Bartimeu, o cego de Jericó – Lições na vida de Bartimeu (Marcos 10.46-52)

Cego-de-Jericó

BART1

O que significa Bartimeu? Quem era pai de Bartimeu? Quais os ensinos da vida de Bartimeu? Dúvidas comum que quero por intermédio desse estudo e comentário bíblico responder com foco na Palavra de Deus.

A história de Bartimeu analisada em cada ponto tem riquíssimos aprendizados, pois conta a história de um homem que podia ser cego fisicamente, mas, tinha uma visão de águia espiritualmente falando.

Dentro dessa história é possível abordar como a condição de um homem, seja qual for, não consegue impedir o verdadeiro adorador de clamar (pois Jesus em nenhum momento procura só adoração, mas sim adoradoresExatamente o que será citado nesse e-book). Bartimeu teve momentos difíceis em suas vidas, mesmo assim, continuou a clamar no momento que ficou sabendo sobre Jesus e, só parou com o seu milagre realizado.

Podia ter uma multidão na vida desse homem, más foi vencida por um coração quebrantado e em contrito (Salmos 51.17). De forma alguma Cristo menosprezou aquele homem, antes fez a restauração completa naquela vida, fazendo despertar a fé que salva (Marcos 10.52).

Não estamos diante de uma história comum, e sim, uma história de vida de superação e desafios vencidos. Por isso, quero crer que esse estudo além de agregar muito conhecimento para você vai te ensinar como passar por momento difíceis e supera-los.

Se você quiser também uma mensagem de esperança em cima dessa passagem eu postei em nosso canal do Youtube:

Continue lendo, nesse estudo você vai aprender e ser beneficiado com seguinte aprendizados:

  • Resumo da história de Bartimeu.
  • Quem era Bartimeu e qual era sua situação?
  • O clamor de Bartimeu.
  • A multidão que teve de silenciar.
  • Jesus parou sua jornada por causa de Bartimeu.
  • A disposição de Bartimeu.
  • Uma pergunta: O que você precisa?
  • A fé que salvou Bartimeu.
  • O que significa o lança a capa de Bartimeu.

Se quiser se aprofundar ainda mais sobre Bartimeu, eu preparei um e-book com pensamento de grandes estudiosos bíblico sobre esse Cego de Jericó (é Grátis):

 

Resumo da história de Bartimeu

A Bíblia vai nos contar a história desse homem cego em três evangelhos: Mateus 20.29-34; Lucas 18.35-43 e Marcos 10.46-52. O que mais enfático em conta-la, foi o evangelista Marcos, que escreveu com clareza essa passagem.

Para entendermos essa história se resumo em alguns elementos que quero lista-los (estou usando as 5 regras altamente eficazes para interpretação dessa passagem, e também pode ser aplicada na Bíblia inteira):

1. Bartimeu: Um cego esperando um milagre.

2. Jesus: Um Senhor que ouvir o clamor de seu servo.

3. Uma multidão: Aquilo que queria impedir Bartimeu de chegar até seu milagre.

A história é simples de resumir, um curso de Teologia online pode ajudar ainda mais, vamos analisar com mais detalhes nos próximos tópicos. É basicamente um cego, ao qual não sabemos quanto tempo estava nessa condição, ele ficou sabendo sobre Jesus que passava aonde estava, então sabendo que necessitava de seu milagre, começa prontamente a clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! (A expressão Filho de Davi, é um dos nomes atribuídos a Jesus na Bíblia, fora esse existe mais de 100 outros, confira agora todos)

Esse clamou incomodou a multidão porém chamou a atenção de Jesus, então, Cristo chamando-o pergunta: Que queres que eu te faça?. Simples pergunta para uma simples resposta: Mestre, que eu tenha vista. E logo aquela fé de Bartimeu o curou e salvou da condenação eterna.

Porém, cada um desses elementos estaremos analisando, e para começar vamos falar um pouco de Bartimeu.

 

Quem era Bartimeu e qual a sua situação?

Existe muitas especulações sobre Bartimeu, simplesmente porque seu nome significa “filho de Timeu”. Alguns dizem que seu pai era um General ou algo semelhante a isso. Nós da Enfoque Bíblico, colocamos sempre a Bíblia em foco, então se a Palavra não vai dizer sobre seu pai, vamos ficar somente no que ela diz.

Certo é, que Bartimeu era reconhecido somente pelo seu pai. Ele vivia em uma condição complicada de vida, nem seu nome era lembrado pelas pessoas que passavam por ele. Acredito que não existe nada tão ruim quanto ser uma pessoa não valorizada, e assim era todos os dias na vida daquele homem.

Aonde se mencionava sobre ele, era lembrado por um apelido. Não sei se já passou por isso, más já vi pessoas que só conhecem o apelido de algumas pessoas, más os nomes, dificilmente conhecem. Isso se deve pela falta de intimidade ou convivência.

Bartimeu, não tinha convivência com muitas pessoas, sua vida era pedir esmola na beira do caminho (Marcos 10.46). Por isso as pessoas não falavam seu nome, pois para eles era uma pessoa sem significado nenhum, apenas mais um mendigo.

O Interessante é que a Bíblia vai dizer em Marcos 10.46, que ele estava “junto ao caminho”, ou seja, no canto do caminho. Aquele homem tinha uma história de ficar no canto, observar as coisas de longe e não conseguir se juntar com aqueles que passavam no caminho.

Existem situações em nossas vidas que nos colocamos junto ao caminho, estamos no canto e sem visão de coisas futuras. Porém, não podemos perder nossas esperanças, acreditando sempre que Jesus tem feito algo em nossas vidas, sendo assim não podemos desistir, se estamos ligados na Videira Verdadeira (Jesus) estamos constantemente produzindo frutos, entre esses frutos, existe 3 aprendizados que são de máxima importância.

A condição de ficar junto ao caminho, traz um sensação de solidão. Na nossa jornada cristã, jamais ficamos só, existe um Consolador que segundo Deus nos conforta de todas as angustia que sofremos em Terra (2 Coríntios 1.3-4).

Bartimeu, mesmo nessa condição, começa de repente perceber uma multidão que passava por ele. Quem sabe, ele pergunta para alguém ou algo do tipo o que estava acontecendo, então descobre prontamente que era Jesus ao qual passava por ali.

Nesse momento Jesus tinha acabado de deixar a Peréia, atravessado o rio Jordão a uma curta distância do Mar Morto, e começou a subir em direção a Jerusalém (aonde viria ser crucificado).

Jericó estava situada neste trajeto, visto que estava perto da comemoração da Pascoa, toda cidade ao qual era próxima a Jerusalém tinha que ir até lá, para poder comemorar esta data festiva, certamente neste presente momento muitos viajantes passavam por Jericó (fonte: Bartimeu, comentado versículo-a-versículo por grandes estudiosos).

Além da Pascoa, Jericó também era uma cidade comercial havia grande fluxo de pessoas ali, veremos que os outros evangelhos irão descrever “saindo ele de Jericó” ou “entrando ele em Jericó”, não há contradição entre os textos, porque nesta época se havia a antiga Jericó e a nova construída por Herodes (o Grande).

A Bíblia não revela como, mas, Bartimeu sabia quem era Jesus. Pois, seu clamor por Ele demonstra conhecimento sobre os feitos que Jesus já vinha fazendo. Além do mais, essa é a única vez na Bíblia que menciona que Jesus passou por Jericó.

Com isso consigo listar algumas qualidades de Bartimeu:

1. Não perdeu a oportunidade: Bartimeu apesar de viver solitário, nesse momento de oportunidade não se isolou. Foi atrás dela com toda a sua força.

2. Tinha conhecimento: De alguma forma conseguiu obter conhecimento daquela situação, pois sua visão não permitia. Más sua disposição em saber, produziu grandes frutos.

3. Foi manso: Se ele sabia mesmo que era o Filho de Deus que passava, podia ter se revoltado e começar a reclamar com o Verbo, entretanto, foi manso e ainda conseguiu clamar ao Senhor da misericórdia.

Qualidade de um homem que ninguém dava nenhum crédito, o que mais me chama atenção é o seu clamor. É exatamente isso que vamos analisar.

 

O clamor de Bartimeu

Marcos 10.47, vai dizer que logo quando Bartimeu soube que Jesus passava ali, começou a clamar e dizer: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. A expressão utilizada de “clamar e dizer”, significa que provavelmente foi algo continuo, ele não parava de clamar.

O clamor dele também era poderoso, pois a frase “Jesus, filho de Davi”, mostra que acreditava na linha de Jesus segundo Davi, sendo assim o Messias que era tão aguardado pelo povo de Israel. Ele clamava repetidamente ao Messias pedindo misericórdia, ou seja, sentir a mesma dor que ele sentia.

Poucas vezes na Bíblia conseguimos ver adoração tão poderosa. Bartimeu nos dá uma lição de clamor, além de ser um clamor repetitivo com insistência, ele sabia o que pedia, misericórdia é o que precisa.

Um exemplo lindo de “clamor”, foi também o da mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus. Ela chorava aos pés do Messias, mostrando que estava realmente se entregando ao máximo a Jesus, nessa passagem eu consegui recolher 4 verdades poderosas para nossas vidas.

Nós devemos tomar o ensinamento produzido por esse homem (Bartimeu). Não podemos parar de clamar ao Senhor. A condição dele era complicada, mesmo assim, quando ficou sabendo que o Milagre estava passando, não esperou, começou a clamar.

Acredito na adoração como algo tão profundo, provavelmente, enquanto ele clamava, aquelas palavras batiam na porta do coração de Cristo. Nós também temos essa oportunidade, de bater no coração do Cordeiro com nossa adoração.

Temos visto pessoas trocando momentos de adoração na igreja para pedir dinheiro ou algo semelhante. A igreja ainda é sagrada, o Deus da noiva ainda é santo. Devemos adora-los em todos os momentos possíveis, entregando aquilo que nossos lábios e vida pode produzir de melhor.

 

A multidão que tentou calar a voz de Bartimeu

Diante do clamor, em Marcos 10.48, a Bíblia diz que a multidão que passava começou a repreender Bartimeu para que se calasse. Não era uma pessoa contra aquele cego nesse momento, mas, uma multidão.

As vezes podemos estar pedindo a Deus algo e uma multidão nos parar, quando digo parar, estou falando de tentar evitar que você se achegue ao Senhor. Essa multidão pode ser na sua vida:

  • Um emprego.
  • Uma crise financeira.
  • Um filho ou filha que está nas drogas ou cometendo pecado.
  • Sofrimento com a falta de condições.
  • Depressão.
  • Tristeza e angustia.

Ou qualquer outro motivo pessoal. Mesmo assim, quero te dizer para não desistir com as multidões que tem tido de enfrentar. Ao mesmo tempo que repreendiam ele a Palavra revela que ele “clamava cada vez mais” (Marcos 10.48). Um verdadeiro pregador aprovado, igual acredito que você é, não para em meio as tempestades da vida.

Se tem algo tentando te parar, aí que você tem que clamar mais. Tem uma frase bem interessante que diz: “As pequenas pedras no seu caminho da para se formar um castelo”. Retire de situações complicadas grandes ensinamentos. Os momentos turbulentos nos preparam para os de glória.

Você se lembra do Paralítico no Tanque de Betesda? A única vontade dele, isto é, o seu único clamor, era poder descer as águas e ser curado, e nunca conseguiu. Um dia chegou Jesus e transformou sua história, e é exatamente isso que acontece com cada um de nós.

A atitude de repreender a voz de Bartimeu, começou pela multidão, porém, em momento nenhum a Bíblia vai dizer que foi Jesus que pediu. A multidão pode estar pedindo para você parar ou não ir adiante, mas, Jesus ainda olha para você acreditando que é capaz de superar as multidões.

Dos que estavam ali, só teve um que experimentou o milagre. Não foi ninguém que estava na multidão, e sim, um homem junto ao caminho. Apesar de ser pobre por fora, Bartimeu revela um interior rico e cheio de virtudes.

 

Jesus para por causa de Bartimeu

Olha até aonde chegou a persistência daquele homem, conseguiu fazer Jesus parar (Marcos 10.49). Sabe o que é lindo? A multidão que estava seguindo também teve de parar. Ou seja, todos pararam por causa de um clamor.

Assim é um justo, consegue chamar a atenção de Deus. Em um momento de oração ou adoração, pode ter certeza que você tem nas mãos as atitudes e falas necessárias para chegar diante do Pai. Imagine Deus vendo o sofrimento de Bartimeu, ele sabia que dentro daquele homem tinha riquezas.

Existem exemplos bíblicos de pessoas que chamou a atenção de Deus com clamor, veja três (esses exemplos foram retirados de nosso estudo: Pregação O Poder da Adoração: O que é adoração e louvor a Deus):

1. Ana: Em 1 Samuel 1, revela que Ana conquista um filho graças a sua adoração.

2. Paulo e Silas: Quando estavam na prisão por intermédio do clamor, todas as celas foram abertas (Atos 16.25-26).

3. Pentecostes: Os 120 que estavam reunidos esperando a descida do Espírito Santos, conseguiram o que tanto pediram (Atos 2).

Um clamor faz a diferença. Jesus escutando, diz para alguém chama-lo (Marcos 10.49). Essa pessoa que foi até Bartimeu, levou uma notícia maravilhosa dizendo “tem bom ânimo, levanta-te, que ele te chama”. Você pode aprender ainda mais sobre esse clamor com um e-book que eu preparei:

Sabe o que essa passagem nos ensina? Tem bom ânimo, o Mestre também te chama. Você está em um momento difícil? Passando por lutas que só você e Deus sabe como? Tem bom ânimo. O justo não precisa mendigar o pão, porque tem um Pai nos céus que prontamente responde nossas orações (Mateus 6.6).

 

A disposição de Bartimeu

Bartimeu, quando escutou o chamado de Cristo, teve uma disposição que devemos ter. Quero nesse tópico fazer uma comparação, com as atitudes tomadas por ele, e que devemos ter também, o relato se encontra em Marcos 10.50-51.

A primeira atitude dele foi Lançar de si a sua capa: historiadores dizem que a capa era concedida pelo império Romano para aqueles que não tinham condição de trabalhar como sinônimo de “autorização para pedir esmolas em qualquer lugar”.

Aquela capa era o único meio de sustento que Bartimeu tinha, más ele não hesitou lançou a capa (simbolizando que a antiga vida ficou para trás e nada fazia-o tornar à ela), e foi ter com Jesus.

Assim devemos nós: Quando recebemos um chamado de Deus em nossas vidas, não adianta ficar preso em bens matérias ou a antiga vida. Devemos ter prontidão em deixar as coisas e ir ao encontro de Jesus, não adianta ter amor pelos bens, nosso amor é por Jesus Cristo.

Existem muitos pregadores que cometem esses erros, tem um chamado de Jesus na vida, mas se preocupa muito com carrões e mansões, entretanto, eu combati diretamente isso. Escrevi que devemos ser pregadores bíblicos, usando primeiramente a Bíblia, acesse já esse conteúdo completo sobre como ser um pregador!

A segunda atitude dele foi Levantar-se: Não hesitou nem pensou, deu um salto. Mesmo sem ver nada na sua frente, imagino ele caminhando com uma convicção fora do comum. Sabendo que Aquele que o tinha chamada reservou algo especial.

Assim devemos nós: Se Jesus te chamou, levanta-se. Não adianta ficar abatido lamentando da vida, vá cumprir o chamado dEle em sua vida. Mesmo que no momento você não veja nada na sua frente, tenha convicção de que Ele começou a boa obra e ira aperfeiçoar (Filipenses 1.6).

A terceira atitude dele foi Responder: Quando ele chegou diante de Jesus, recebeu uma pergunta: Que querer que eu te faça?. Essa pergunta chegou aos seu ouvidos e com certeza no coração pediu: Mestre, que eu tenha vista.

Ele podia ter pedido qualquer coisa, Jesus não especificou sobre milagre nenhum até então. Podia ter pedido dinheiro, luxo ou algo que produza status. Porém, com o coração clamando por misericórdia a única coisa que pediu foi a sua visão de volta.

Assim devemos nós: Quando estiver diante de Jesus, não fique pedindo qualquer coisa. Tem aquilo que é essencial nas nossas vidas, não podemos deixar coisas importantes tomar o lugar delas. Peça cada dia mais para ser cheio do Espírito, peça uma cura sobre algo que realmente precisa e coisas que produza benção espirituais.

Não podemos perde o foco, Bartimeu recebeu uma pergunta tentadora, mesmo assim, não saiu de seu objetivo. Muitas pessoas erram perdendo o foco, uma grande exemplo disso são os dois caminhos e duas portas (Mateus 7.13-14), eu escrevi um estudo inteiro falando sobre isso.

Quero crer que, essas três atitudes de Bartimeu impressionaram o Messias naquele momento, e com tudo isso a cura é realizada, veja como:

 

Conclusão: A fé que cura e salva

A fé (convicção) daquele homem foi tão grande que recebeu seu milagre (Marcos 10.52). Muito mais que isso, Jesus ainda olha para ele e diz: Vai, a tua fé te salvou. Bartimeu conquistou sua tão imagina visão e também a salvação.

Quer saber algo interessante? Quando ele abriu os olhos, sabe quem estava na frente dele? Jesus. Podemos até em certos momentos ter nossos olhos espirituais fechados, mas, no momento que abrirmos iremos ver Jesus em nossa frente.

Não se aprisione por causa da situação que está passando, Jesus te faz um convite hoje. Ele te chama para mais perto dele, pare de ficar colocando escamas nos seus olhos, tenha a visão dos céus estabelecidas em sua vida.

Assim como a convicção de Bartimeu contagiou Jesus, assim deve ser a sua também. Tem um ditado que diz: A esperança é a ultima que morre. Se a sua esperança for em Jesus, realmente, nunca vai morrer.

Esse estudo se parece com algo que vivenciou? Conhece alguém nessa situação? Conte-nos seu testemunho no campo comentário abaixo, tenho certeza que vai edificar muitas vidas. Agora, se você gostou muito da história de Bartimeu, pode receber um estudo exclusivo em seu e-mail e ser sempre edificado pela palavra, basta clicar imediatamente na imagem abaixo!

. .

49 Respostas: Bartimeu, o cego de Jericó – Lições na vida de Bartimeu (Marcos 10.46-52)

  1. Maria Lima Anunciada disse:

    muito bom o texto para reflexão, gostei muito

  2. edivalda disse:

    amem muito lindo .

  3. Francisca da Costa Silva disse:

    Amém, Louvado seja Deus; uma Benção esse comentário.

  4. Marcelo disse:

    Venho parabenizar-los por esse belíssimo site que nos ajuda com suas explicações bíblicas.parabens!

  5. Elder Carlos disse:

    Otimo precisamos ter mais convicsão e fé em nossos pedido.obrigado

  6. ANTONIO CARLOS DA SILVA BENTO disse:

    QUE BENÇÃO, FOI ÓTIMO, PRESBÍTERO ANTONIO CARLOS, ESCLARECEDOR, QUE DEUS PERMANEÇA ASSIM USANDO PARA O GRANDE PROPÓSITO, PREGAR A PALAVRA E NUS AJUDAR MAIS E MAIS.AMÉMM.

  7. Cleomar Flores disse:

    Muito lindo o estudo,aprendi muita coisa.

  8. cleriston disse:

    Conteúdo rico em detalhes e minunciosamente escrito e analisado!

  9. Adalberto disse:

    Parabens Felipe pelo estudo, me foi muito util.

  10. Romerito disse:

    Muito bom esse estudo aprendi muito parabéns

  11. Elias Ferreira disse:

    Muito bom! Deus continue abençoando

  12. Mirian disse:

    Espirito Santo falou muito comigo através da leitura desse estudo! Deus te abençoe.

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmã Mirian, fico muito feliz que o Espírito Santo tem falado aos corações… Deus abençoe sua vida e continue assim irmã!!

  13. Simone disse:

    Muito bom esse estudo. Era exatamente o que eu estava precisando ouvir nesse momento!
    Deus realmente é lindo e maravilhoso, em todo o tempo.
    Eu agradeço muito por ter tido a oportunidade de conhecer um pouco mais

  14. marcos mendes disse:

    Graças. E paz muito bem explicado
    Tive uma boa mensagem através desse ensino e que deus possa sempre eluminar a sua vida com esse ensino para abençoar. Nossa vida

  15. VICENTE BEZERRA DA SILVA disse:

    AMEM MEU QUERIDO! QUE DEUS PELA SUA INFINITA MISERICÓRDIA POSSA CONTINUAR Á TE USAR GRANDEMENTE!

  16. ALCIMAR PAES DE MACEDO disse:

    FÉ E ESPERANÇA SÃO DUAS PALAVRAS CHAVES PARA A NOSSA CAMINHADA EM DIREÇÃO À SALVAÇÃO. O CEGO BARTIMEU VIVIA Á BEIRA DO CAMINHO, ESTAVA EM PLENAS TREVAS, INTERESSANTE AINDA, QUE O CAMINHO EM QUE ELE SE ENCONTRAVA ERA DE JERICÓ PARA JERUSALÉM. JERICÓ ÉO TIPO DO MUNDO CHEIO DE MULTIDÕES, QUE REPRESENTAM AS DIVERSAS VOZES QUE O MUNDO TEM. QUANDO BARTIMEU OUVIU DIZER QUE ERA JESUS QUE PASSAVA NAQUELE MOMENTO. ELE COMEÇOU A CLAMAR; JESUS FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIAS DE MIM. A MULTIDÃO QUERIA IMPEDIR A SUA BENÇÃO, MAS ELE NÃO DEU OUVIDO AQUILO QUE VINHA DO HOMEM, DO MUNDO. CONTINUOU FIRME EM SEU PROPOSITO DE CHAMAR A ATENÇÃO DE JESUS. O CEGO QUERIA UMA BENÇÃO E LUTOU POR ELA. JESUS PAROU PARA OUVIR AQUELE CLAMOR. DEUS NA SUA BONDADE E MISERICÓRDIA OUVE NOSSO CLAMOR. A NOSSA DEFINIÇÃO É IMPORTANTE. QUANDO QUEREMOS ACEITARA JESUS, ELE VEM AO NOSSO ENCONTRO. INTERESSANTE QUANDO JESUS PEGUNTA-LHE QUE QUERES QUE EU TE FAÇAS? O CEGO QUE MENDIGAVA JÁ NÃO ESTAVA MAIS COM OS SEUS ANDRAJOS IMUNDOS, SUA CAPA QUE ESMOLAVA, E TAMBÉM NÃO LHE PEDIU DINHEIRO. MAS FOI CONVICTO; QUE EU VEJA. O CEGO VIU PELA PRIMEIRA VEZ AQUELE QUE VEIO PARA NOS SALVAR. JESUS ENTÃO OBEDECENDO O LIVRE ARBÍTRIO DE BARTIMEU. DIZ-LHE ;A TUA FÉ TE SALVOU. OS ANDRAJOS IMUNDO FALA DO VELHO HOMEM QUE PRECISAMENTE TEMOS QUE DEIXAR NO MUNDO. QUANDO ELE DEIXOU AQUELA CAPA FORA DO CORPO ELE SE TRANSFORMOU EM UM NOVA CRIATURA A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, PARA SEGUIR UM PROJETO DE SALVAÇÃO DE VIDA ETERNA. BARTIMEU QUE NÃO TINHA UMA IDENTIDADE NO MUNDO, PASSOU A SER FILHO DE DEUS, CO-HERDEIRO DO SENHOR JESUS PELA MARAVILHOSA GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM1

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmão Alcimar, que graça que Deus te deu em varão! Obrigado por compartilhar algo da parte de Deus em nossas vidas! Que cada dia mais Deus possa enriquecer seu conhecimento.

  17. Parabens irmão por essas explicações, que Deus te abençõe cada vez mais

  18. Obrigado pelas explucações.vc tá de parabens que Deus ilumine irmão.

  19. Obrigado pelas explicações vc tá de parabens, que Deus te ilumine irmão.

  20. CLEBER disse:

    GOSTEI MUITO

  21. Iolanda Rodrigues disse:

    O Senhor Jesus também fez uma grande obra na minha vida, em 1998 fui considerada como louca, pois tinha espírito de loucura, pois vivi muitos anos nas mãos de um homem que era macumbeiro, ele fazia todo o tipo de macumba para mim, até com magia negra ele trabalhava,
    o Senhor Jesus me alcançou em um culto que teve na casa de um vizinho e eu consegui largar daquele homem, depois disso fui para a igreja e aceitei à Jesus,na verdade foi ele que me aceitou, depois de dois meses comecei a ter crise de loucura, foi um processo muito difícil, mais o Senhor me libertou.

    • Felipe Bernardino disse:

      Que maravilha irmã Iolanda, Deus está contigo! Fico muito feliz com sua história de vida… Que cada dia mais o Espírito Santo conforte seu coração!

  22. Rafael felipe disse:

    Felipe ,seu modo de expor o texto é de fácil leitura ,te agradeço profundamente sobre o estudo da passagem do BARTIMEU, Deus me deu uma canção no qual fala dessa passagem e seu estudo vai me ajudar a ministrar na hora da adoração,assim que gravar ela vou mandar pra você ouvir,que o pai continue te usando ,forte abraço

  23. Amei esse estudo sempre quis saber a história de Bartimeu enfim Amei.

  24. Vanderlei Tolefo disse:

    Que ensino maravilhoso,Que o Senhor continue abençoando seu ministério e que muitas vidas possam ser abençoadas também

  25. Dionisio menigate disse:

    Muito edificante a biblia siz que a palavra e viva e eficaz e ela não volta vazia o espirito santo de Deus revela a cada um no mesmo texto uma revelação diferente e nos conforta
    Que Deus ceja com o imão e com o seu ministerio q Deus te abençoe abundantemente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *