Como escolher um texto para pregar – Principalmente se for a primeira vez

como escolher um texto para pregarComo escolher um texto para pregar? Você tem essa dúvida? Hoje vamos falar algumas dicas totalmente práticas, para você que quer saber mais sobre o assunto ou vai pregar pela primeira vez. Vamos te auxiliar, mostrando o caminho correto ao escolher um texto.

Vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica! Nós como pregadores do Evangelho, devemos entender que somos guiados pelo Espírito Santo, e quem toma “as maiores decisões” de nossas vidas é Ele mesmo, o próprio Senhor.

Tudo que vamos ensinar depende de sua “entrega”, isto é, o quanto você tem entregado-se ao Espírito Santo. A vida do Pregador conta muito no fato de escolher um texto, inclusive, esse é um dos assuntos principais abordados em nosso e-book grátis sobre como fazer uma pregação do início ao fim (clique aqui para saber mais).

Nele, nós falamos que se o pregador não tiver vida com Deus de nada adianta, não tem pregador sem Deus. E quando estamos diante da escolha do texto, isso é fundamental, pois Deus com certeza vai te instruir até a escolha certa.

Fica tranquilo, eu sofri bastante também ao pensar em um texto, lembro que lia livros e mais livros, buscava pregações no youtube, imaginava e algumas “coisas a mais”… Tudo isso para buscar um texto, porém, parece difícil isso, mas, tenho que te dizer que não é!

Com o tempo e prática você fará isso com uma facilidade impressionante, acredite nisso! Veja bem, nosso assunto de hoje é como escolher um texto, e vamos falar exclusivamente disso, se você está procurando algum estudo sobre:

Todos esses tem aqui na Enfoque Bíblico, deixei o link em cada um deles para você acessar.

Bom, vamos logo ao assunto em si, veja abaixo os principais pontos do estudo de hoje:

  • Para saber o texto certo é necessário oração.
  • Para saber o texto certo é necessário conhecimento.
  • Nunca despreze a participação do Espírito Santo em sua escolha de texto.
  • Não escolha um texto sem contexto.

Gostou das bênçãos que vem ao decorrer do nosso estudo de hoje? Que bom! Se mesmo ao final de tudo isso, você ainda estiver com dúvida, pode ficar a vontade em perguntar, vamos ter o maior prazer em responder cada uma delas.

 

Para saber o texto certo é necessário oração

Eu diria que esse é o passo principal, quando estamos buscando um texto para pregar, devemos orar e pedir isso ao Senhor. Imagine a seguinte situação, quando você for pregar vai estar falando com a Noiva do Cordeiro, então, nada melhor que perguntar para o próprio Cordeiro sua vontade.

É triste ver pessoas que sobem em cima de um altar, para pregar um sermão, e nem se quer antes dele se dedicou a oração. Provavelmente, a mensagem que “essa pessoa” vai ministrar, é de sua própria vontade e não de Deus.

Devemos buscar em oração em todo o tempo, veja o que a Bíblia diz:

“Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5.17)

Se nós como cristãos, já devemos orar constantemente, imagine ao montar um sermão ou escolher um texto? Com certeza é necessário demais a oração!

Gosto muito dos nossos antigos irmãos cristãos, aqueles que marcaram a história, um deles é Jonathan Edwads, e sabe o que a história diz sobre sua vida com Deus? Ele dedicava aproximadamente 13 horas por dia se dedicando a Deus, variando entre estudo e oração!

Irmãos e irmãs, pregadores do evangelho, vocês conseguem entender isso? Não é 1,2 ou 3 horas por dia e sim 13 horas! Não é a toa que ele é conhecido por ministrar um dos sermões mais conhecidos da história por nome de “pecadores nas mãos de um Deus irado”, recomendo que saiba mais sobre esse sermão.

Fiz questão de citar ele pois, nos mostra um exemplo vivo de pessoa que orava, e por “consequência” de sua comunhão com Deus, ele pregou um dos sermões mais conhecidos do mundo. Certamente para isso ter acontecido, ele teve que escolher o texto certo, e para escolher sabe o que ele fez? Orou.

Muitas pessoas levam a oração como obrigação, contudo, nunca faça isso! A oração não é obrigação e sim prazer! Temos que desenvolver cada dia mais, um prazer de estar de joelhos falando com o Pai, se hoje conseguimos isso, só foi por causa do sangue de Cristo.

Pode ter certeza, que esse primeiro passo para escolher um texto certo, vai mudar toda a sua pregação. Aliás, uma pregação com conhecimento é necessário estudo, agora, uma pregação com unção é necessário oração.

 

Para saber o texto certo é necessário conhecimento

No primeiro passo, você orou a Deus e pediu um texto para pregar, é possível que ele tenha revelado durante a oração, agora, se não aconteceu isso, vá estudar!

Você já pediu a Deus, então é possível que ele queira revelar durante seu estudo e não oração (cada situação é diferente da outra). Sabe o que estou falando referente a estudo ou conhecimento? Simples, leia a Bíblia incansavelmente e um pouco mais.

Sim, nesse momento você tem que dedicar-se as Sagradas Escrituras, lendo o máximo possível. Vai chegar um momento, que um texto vai “brilhar” em seus olhos, você vai ver ele te chamando a atenção como nenhum outro. Possivelmente isto é Deus te respondendo.

Fique sempre atento na leitura, concentre-se nisso, pois Jesus vai responder e você tem que saber discernir quando é. Não adianta ler como um “desleixado”, faça com amor e reconhecendo o propósito ao qual está fazendo isso.

Nesse momento, de escolha do texto, não precisa necessariamente buscar “outras fontes”, como sites ou pregações, basta apenas estar com o livro Sagrado nas mãos e ler ele.

Acho engraçado pessoas que me dizem: Não sei o que pregar. Certamente essas pessoas, primeiro não oram e segundo não leem a Palavra de Deus. Pois se você exercer esses dois simples passos, certamente vai conseguir o que quer.

Quando nos dedicamos a leitura bíblica, nosso coração se enche de Deus, e quanto mais cheio de Deus você for, mais sua boca vai querer falar dele, sendo assim, elaborar um sermão ou escolher um texto vai ser facilitado.

É engraçado que tem vezes que Deus mostra o texto e não percebemos, pense o seguinte:

  • Existe um texto que você pensa nele o dia inteiro, desde que recebeu o convite para pregar?
  • Existe um texto que chamou sua atenção enquanto você lia?
  • Existe um assunto que nas últimas semanas você tem estudado muito?
  • Existe um versículo que uma pessoa te falou e você pensa nele direto?

Olha ai irmão e irmã! A resposta de Deus está na sua frente sobre o texto e você não percebeu.

 

Nunca despreze a participação do Espírito Santo em sua escolha de texto

Não despreze jamais o Espírito Santo, saiba que sempre que um texto vier ao seu coração tem que ser segundo a vontade dEle e não sua.

Até depois de estar pensando no texto, vá orar sempre a Deus pedindo confirmação daquilo que você acha ser o texto chave para pregar. Devemos valorizar a presença do Espírito em nossas vidas.

Você consegue imaginar o tamanho do relacionamento que você pode desenvolver com o Espírito Santo?

Pois é, ele sempre está ao nosso lado, ajudando e guiando em cada luta, peleja e vitória. Se você como pregador, quer sempre fazer uma pregação de sucesso que transforme vidas e faça pessoas tomar uma escolha certa, com certeza sem o Espírito Santo, não vai ter como.

As vezes podemos achar um texto é o certo, quando na verdade não é, pode ser que o texto que você escolheu é algo que fez a diferença em sua vida, mas não necessariamente, é a vontade de Deus para o seu povo no dia que for pregar.

Tome muito cuidado com tudo referente a sua pregação! Uma coisa que sempre desenvolvo na minha vida, e acredite, hoje mesmo depois de anos de cristão e pregando a Palavra, ainda erro muto nisso.

Quer saber o que é? Seriedade! Exatamente isso, seriedade, devemos ter seriedade ao fazer as coisas para Deus. Muitas das vezes, deixamos ao “tempo” resolver as coisas, e acabando não se dedicando o suficiente a Deus quando vamos montar um sermão.

Porém, seriedade é o que devemos ter, e desenvolver sempre em nossa vida. Saber que vamos pregar para um povo, que é escolhido por Cristo, e que não foi com pouco preço ao qual foram comprados, então tudo que vamos fazer, deve ser o mais sério e responsável possível.

Quanto mais seriedade você tiver como pregador e pregadora do evangelho, mais você está valorizando o Espírito Santo.

 

Nunca escolha um texto sem contexto

Quanto você estiver no processo de escolha do texto, nunca escolha sem antes ler o contexto. Vou explicar melhor…

Imagine a seguinte situação, você recebeu da parte de Deus que vai falar sobre “milagres”, daí você folheia a Bíblia procurando o versículo que mais se encaixa nesse tema, porém, você pega um versículo isolado que até pode parecer falar sobre milagres, mas na verdade não, foi os versículos que antecedem ou sucedem ele não tem nada relacionado a milagres.

Isso é isolar um versículo do seu contexto, e não se deve fazer isso! Existe uma frase que admiro muito que diz: “Texto fora de contexto é pretexto para heresia”, isto é, um texto que você isola ele existe uma possibilidade imensa de você criar heresia (interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja.)

Por isso é necessário que você saiba bem, o terreno do versículo que você vai estar pregando, valorizando sempre o contexto dele.

Esse é um erro bem comum daqueles que estão a busca do texto, principalmente, se são as suas primeiras pregação, pois quando começamos não “temos muita experiência”, entretanto, agora que te alertei sobre isso, persistir no erro é tolice.

É bem fácil fugir desse erro, basta uma simples leitura do capítulo que compõe o versículo e um pouco de estudo sobre a passagem, pronto, você já vai ter escapado do erro.

Acredito piamente, que você valorizando cada ensinamento que foi transmitido até aqui nesse estudo, você vai conseguir com muito mais facilidade escolher um texto.

 

Conclusão

Que glória! Você já pode desenvolver um sermão sabendo escolher o tema certo, que Deus possa abençoar você nesse trajeto como pregador e pregadora do evangelho.

Exerça cada dia mais o que foi ensinado nesse estudo, pois, devemos praticar aquilo que foi ensinado, apenas aprender não leva a nada, muito mais do que aprender é também fazer.

Se você estiver querendo saber mais sobre pregação e também desenvolver seu ministério, eu tenho um convite especial, aqui na Enfoque Bíblico temos um curso completo para pregadores. Falando de assuntos como:

  • A vida do Pregador.
  • A jornada do Pregador.
  • Como desenvolver um sermão?
  • Quais os tipos de pregações que existem?

E muito mais coisas referente a pregação, ele se chama Pregador Qualificado. Esse treinamento foi desenvolvido com o intuito de ajudar a todos os pregadores, aliás, a Enfoque Bíblico é especializada no desenvolvimento ministerial de Pregadores.

Porém, não aceite só o que eu tenho a dizer, você mesmo pode tirar suas conclusões, em nossa página do curso (clique aqui para acessar), você tem acesso a todas as informações e também comentários de nossos alunos que hoje participam desse grande corpo de Pregadores Qualificado.

Que Deus possa abençoar a sua vida e prosperar o seu ministério todos os dias, novamente, se mesmo ao final de todo esse conteúdo você ainda estiver com dúvida, pode deixar um comentário abaixo que vamos estar respondendo. Seja um Pregador Qualificado sempre!

. .

4 Respostas: Como escolher um texto para pregar – Principalmente se for a primeira vez

  1. Ivoneire Castelo Alves disse:

    Glória Deus,pela sua vida e pelos esclarecimentos que recebi,tirei algumas dúvidas e senti,o Senhor me cobrando atravéz do que você falou sobre orar sabendo que vamos ministrar para vidas com valor do sangue de Jesus.E sabemos que sem o Espírito Santo não somos nada,mas é sempre bom ser lembrado, obrigada e que Deus te abençoe…

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmã Ivoneire, continua nessa sua força irmã! Vamos lá cada dia mais trabalhar pelo andamento da obra de Deus! Você tem chamado irmã!

  2. Henrique FS disse:

    Uma grande bênção este texto, me motivou muito a buscar mais a direção do Espírito Santo em oração para que eu possa preparar uma palavra pela primeira vez.
    Que Jesus abençoe grandemente a sua vida e o seu ministério irmão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *