Como pregar a Palavra de Deus: 3 verdades para quem está começando!

Você tem dificuldade ao entender a Bíblia? Porque quando você começa a ler a Bíblia te dá sono? Hoje com apenas três simples passos vamos te mostrar como é possível chegar a compreensão bíblica correta!

Escuto constantemente pessoas dizendo: Eu não consigo entender a bíblia; não entendo todas aquelas palavras e a Bíblia é difícil de entender. Entender a Palavra é uma dificuldade comum das pessoas hoje em dia.

Acredito que você já tentou ler ela diversas vezes, mas, em 70% das vezes ou até mais, se distraiu com outras coisas. Todos estamos propícios a perder a atenção de algo, porém, porque parece que com a Bíblia, nos entretemos com outras coisas mais fácil?

A leitura em si, já está devastada pela tecnologia. Pessoas não querem mais ler! É mais fácil assistir um vídeo do que, dedicar-se a leitura. Com isso, é mais fácil ver uma pregação do que saber aquilo que a Bíblia realmente fala sobre o assunto.

É por isso que temos tantas igrejas hoje em dia. Pois vão muito pelas ideias dos outros, e pouco, pela verdade bíblica. Você pode estar sendo influenciado e não percebe. Por isso a falta de leitura da Bíblia causa tantos conflitos entre denominações cristãs.

Quando deixamos de analisar a Palavra de Deus, perdemos a oportunidade de escutar a voz do Criador. Eu já escutei uma frase interessante: Quando oramos, estamos falando com Deus; quando lemos é Deus falando.

O que pode estar causando esse problema de falta de compreensão bíblica hoje em dia, é justamente a falta de leitura das palavras de Deus. Quando retornamos para a Bíblia, entendendo o que está nos ensinando, passamos a ter ouvidos abertos para Jesus.

Por isso, nós da Enfoque Bíblico levantamos três simples passos que vão te ajudar. A partir de hoje, se ao término da leitura desse estudo, começar a colocar em prática tudo que vai aprender, pode ter certeza, que seu entendimento bíblico vai crescer 97%.

Temos como objetivo, mostrar a Bíblia em foco, por isso, tudo que vamos estudar aqui é de acordo com as Sagradas Escrituras. Não estamos inventando fórmula mágica, apenas entendendo a realidade.

Adquirindo o conhecimento que vamos transmitir, você vai poder aplicar na sua vida e na de outras pessoas. Esse conteúdo ele foi gerado com muito estudo, com a ajuda do pr Aldenir Araújo, aonde nos ensinou com 365 pregações como meditar e ensinar a Bíblia sagrada.

Preparamos exclusivamente para você leitor, querendo sua edificação segundo a Verdade.

Com o desenvolvimento desses três passos, você vai superar suas dificuldades de entendimento. Poderá ser abençoado e capacitado, cada dia mais, conforme for desenvolvendo cada um deles.

No final desse estudo, tem o campo comentário. Se esse estudo te ajudou, ou sabe de mais alguma coisa que não sabemos, nos abençoe! Graças a Deus por seu conhecimento, compartilhe ele conosco deixando um comentário para também sermos ensinados.

Preparamos também um slide que está no final do segundo tópico. Contendo aprendizado impressionantes sobre esse estudo, por isso não fique sem vê-lo.

Nesse estudo você vai aprender os seguintes passos:

  • Ler, entendendo a Bíblia através da leitura.
  • Meditar, a Bíblia é o único livro que não foi feito somente para ler.
  • Comunhão, não tem como entender a Bíblia sem conhecer seu Autor.

Dúvidas como:

  • Porque não entendo a Bíblia?
  • O que é preciso saber para entender a Bíblia?
  • Como entender a Bíblia corretamente?
  • Porque a Bíblia é tão difícil?

Essas e muitas outras, serão respondidas durante o estudo. Por isso, vamos direto ao assunto, continue lendo e não perca a oportunidade de adquirir conhecimento!

Você também pode ver esse estudo em vídeo:

 

Ler, entendendo a Bíblia através da leitura

Como entender aquilo que não tenho contato? Muitas pessoas não entendem a Bíblia, porque não tocam nela! A Palavra não é um livro para ser guardado na estante, você tem que ler ela para poder entender.

Quando você começa a ler, vai começar ter convivência com aquilo. Sendo assim, com o passar do tempo, as palavras que parecem difíceis, vão se tornar fáceis. Tudo aquilo que nós acostumamos é mais fácil de entender.

Com a Bíblia, quanto mais contato temos com ela é melhor. Por isso, leia. Se você tem um momento no serviço, leia; se você tem tempo quando chega em casa depois de um dia de trabalho, leia. Não importa quantas tarefas tem no seu dia, a Bíblia tem que ser uma delas.

Considerando que a Bíblia é um livro no todo, ou seja, não tem como isolar uma parte. Se eu pego apenas um versículo e fico nele, dificilmente vou entender a Palavra de Deus. É importante ler por causa disso, quando começo minha leitura, não estou me isolando e sim entendendo tudo o que ela vai me transmitir.

A força de vontade é determinante nessa hora. Pois é nesse momento que as pessoas reclamam do sono e cansaço produzido pela leitura bíblia. Se você não traçar um objetivo, não vai conseguir.

Estabeleça metas para serem cumpridas, como por exemplo:

  • Ler o evangelho de Mateus, em 1 mês.
  • Ler o novo testamento, em 6 meses.
  • Ler todos os Salmos, em 3 meses.

Quando você coloca um resultado final, isso te incentiva a continuar lendo. A leitura constante da Bíblia, cria em nosso cérebro um senso de repetição. Tudo aquilo que repetimos, vamos decorando.

É possível decorar a Bíblia inteira? Acredito eu que não! Más lendo constantemente, seu conhecimento se torna vasto, ou seja, você vai saber e entender muito da Palavra.

Quer uma dica para aprender mais facilmente um texto que durante a leitura não entendeu? Logo ao amanhecer, reserve esse versículo para sua meditação naquele dia. Quando estiver no ônibus, fique pensando nele; almoço, fique pensando nele e assim por diante.

Eu duvido, se, no final do dia você já não vai ter entendido ele! Claro que vai, seu conhecimento começa a prolongar quando começa a ler a Bíblia, e para isso, todos os pontos que for difíceis, não fuja dela, enfrente-os.

As Palavras Sagradas, são complicadas. Ela tem um vocabulário extenso, para isso, a leitura também tem um papel fundamental. Pois, como vamos entender uma palavra se nunca lemos ela? O contato cotidiano com a Bíblia, tem um papel fundamental nesse desenvolvimento de aprendizado.

Quer outra dica? Faça anotações! Quando ler, se achar um texto interessante ou até lembrar de algo, anote! Associe aquilo com a sua vida, sendo assim será mais fácil lembrar disso depois e também ajudar outras pessoas com aquelas palavras.

Me lembro das palavras de Paulo a Timóteo quando disse: Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá (1 Timóteo 4.13). Paulo deu três orientações ao jovem Timóteo, porém, sabe qual foi a primeira? Persiste em ler.

Paulo sabia que com a constante prática da leitura, nossa vida pode ser transformada; com a constante prática da leitura, adquirimos conhecimento; com a constante prática da leitura, conseguimos ensinar quando for preciso e assim por diante.

As Escrituras, tem um fator primordial: A Bíblia explica a própria Bíblia. Essa é a regra principal da hermenêutica, que é a arte de interpretação da Bíblia.

Quando estou lendo e não entendo uma passagem, posso busca o auxílio da compreensão em outras passagens. Pois, como é um livro que se completa em cada capítulo e versículo, não tem como ela se contrariar.

Consigo achar a resposta para um versículo de Mateus em Salmos, de Salmos em Lucas, de Juízes em Reis e assim por diante. Ela consegue explica ela mesmo. Por isso. é importante ler! Quando não entende uma passagem, consegue encontrar a resposta em outra que já entendeu.

Você sabe o que é interessante? Quando você lê a Bíblia, o abençoado é exclusivamente você! Veja uma lista do que a Bíblia é:

  • Alimenta mais que o pão, pois é a palavra de Deus (Mateus 4.4).
  • As promessas dela duram eternamente, pois, o céu e terra pode passa, porém, ela permanece para sempre (Mateus 24.35).
  • Você é santificado, pois é a verdade que santifica, e a verdade, é a palavra (João 17.17).
  • Ela ilumina seus passospois é luz para seu caminho (Salmos 119.105).
  • Ela te ajuda a não pecar, pois está guardada no seu coração (Salmos 119.11).
  • É um escudo que te protege, pois vem de Deus (Provérbios 30.5).

Poderia citar ainda mais versículos, existem diversos. Só me responda uma coisa! Como ficar de fora de tudo isso? Porque você não lê a Bíblia, ela só tende a cada dia mais te abençoar, e abençoar aqueles que estão próximos de você.

Temos que parar de inventar desculpas, e começar hoje a ler a Palavra. Com você adquirindo todo esse conhecimento que estamos transmitindo, tem uma escolha depois disso: Ou começa a ler, ou, não vai entender mesmo a Bíblia.

Veja, mais quatro soluções para ajudar na sua leitura:

Primeira: Busque sempre ler uma versão da Bíblia, ficar trocando de versões é complicado e dificulta na compreensão.

Segunda: Sempre que estiver lendo e tiver dificuldade de palavras, procure a resposta em um dicionário e não em tecnologias que vão te distrair.

Terceira: Se tiver dificuldade em começar a ler pelo Antigo Testamento, comece pelos evangelhos do Novo Testamento. Eles são mais fáceis de entender.

Quarta: Converse sempre sobre Bíblia. Não desperdice a oportunidade de aprender e transmitir mais conhecimentos bíblicos.

Vale ressaltar, que ler a Bíblia só por ler, é complicado! Pois devemos sempre entender que ela é aquilo que Deus deixou para o conhecermos, e conhecer o que Ele já fez. Contudo, temos sempre que ler querendo entender a verdade daquelas palavras, isso se chama meditar, e, é justamente o que vamos aprender no próximo tópico, veja.

 

Meditar, a Bíblia é o único livro que não foi feito somente para ler

Ler a Bíblia é fundamental, mas, como disse, ler só por ler não leva a lugar nenhum. Precisamos também meditar nela. Meditar é entender e aplicar na nossa vida aquilo que estamos lendo.

Ela não é um livro de histórias fantasias! Precisamos ler ela e aplicar no nosso dia a dia. Ler, é com a voz ou pensamento, meditar é com a vida. Quando começamos a meditar na Bíblia, começamos e entende-la.

Existem diversas pessoas que ao ler as Escrituras, estão atrás de seus próprios interesses e não querendo saber o verdadeiro ensino dela. Essa motivação é errada! Pois, quando analisamos a Bíblia do nosso próprio ponto de vista começamos a criar heresias e até seitas.

A Bíblia é um livro escrito cujo Autor fez com uma missão: Apresentar Jesus. Se entendermos ela como realmente é, começaremos a aplicar no nosso dia a dia.

Meditar na Bíblia é sentar para aprender. Em nenhum momento tem como você contestar a verdade dela, tem que aceitar. A Bíblia tem de ser lida e confrontada com sua realidade, não adianta eu conhecer o que está escrito se, não vivo o que está escrito.

Estude pelo que ela é, ou seja, a Palavra de Deus. Quando você começa a meditar na Bíblia, você começa a ver a condição que está vivendo, como está vivendo. Muitas das vezes a Bíblia vai apresentar nossos erros, mas, é necessário isso para nos santificarmos dia após dia.

Quer uma dica? Quando estiver lendo e perceber que tem algo ali que não é sua realidade, pare! Comece a meditar naquele versículo e ver como pode aplicar ele no seu cotidiano. Ver quais são as diferenças que você tem ao praticar aquele texto.

Você nunca vai entender a Bíblia se não estiver atrás de mudanças! Posso ser um doutor na Bíblia más não ter uma vida santa, porém, com isso, sou cheio de letras e vazio de Deus.

Perguntas como as citadas no início, pode ser facilmente respondida com a seguinte frase: Medite na Bíblia.

Lembro mais uma vez da fala de Paulo a Timóteo quando disse: Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Timóteo 3.16).

Você perceber que quando Paulo fala isso para Timóteo está transmitindo um conhecimento esquecido hoje em dia? Pego bênçãos e coisas que são do meu ego na palavra, porém, qual é verdadeiro proveito dela? Paulo cita quatro motivos:

  • Ensinar: Repassar ensinamentos sobre (algo) a; doutrinar, lecionar.
  • Redarguir: Dar resposta, argumentando
  • Corrigir: Dar ou adquirir forma correta ou melhor a; pôr(-se) em bom estado; consertar(-se), endireitar(-se).
  • Instruir em justiça: Formar o espírito de alguém em verdadeira justiça.

Essas são as funções de uma Palavra divinamente inspirada. A tão conhecida atualmente como “teologia da prosperidade” tenho certeza que se iniciou por uma pessoa que buscou na Bíblia seus próprios interesses, ignorando o texto de Paulo a Timóteo.

Falando sobre meditar ainda, é nesse estágio que nosso conhecimento aumenta, pois é aqui que vamos mais a fundo no estudo. Meditar também é se aprofundar no texto, para isso é necessário auxilio de livros e ferramentas para estudo.

É nesse momento que nós da Enfoque Bíblico também entramos, disponibilizando semanalmente estudos que vão ajudar no seu conhecimento. Com eles você aprende de forma verdadeira e com foco na Bíblia.

Uma coisa que me ajuda bastante também ao inundar-se em um texto é a leitura de comentários sobre ele, como assim? Ler aquilo que outras pessoas falaram sobre aquele assunto, com isso, consigo ver a opinião dos outros e ajuda a formar a minha.

Por isso, você que tem uma sugestão ou o pensamento sobre esse assunto que estamos estudando, comunique-nos! Utilizando o campo comentário abaixo, você pode ajudar eu e outras pessoas a formar ainda mais nossa opinião.

Entretanto, tanto ler como meditar, requer um último auxilio para ajudar a você estudar a Bíblia, que é justamente o último assunto que vamos estudar, continue lendo.

Para te ajudar, preparamos também um slide com um resumo do que você está lendo até agora e também uma breve introdução sobre o próximo tópico.

Basta clicar na seta para direita e começar a ver (se estiver em seu smartphone, basta clicar no canto direito da imagem):

Se gostar do slide e do estudo, por favor não esqueça de compartilhar também com outras pessoas!

 

Comunhão, não tem como conhecer a Bíblia sem conhecer seu Autor

Deus que usou pessoas divinamente inspiradas para escrever a Bíblia. Com isso o Autor de uma forma ou outra, é Ele mesmo. Portanto, não tem como queremos estudar a Bíblia sem ter comunhão com o Pai.

Uma das coisas que me ajudou e ajuda até hoje quando estudo a Bíblia, é dobrar os joelhos pedindo a ajuda do Espírito Santo para entender as Escrituras. Pois, vou caminhar em um terreno cujo tem um proprietário, e esse é Jesus.

Você tem uma vida dissoluta? Sem temor? Fazendo o que quer? Então não pode reclamar de não saber como estudar a Bíblia! Para estudarmos verdadeiramente as Sagradas Letras, esse ponto é o mais importante, comunhão.

Tive amigos que diversas vezes ao conversarmos sobre a Bíblia, falava coisas absurdas sobre ela. É de se esperar, pois não tinham temor nenhum por Deus em sua vida. Uma pessoa que não tem temor e lê e outra que não tem temos e não lê, pouco se difere.

Temos que pedir ajuda de Jesus ao estudar, pois tem um propósito naquilo que estamos fazendo, como já foi falado, a Bíblia não é feita somente para ler, deve-se meditar. E a transformação genuína ocorre quando nos entregamos verdadeiramente a Deus.

Você já ficou impressionado com uma pregação ao ponto de depois admirar o pregador por ter tanto conhecimento? Provavelmente, para ele ter chegado a tanto conhecimento é porque a vida dele tem uma comunhão diária com Deus.

Me lembro das palavras do salmista que dizia: De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvira minha voz (Salmos 55.17). O salmista sabia que a comunhão com o pai é necessária de tal forma que orava três vezes ao dia.

Sabe porque a comunhão é tão importante no processo de entender a Bíblia? Porque comunhão fala de testemunho, para explicar melhor, tenho duas perguntas para fazer à você:

  • O que adianta conhecer a Bíblia e não viver ela?
  • Você conhece alguém que diz ser cristão e não tem um testemunho bom?

Se você perceber o tom dessas duas perguntas, indicam que, não adianta conhecer os 66 livros da Bíblia se, quando chego lá fora, sou um impuro que não tem bom testemunho. Você acha que Deus tem prazer em revelar os mistérios da sua Palavra para um ímpio? Tenho certeza que não.

Deus tem prazer em revelar a sua Escritura para aqueles que realmente vivem a vontade dele, buscam as respostas nele. Existe um versículo muito interessante, vejamos:

E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada (Tiago 1.5).

Entendeu o que Tiago ensina nesse versículo? Você quer sabedoria? Não adianta somente ler e ler, o primeiro passo é pedir a Deus. A Palavra é dEle! Sabe o que é mais bonito? Ele dá a todos que pedirem, liberalmente.

O primeiro passo apresentado nesse estudo se liga com o segundo, porém esse terceiro passo que estamos analisando, se relaciona tanto com o primeiro como segundo. Meu irmão(a), tenho certeza que se você praticar tanto o ler, meditar e comunhão, você vai estudar a Bíblia da maneira correta.

Eu, ao escrever esse estudo, comecei a me aprofundar nesse assunto. Percebi que, tem gente tentando inventar fórmula secreta, porém, o caminho continua. Você tem que ler, aplicar na sua vida e tudo isso fazendo com comunhão.

Os três simples passos são suficientes para te formar como doutor, professor e praticante dessa palavra. Tenho certeza que Deus tem projetos na sua vida, por isso, não deixe de coloca-los em ação a partir de hoje.

Se você no momento da leitura desse estudo está sem comunhão com Deus, dobre seus joelhos e reconcilie com Ele. A partir de hoje uma nova história se inicia em sua vida.

 

Conclusão 

Ao escrever esse estudo, tenho um propósito, que depois de lê-lo você pode começar a estudar a Bíblia, como realmente tem que estudar. Quando começar a praticar tudo o que foi dito, esses três simples passos, começaremos a adquirir mais conhecimento.

Tenho certeza que eles são suficientes para chegar aonde você quer. Praticando-os no dia-a-dia, o resultado é garantido. Irmão e irmão sugiro a cada um de você fazer um propósito de leitura hoje.

Tenho certeza que com a ajuda de Deus nas nossas vidas, vamos ser ensinadores e praticando da palavra de Deus. Vale ressaltar, que por mais que vamos estudar a Bíblia, Deus sempre vai ter algo novo para nos ensinar.

Você conseguiu responder suas dúvidas sobre o assunto? Deixe-nos um comentário falando. Sua resposta é muito importante para nós, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas também.

11 Comentários

  1. Bernardo Chiringa disse:

    Boa tarde irmão em cristo;
    Venho humildemente por este meio agradecer ao irmão por ter me indicado os caminhos ou passos de como estudar a biblia.

    Na graça do nosso senhor jesus cristo, graça pela atenção sou.

  2. Gisele disse:

    EU amei estas dicas foram essenciais na minha vida vou colocá-las em pratica. sou uma aprendiz e iniciante como pregadora.
    “Quem não senta para aprender não pode levantar para ensinar.” (Paulo Freire)

    • Felipe Bernardino disse:

      Que felicidade em ler seu comentário irmã Gisele, fico muito feliz em conseguir cumprir meu objetivo que é transmitir conhecimento. Que Deus possa prosperar seu ministério e com certeza te dar um futuro abençoado!

  3. César disse:

    Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.

  4. Ducineide silva disse:

    Boa noite amado irmão Felipe, graça e paz pela primeira vez estou lendo ,e gostei bastante que Deus continue te usando poderosamente .
    Me chamo Ducineide Silva e sou da Assembleia de Deus ministério restituí atualmente estou no estado do Ceará.

    • Felipe Bernardino disse:

      Boa noite Ducineide, fico muito feliz que consegui te transmitir aprendizados, e que Deus possa cada dia mais abençoar a sua vida!

  5. Théo disse:

    Ótimo artigo, sem dúvidas ajudará muita gente.
    Parabéns pela iniciativa.

  6. Luana disse:

    Que benção, sinto que preciso ler mais a bíblia e orar mais, sei que esse estudo ira me ajudar bastante, que Deus te abençoe irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO