Como fazer uma pregação para jovens? Descubra o Segredo!

Como fazer uma pregação para os jovens? Qual é o segredo para realizar isso de maneira eficaz?

Existe uma preocupação constante, quando pensamos em pregar para a juventude, começamos a pensar:

  • Como os jovens vão nos entender.
  • Como eu devo falar ou me comportar.
  • Será que os jovens vão gostar?
  • Preciso saber como entender melhor a cabeça do jovem.

De forma alguma pensar nisso é errado, é até importante, pois mostra que nós estamos interessados em saber realmente como melhorar nosso sermão, de maneira que todos entendam, principalmente os jovens se forem seu público alvo.

Porém, preciso já, logo no começo desse estudo dizer o seguinte: Não existe nenhum segredo, além de você pregar a Bíblia! Exatamente isso, aqueles que esquentam a cabeça, perdendo noites de sono, pensando como pregar para jovens, eu respondo, a melhor maneira é pregando a Bíblia Sagrada.

Existem pessoas criando um cenário totalmente inexistente relacionado a juventude, falando que devemos ser “mais soltos” e “mais divertidos”, porém, isso não é verdade e vamos decorrer ao longo desse artigo explicando melhor sobre isso.

Mas, para você que realmente está sério nisso de desenvolver um sermão, e precisa saber como fazer do início ao fim uma boa pregação, escrevi um e-book falando sobre isso, ele está disponível gratuitamente para todos, para baixar basta clicar aqui.

Veja alguns pontos importantes, que serão analisados nesse estudo sobre como fazer uma pregação para jovens:

  • Quando pensamos em pregar para os jovens, sua vida com Deus é o que vem em primeiro plano.
  • Os jovens não precisam de pessoas que são animadores de plateia, e sim homens e mulheres de Deus.
  • Como montar uma pregação para os jovens valorizando o que eles precisam?
  • Traduzir a mensagem para jovens? Eles são jovens e não crianças.
  • Como montar um sermão completo para jovens?

Além desses pontos a serem abordados, existem muitos outros. Entretanto, se mesmo ao final de todo esse conteúdo você estiver com dúvida, pode perguntar, temos o maior prazer em responder cada comentário.

 

Como pregar para jovens? Sua vida com Deus vem em primeiro plano

Sabe, ouço pessoas constantemente perguntando-se:

  • Como pregar para as famílias?
  • Como pregar para adolescentes?
  • Como pregar para jovens? (provavelmente esse é o seu caso)

Classificam como diferentes pessoas, e de fato até são, porém, todas elas compõem o mesmo corpo que é a Igreja. Para pregar à Igreja, é necessário vida com Deus.

Entenda uma coisa simples demais, você quer realmente pregar para os jovens de forma que eles te ouçam e você consiga cativá-los? Seja um homem e mulher de Deus, isto é, viva a realidade do evangelho. Com certeza assim, você vai saber exatamente a vontade de Deus para sua igreja e principalmente para a juventude.

Você na sua vida cristã, já deve constantemente orar, agora, quando vai pregar para os jovens, isso é fundamental. O primeiro passo antes de qualquer pregação é falar com Deus, e se você tiver realmente uma vida com Deus, isso se torna fácil.

Não precisa “buscar em outra fonte”, pesquisando em sites seculares e buscando conteúdos que “são atuais do cotidiano do jovem”. Vá para a Verdadeira Fonte, que é Jesus, ele vai te mostrar qual o sermão que você deve montar.

Existe uma frase, ao qual escutei certo dia que diz: “A sua pregação vai determinar o público que você quer atrair”, como isso? Não entendeu essa frase? Vou explicar melhor…

Se você pregar sobre coisas atuais, vai atrair a geração moderna atual, se prega “asneiras”, vai atrais um público que gosta disso, agora, se você pregar a Bíblia Revelada, da forma que Jesus te falar, vai atrair pessoas com vontade de conhecer mais de Deus.

É isso que nossa juventude precisa, ser atraído pela Palavra e não por “animações” e “fantasia”. Corra, vá bem depressa aos pés do Espírito Santo, clamando, implorando uma mensagem que transforme os jovens de hoje.

Se ficarmos construindo a juventude em cima do que não é bíblico, como será o nosso amanhã? Eles precisam conhecer o puro evangelho, para amanhã serem pregadores do mesmo. Eles são a próxima geração.

Seja um pregador e pregadora que tem uma vida com Deus em primeiro plano, fazer a vontade dEle é essencial, e só Ele vai relevar qual o sermão para a juventude.

 

Os jovens não precisam de animadores de plateia, e sim homens e mulheres de Deus

Como animar os jovens durante uma pregação? Simples, fale da Bíblia. Não seja jamais um animador de plateia, querendo “ganhar” o carisma do povo. Possivelmente, se você for um desses animadores, sua mensagem pode até chamar a atenção porém não será transformadora.

Eles precisam de Palavra, pois estão no momento crucial de construir a vida. A minha sincera recomendação é, faça um balanceamento em sua mensagem, se em algum momento quiser “descontrair”, não tem problema, até porque quando pregamos para qualquer pessoa é bom fazer isso, porém, não pode ser a mensagem toda, apenas um momento.

Achei interessante quando um certo líder de jovens, chegou até eu e falou: “Não sei como atrair os jovens, eu até falo com eles, porém não dá certo, eles não vem”, escutei isso, e como a autoridade dele era maior que a minha, acabei não falando muita coisa.

Contudo, hoje, depois de muito tempo, reconheço o que faltava naquele líder para dar “certo com os jovens”, faltava criar uma sede de Deus na juventude ao qual liderava. Essa sede, só é possível ser criada por intermédio da Palavra.

Quando eles veem, que você está sendo usado por Deus pelo poder da Palavra, se espelham em você e começam a também praticar o que está sendo ensinado. Por isso sempre vou reforçar, nunca seja um animador de plateia e sim homem e mulher de Deus.

Quer um conselho sincero a respeito da pregação para jovens? Tenha temperança!

Quer saber o melhor significado para temperança? Equilíbrio, isso é totalmente necessário na sua vida, devemos saber o momento certo de “pregar Bíblia” e também o momento de “contagiar”.

Não adiante fazer só um dos dois com a juventude, é necessário a união dos mesmo. Quando uma pessoa é equilibrada, facilmente ela faz o certo na pregação, e não só na pregação como também em sua vida por completo.

 

Como montar uma pregação para jovens valorizando o que eles precisam?

Essa é uma dúvida comum, muitas pessoas não sabem a necessidade primordial da juventude, não entendem muito bem a realidade deles, apesar de que um dia também foram jovens, entretanto, as coisas mudam de uma geração para outra.

O jovem dessa geração estão cada dia mais preocupados, como assim? Eles se preocupam com o amanhã, ansiosos pelo que vai acontecer, qual faculdade vai fazer, como vão construir sua vida, como comprar uma casa ou carro.

De uma certa maneira, estão carecendo de alguém que chegue até eles “dando uma luz” para sua jornada. Esse é seu dever pregador, iluminar essa geração pela Palavra de Deus.

Se você quer montar uma pregação, valorizando a necessidade da juventude, então mostre para eles o que fazer. Muito mais do que explicar as Sagradas Escrituras em uma pregação, é também aplicar ela na vida dos ouvintes.

E sei que quando é para jovens, a aplicação da mensagem é totalmente válida. Fale para eles, como se comportar em uma sociedade que “enche a cabeça deles de preocupações” e “qual o caminho tomar”.

Se ao final de uma mensagem, as pessoas saírem da mesma forma, e não com vontade de fazer diferente ou melhor, sua mensagem não foi boa. A pregação do evangelho não é para, mostrar o tamanho do conhecimento que você tem e sim levar a transformação.

A transformação é uma palavra-chave que amo muito, acredito piamente nela. Seja qual for o jovem, um cristão ou ímpio, eles só serão transformados por mensagens que tem vida.

 

Traduzir a mensagem para jovens? Eles são jovens e não crianças

Já vi bastante pessoas comentando, falando que devemos “traduzir a mensagem para os jovens” para eles entenderem melhor. Considero isso um erro, não é necessário traduzir, a juventude de hoje entende muito bem a comunicação do pregador.

Claro que, você não precisa no momento da pregação se fazer de “doutor em teologia” utilizando palavra que nem os jovens e nem ninguém vai entender, fale de forma que todos entendam o propósito principal de sua mensagem.

Seu vocabulário pode ser extenso e robusto, entretanto, no momento da pregação, você tem quer falar de maneira que até as crianças venham a entender.

Agora, a respeito da juventude, você tem que entender que estamos na era do conhecimento, hoje em dia muitas pessoas estão em uma busca incansável pelo “saber”, com certeza os jovens vão entender o que você está querendo transmitir, pois eles são “conhecidos em sabedoria” e inteligentes.

Não fique tentando pregar como se eles fossem criança, se assim fizer vai se sair muito decepcionado. Eles não querem ser tratados como crianças, querem ser tratados como “pessoas com responsabilidades”, e de uma forma ou de outra é até bom isso neles, pois cria juízo e consciência do amanhã e seus deveres.

Falar a linguagem dos jovens, é demonstrar que você sabe o que eles estão passando no dia-a-dia, e não fazer uma mensagem “sem nexo”.

 

Conclusão – Como montar um sermão completo para jovens?

Essa é a parte mais fácil, agora que você entendeu os princípios da vida com Deus e também da juventude, você deve desenvolver algo que se encaixe nisso.

Não existe nenhuma fórmula mágica nesse passo, você apenas tem que desenvolver uma pregação como qualquer outra, porém, com foco na juventude. E para isso, nós temos estudos completos aqui na Enfoque Bíblico. Veja alguns deles que podem ajudar abaixo:

Acredito que esses conteúdos realmente podem te ajudar no desenvolvimento do sermão.

Se mesmo ao final de tudo isso que conversamos no estudo de hoje, você ainda estiver com dúvida, pode pergunta utilizando o campo comentário abaixo. Com certeza vamos ter o maior prazer em responder.

. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *