é riquíssimo em aprendizados, além de ser ótimo para uma pregação e até mesmo estudo bíblico sobre ele. Se você também estiver montando um estudo bíblico, posso te ajudar com 5 regras importantes para um bom estudo!

Dentro de um contexto bíblico há ao menos duas mulher que conseguiram realizar tal ato de maneira tão marcante, a primeira relatada em Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9 e João 12.1-8 Maria de Betânia. Você também pode ver esse estudo em vídeo:

Parafraseando a história da Maria de Betânia: A Bíblia nos diz enquanto Jesus estava jantando em Betânia na casa de Simão (leproso) com Marta servindo e Lázaro (aquele ao qual ressuscitou) á mesa.

Vai até os pés do Messias uma mulher por nome de Maria ao qual ungiu os pés do Senhor com unguento de nardo puro e enxugou com os cabelos de sua própria cabeça de tal forma que o cheiro do perfume sentia-se por toda a casa, Judas, o Iscariotes, até chegou a questionar más nada impediu aquela adoradora (porque Jesus não procura adoração e sim adoradores) de sair dos pés do Cristo.

Há quem até chegue a confundir os dois acontecimentos, o de Maria de Betânia com a mulher pecadora, más se porventura fizéssemos um paralelo entre as duas narrativas veríamos a notar que ainda que as diferenças sejam poucas, são cruciais para poder discernir e percebe que uma história não pode de forma alguma ser ligada com a outra, veja:

Casa: Simão Fariseu
Cidade: Possivelmente Naim
Convidados: Não descritos

Casa: Simão Leproso
Cidade: Betânia
Convidados: Lázaro, Marta e os discípulos

 

O Evangelista Lucas começa a nos escrever a historia com um convite realizado por um fariseu por nome Simão ao qual rogou (pedir com insistência) para que Jesus fosse em um Jantar na sua casa, visto que nos versículos anterior mais expressamente no 30 diz:

Más os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus.

Certamente aos Fariseus por haverem rejeitado os ensinamentos de Jesus, começaram a arrazoar entre si mesmo sobre esse suposto “Messias” de tal forma que todos ao qual compunham este grupo religioso ficaram sabendo.

Consigo conjecturar que Simão não chamou Jesus para um jantar porque queria saber o que ele tinha feito, ou um jantar quem sabe de gratidão, mas sim que as intenções dele era literalmente testar se este homem era realmente o Cristo enviado por Deus ao qual todos anunciavam sua fama pela cidade (Lucas 7.16-17).

Os Fariseu em sua maioria eram assim, hipócritas, ao qual estavam mais preocupados com o exterior do que o interior, isto é, Simão estava mais preocupado em ser visto do lado de alguém “famoso” do que realmente fazer algo digno para um Mestre, pregavam a Palavra, mas, não viviam ela (assunto esse estudado em um de nossos capítulos do e-book como fazer uma pregação passo-a-passo)

Naquele tempo quando se chamava alguém para um jantar em sua casa não era simplesmente uma refeição para “bater um papo”, mas, sim um jantar considerado de “gala” . Geralmente as mesas eram divãs (Iguais as nossas porem mais baixas) ao qual se assentavam em poltronas onde viriam a se inclinar.

Ficavam nelas quase deitados, esses divãs eram posto em locais de destaques da casa como varandas e pátios aonde ficavam de fácil acesso e visão das pessoas que passavam por perto da casa pois o jantar era aberto ao público.

Também ao convidado chegar-se eram realizados atos litúrgicos como sinônimo de uma boa hospitalidade, a primeira coisa que se fazia era mandar o seu servo lavar os pés do convidado.

A região da palestina naquela época era composta por muita areia e terra sendo assim quando um viajante passava por estas regiões seus pés facilmente ficavam sujos. Isto simbolizava uma boa hospitalidade.

Em seguida o que convidou ia até ele e o dava um osculo santo (beijo na testa), simbolizando “Boas-vindas” e, para finalizar, ungia a sua cabeça com azeite simbolizando respeito.

Jesus(O Mestre de Nazaré, O Messias. Encontre mais 100 nomes atribuídos a Jesus) aceitou o convite más em nenhum momento a Bíblia nos diz que Simão foi hospitaleiro com Ele, ou se quer o recepcionou de forma digna. Isto nos comprova que realmente aquele homem o havia chamado para o testar. Jesus entra e assenta-se a mesa.

Até o presente momento tudo esta ocorrendo de forma esperada se não fosse os acontecimentos que veremos a seguir:

 

A mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus, verdadeira adoraçãomulherpecadora1

v. 37 : E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento.

A cidade de Naim e sua circunvizinhança era acostumada chamar de pecadora aquelas que eram prostitutas. O texto em nenhum momento dirá qual é o pecado cometido por aquela mulher más dentro de um contexto histórico o mais possível era que ela fosse uma prostituta.

Dentro desta base era comum as prostitutas daquela época usarem um colar ao qual era perfumado com unguento (que tem o valor de 300 dias de trabalho) pois este colar facilitava ao chamar a atenção dos homens que passavam por perto delas despertando assim o desejo de cometer o pecado.

Más o que muitos esquecem ao mencionar esta narrativa é que aquela mulher já havia se convertido, “como isto? momento heresia?”, de modo algum!

Tanto a narrativa do Senhor Jesus a respeito do credor nos versículos 41-42, como no versículo 48 induzem a crer que aquela mulher de alguma forma já havia antes de chegar naquele jantar aceitado a Jesus como único e suficiente salvador, tanto que no Versículo 48 quando Jesus diz:” os teus pecados te são perdoados” (Almeida Corrigida).

No grego original ali a melhor tradução seria “os teus pecados já foram perdoados” nos mostrando que não havia ocorrido a remissão naquele momento más sim em outra ocasião, mas, então o que uma mulher que já havia sido remida e salva ia fazer naquela casa? Simples, ela foi fazer aquilo que Deus procura em seus servos, ela foi adorar o Todo Poderoso (João 4.23-24).

Um conceito de adoração para aumentar sua compreensão dessa passagem, também pode ser descoberto em um POST que fala sobre: O que é adorar em Espírito e em Verdade?

v.38: E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos de sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.

Tudo aquilo ao qual o fariseu tinha esquecido de fazer com Cristo aquela mulher fez aos pés de Jesus, interessante é que ela não se importou se viriam a falar mal dela ou se era bem-quista dentro daquela casa e diante dos que ali estavam. Um grande exemplo disso também foi a história de Bartimeu (Marcos 10.46-52), que rompeu a multidão que o menosprezava com um clamor!

Ela apenas foi quebrando a barreira do preconceito e foi direto para os pés de Jesus, não quis saber de se assentar a mesa ou ficar olhando de longe. Foi para o lugar aonde verdadeiramente aqueles que vêem a Cristo dentro de uma esfera espiritual Vão: para os pés (Foi assim com João na revelação do Apocalipse: Ap. 1.17-18).

Consigo dividir estas atitudes por ela tomada como aprendizados, continue lendo.

 

Quatro aprendizado com as atitudes da mulher pecadora

Regava os seus pés com lágrimas: As lágrimas daquela mulher já não era de tristeza pelo repudio, mas sim de alegria. Pois estava aos pés de Alguém que por mais que era conhecido e considerado o convidado principal, não a rejeitou. As lágrimas dela naquele presente momento era de gratidão por achar alguém que á amava. A Videira Verdadeira, que é Jesus, nunca menosprezou um servo, ainda que fosse pequeno diante da sociedade.
Enxugava com os cabelos: Soltar o cabelo para uma mulher judia em publico ou até mesmo entre amigos era inaceitável pois soltar o cabelo era considerado um ato obsceno (semelhante a uma mulher mostrar os seios hoje em dia) por isto uma mulher só fazia isto junto ao seu esposo em um momento intimo dentro de “quatro paredes”. Mas aquela mulher não teve escolha ela tinha ido até aquele local apenas para ungir os pés de Jesus como vemos no versículo 37 quando diz que ela levou apenas um “vaso de alabastro com unguento” só que quando chegou lá deixou a emoção tomar conta e com o derramamento de lágrimas sobre os pés agora tinha que secar de alguma forma e a única que encontrou foi os cabelos.
Beijava os pés: Já vimos que o osculo simbolizava “Boas-vindas” por mais que aquela mulher já tinha aceitado Jesus como o Messias ela ainda esta fazendo isto querendo dizer “Mestre tu é e sempre será bem vindo dentro de minha casa (meu coração)”. Um grande exemplo de como dizer que Jesus é bem vindo na sua vida, é por intermédio da Palavra, pois quando lemos a Bíblia, estamos dando a liberdade para o Espírito Santo mudar nosso interior e nossos pensamentos, por isso as 5 regras de estudo bíblico são tão eficientes quando praticamos.
Ungia com o unguento: O auge da adoração daquela mulher nos pés de Jesus ela simplesmente ao ungir seus pés estava oferecendo o melhor que tinha para Jesus, o que antes era usado por ela como instrumento de sedução para um pecado, agora, era usado como simbolismo da melhor coisa que ela podia oferecer para o Deus todo poderoso que estava sobre a mesa.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto (exatamente nesse e-book abaixo), preparei um conteúdo totalmente gratuito, aliás, todo conhecimento produzido aqui no site é só para sua edificação, baixe imediatamente!

 

O que mais me chama atenção nesta narrativa são os atos realizados por esta mulher, ao qual foram citados acima, o desfecho desta narrativa se dá com uma mulher saindo dali realizada pois conseguiu oferecer para Cristo uma adoração sincera de coração um culto racional experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1-2).

Que venhamos ser cada dia mais parecidos com esta mulher não nos pecados cometidos por ela anteriormente más pelas atitudes realizadas por ela aos pés de Cristo, porque adorador não se importa como olham para ele.

As vezes você se sente meio angustiado com algo, isso pode ser porque não se tornou um adorador de verdade, a solução está em descobrir o poder da sua adoração e louvor a Deus, descobrindo o que realmente pode fazer com ela!

Apenas tenha convicção de que se esta aos pés do Todo Poderoso, esta ali para oferecer seu melhor, porque foi este ao qual quando estava na cruz do Calvário ofereceu o melhor que tinha para cada um de nós, SEU SANGUE.

Agora que você chegou no fim desse estudo, não pare de aprender mais da Bíblia, temos muita coisa ainda pela frente. Quero acreditar que esse estudo falou contigo, se preferir posso mandar um estudo exclusivo toda semana para edificação da sua vida, é bem simples e gratuito, basta clicar na imagem abaixo. Fica na paz!

. .

57 Respostas: Quatro verdades da pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.36-38)

  1. quem muito ama ,muito será perdoado.

  2. Adriano Ambrósio disse:

    Forte demais esta conclusão.
    Deus abençoe

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmão Adriano, que Deus te abençoe!

      • Adriano silva disse:

        Obrigado por responder meu amado em cristo,mas todas as vezes que leio esta passagem lembro me que cada dia devemos descer mais na presença de quem merece toda honra e toda gloria.JESUS CISTO.

        • Felipe Bernardino disse:

          Amém irmão Adriano, sem dúvidas devemos estar cada dia mais na presença de Deus, se humilhando, existe uma passagem interessante que é Tiago 4.7-10. Assim que tiver um tempo medita nela, grande abraço.

  3. Ermes disse:

    Mensagem poderosa varão, Deus te abençoe.

  4. Roberto ssntos disse:

    Creio que ela viu em Cristo, um ser divino,não apenas um profeta,Jesus falou,seus muitos pecados lhes foram perdoados.

  5. Eu muito aprendi com essa mensagem ..e nao tenho vergonha de dizer que daqui por diante serei muito mas atenta para com a obra do meu senhor

    • Felipe Bernardino disse:

      A paz do Senhor Amanda, fico feliz que a palavra de Deus tenha surtido efeito em sua vida. Que possamos sempre dedicar cada vez mais a nossa vida totalmente a Jesus!. Fica na paz.

  6. diony disse:

    pocha esto emocionada ,,com a linda passagem esclarecida …to recen missionaria na palavra quero aprender muito com os estudos ..e lindo! oq li..

  7. Lucas disse:

    Muito maravilhoso esse estudo eu aprendi muito hoje

  8. Marly Tavares Silva de Paula disse:

    Muito obrigada por esse estudo. Quero apreender cada dia mais do Nosso Querido Jesus.

  9. Marly Tavares Silva de Paula disse:

    Eu estava procurando algo a mais sobre este assunto da pecadora que ungiu os pés de Jesus e fiquei satisfeita como foi colocado neste site. Deus continue usando vocês em prol do Reino de Deus. Muito Obrigada!

    • Felipe Bernardino disse:

      Muito obrigado irmã Marly, fico feliz em saber que conseguimos contribuir para seu crescimento espiritual, que Deus abençoe sua vida! Fica na paz.

  10. A paz do Senhor.
    tem 1 ano e pouco que aceitei Jesus como meu único e suficiente Salvador, e o Senhor ja me confiou a missão de pregar a palavra de falar do amor Dele, me sinto honrada por Deus.
    Preciso que Deus continue me preparando para fazer a vontade dele.
    JESUS TE AMO.
    OBRIGADA…

    • Felipe Bernardino disse:

      Irmã Maria bendito seja Deus pela sua vida, ficamos felizes em saber que Jesus tem te usado e que Ele derrame toda graça e sabedoria para essa grande obra que te confiou! Deus abençoe, fica na paz.

  11. Adinea de Rezende disse:

    Que estudo maravilhoso! Muito bom

  12. Fernanda Alves disse:

    Estou maravilhada com este estudo.

    Gostaria de obter mais.

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmã Fernanda, pode obter mais de nossos estudos se cadastrando por email e acompanhando as publicações do site, louvado seja Deus pela sua vida! Fica na paz.

  13. cesar henrique silva araujo disse:

    nao posso dizer que adorei pois so um que devemos adorar,mas amei este estudo estao de parabens.

  14. Vivian Ramos Alonso disse:

    Impressionada por cada estudo, tem me ajudado bastante…que Deus, nosso Pai, venha continuar derramando sua graça e bençãos sobre você.
    Meus parabéns.
    *Apenas queria ter descoberto antes este site*

  15. gicele disse:

    maravilhoso este estudo muito rico tudo que eu queria para fazer uma pregação para culto de mulheres cujo tema é ADORAÇÃO

    • Felipe Bernardino disse:

      Que Deus abençoe você Gicele! O Espírito Santo vai te dar graça e conhecimento na ministração da mensagem sobre adoração. Fica na paz.

  16. Dalciene Oliveira disse:

    Meu Deus! Muito forte este estudo. Creio com certeza que vc foi inspirado pelo Espírito Santo para escrever esta mensagem, me emocionei ao meditar… Que Deus continue te usando cada vez mais para abençoar vidas com mensagens sábias que traz vidas para os que lêem.

  17. Alexandre disse:

    Paz essa mulher pode ser a mesma que foi jogada nua ais pés de Jesus…

    • Felipe Bernardino disse:

      Paz irmão Alexandre, não existe nenhuma ligação na bíblia entre a mulher pecadora e a adúltera, por isso, assimilar sem base é complicado, vamos ficar com aquilo que a Palavra nos fala.. Deus abençoe!

  18. Waleria de Abreu Guimarães disse:

    Um gesto de amor pode mudar uma historia como foi relatado
    O amor de Jesus nos constrange de uma forma inexplicavel
    De uma prostituta para serva
    Só jesus tem todo poder para transformar o mais vil pecador em seu servo

  19. Isaías Martins disse:

    Graça e Paz !

    Vou ministrar sobre esse texto e estava com uma dúvida terrível. Mas esse estudo foi muito proveitoso 👏👏👏👏👏

  20. As Vander disse:

    Meu querido a paz do Sr. Jesus. Você parafraseou no início do texto uma situação que me deixou em dúvida. Em Marcos 14 quando fala do jantar em Betânia a bíblia faz referência a uma mulher que ungiu a cabeça de Jesus. Assim como fala em Mateus 26. Mas em João 12 cita Maria como a mulher que ungiu os pés de Jesus. Como podemos entender?

    • Felipe Bernardino disse:

      Meu irmão, obrigado por sua pergunta. Bem simples, as passagens de Marcos 14, Mateus 26 e João 12 é o mesmo evento, descrito pelos três escritores, aonde Maria é a personagem que ungiu a cabeça de Jesus. Porém quando estamos falando da mulher pecadora temos que entender que a única parte na Bíblia que fala dela é Lucas 7.36-38. Espero que tenha compreendido, qualquer dúvida fico na disposição. Fica na paz!

  21. EDIMAR TAVARES disse:

    quero ser um verdadeiro adorador de jesus, assim como esta pecadora minha vontade é de me humilhar com o rosto no chão sem reparar o lixo que somos diante de um Deus santo como nosso Deus.

  22. Antonio de Jesus Faria disse:

    Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
    para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.
    E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.
    Filipenses 2:9-11

  23. pt sandro disse:

    muito maravilhoso este estudo amei vou pregar sobre este assunto

  24. Silvia Amaro da Silva disse:

    Deus continue te abençoando por este empenho em fazer o melhor para o Reino. Gostei do estudo sobre Mulher que ungiu os pes de Jesus. Pretendo fazer o curso, eliminar duvidas, erros e expectativas, pois tenho grande interesse em pregar a Palavra com a qualidade que deve ser. Sou muito critica e nao me convence qualquer pregaçao. Gosto de sabedoria pra falar e para ouvir.

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmã Silvia, fico muito feliz que tem gostado de nosso conteúdo… Se quiser fazer nosso curso estamos aqui de braços abertos para ensinar, que Deus te abençoe ricamente!

  25. wanderson jair disse:

    Ótimo estudo irmão Deus abençoe vc e aquele q tem te ajudado com estes estudo

  26. NILSON DO CARMO disse:

    MUITO LINDO E PROFUNDO ESSE ESTUDO AMO O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E MEU SONHO É QUE O ESPIRITO SANTO ME CAPACITE A SER UM PREGADOR DA SUA SANTA PALAVRA. QUERO FAZER ESSE ESTUDO COM VCS .MUITO OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *