4 Dicas para tornar-se um pregador da Palavra de Deus com autoridade

Como pregar a Palavra de Deus? Como ser um bom pregador? acredito que são dúvidas comuns, muitos aqueles que já estão no ministério de pregação ou iniciando agora, com certeza já passaram por esse questionamento, e se você ainda tem essa dúvida, está no lugar certo!

O ministério de pregação é acima de tudo uma dedicação para o reino de Deus, acredito que, nunca vamos parar de estudar sobre esse assunto, pois ele está relacionado com muitos mistérios, e necessitamos aprimorar-se em cima disso, para cada dia tornarmos pregadores melhores.

Agora, com certeza a recompensa é notória, ver pessoas se derramando aos pés de Jesus, até mesmo, pecadores se arrependendo, somente uma palavra pode definir, e é gratidão. 

Entretanto, para conseguir realmente ser um pregador da Palavra de Deus e ver esses frutos, é necessário ser um Pregador Qualificado, e é justamente o que esse estudo vai te ensinar. São 4 dicas que realmente, sem exagerar, podem mudar sua vida como pregador para sempre, da água para o vinho!

Vamos passar conceitos importantes, para aqueles que realmente querem aprender mais e melhorar seu ministério. Contudo, é vasto o assunto, e em apenas um artigo não vamos conseguir ajudar totalmente a você.

Então, recomendo sinceramente que, se você quiser saber mais, pode baixar um livro, totalmente grátis, que eu mesmo escrevi, falando sobre como fazer uma pregação passo-a-passo, do início ao fim, para fazer o download gratuito clique aqui.

Agora, vamos ao que interessa! Veja abaixo, as 4 dicas que serão ensinadas:

  • 1 – Tenha o desejo de pregar a Palavra de Deus.
  • 2 – Ame estudar a Palavra de Deus (Ame Deus).
  • 3 – Aperfeiçoe seu ministério sempre.
  • 4 – Acima de tudo, ame as almas.

Espero sinceramente que consiga te ajudar, no final do estudo se ainda estiver com alguma dúvida, ou quiser falar algo da parte de Deus, deixe um comentário.

 

Tenha o desejo de Pregar a Palavra de Deus

Muitas pessoas perguntam-se: Como faço para saber se sou um pregador da Palavra de Deus? Acredito que não existe uma regra clara a isso, na verdade, analisando de um ponto de vista bíblico, todos nós devemos pregar a mensagem da cruz (Marcos 16.15).

Entretanto, esse versículo fala para todos os cristãos, ensinando que todos devem pregar a Bíblia (isto é dar testemunho da verdade, não necessariamente em cima de um púlpito).

Só que, existe algumas pessoas que querem pregar a Palavra de Deus para outras, que querem subir em cima de púlpitos e ministrar com sabedoria e autoridade, ou até mesmo em cultos que podem ocorrer nos lares e praças.

E para esses é necessário algo, e o que é? Simples, eles precisam ter o desejo de pregar a Palavra de Deus ardendo dentro dos seus corações. Não adianta ficar se questionando se “você é ou não um pregador” ou “se tem ou não o chamado para pregar”…

O questionamento certo é: Você tem o desejo de pregar a Palavra de Deus? Se sim, que maravilha! Esse é um grande sinal que você está no caminho certo para ser um excelente pregador!

Essa chama deve arder tão forte no seu coração, ao ponto de tudo na sua vida se resumir nesse propósito, como isso? A Bíblia vai dizer em Mateus 12.34 que “a boca fala daquilo que o coração está cheio.

Isto é, se o seu coração esta cheio da Palavra de Deus, quando você for pregar, tudo vai ser mais fácil, pois existe muito mais que uma “obrigação de pregar a Bíblia”, o que tem na verdade é “um prazer em falar daquilo que você ama”.

Preste bastante atenção nisso, ninguém consegue ser um pregador se não tem o desejo de falar de Deus, absolutamente ninguém, e não existe exceção a regra.

Jesus ele conhece o nosso coração, então com certeza podemos até ser “pregadores” diante dos homens, mas, jamais vamos ser pregadores diante de Deus se não amamos aquilo que estamos falando.

Você que almeja chegar em lugares longes, como grandes púlpitos e congressos, ou até mesmo, pregar para qualquer pessoa, você já se questionou se tem realmente dentro da sua vida um desejo ardendo de falar de Jesus?

Grandes pregadores, não precisam necessariamente de um púlpito ou microfone para estar falando de Jesus, o que eles precisam é apenas de uma outra pessoa disposta a escutar sobre a mensagem da salvação.

 

Ame estudar a Palavra de Deus (Ame a Deus)

Você quer realmente tornar-se um pregador da Palavra de Deus? Então vou fazer algumas perguntas:

  • Quanto tempo você se dedica ultimamente a leitura bíblica?
  • Quanto tempo você se dedica a Deus?
  • Você passa mais tempo fazendo outras coisas sem importância do que falando com Jesus?
  • Seu prazer maior qual é dos dois a seguir: Assistir futebol ou ler a Bíblia Sagrada? (de forma alguma futebol é pecado, é apenas um exemplo)

Acredito que você já entendeu a mensagem que estou querendo transmitir, Jesus tem que ser prioridade na sua vida, aqueles que almejam pregar a palavra de Deus, devem dedicar-se ao estudo bíblico.

Afinal, como você vai falar daquilo que não estuda ou não conhece? É necessário conhecer, pois se não, vai acabar falando besteiras ou aquilo que não devia.

Existem pessoas ao qual eu conheço, que já me falaram o seguinte: Felipe, ora por mim pois eu tenho preguiça de estudar a Bíblia. Para esses eu respondo: Você não precisa de oração, o que precisa é deixar de preguiça.

Irmãos, o ler ou estudar a Palavra de Deus é mais do que dever para o cristão, quão dirá então para o pregador. Se você utilizar-se também do argumento que “não gosta de ler” ou “não tem paciência para a leitura”, aí eu te recomendo a começar aos pouco… Como isto?

Leitura é hábito, acredito sim que alguns já nascem com esse prazer na leitura, mas na maioria das vezes isso é hábito. Começa com 1 capítulo bíblico por dia, e vai aumentando aos poucos, quando você ver, vai estar lendo o suficiente para falar que ama a Bíblia.

A leitura bíblica, não é algo para ser apenas um ótimo pregador, mas também, para mostra que você ama a Deus e está disposto a cada dia mais conhecer a sua vontade e palavra. Quando você abre a Bíblia e lê, você está abrindo o coração de Deus.

 

Aperfeiçoe seu ministério sempre

Uma questão que sempre prezo na minha vida é, aperfeiçoar meu ministério. Não gosto de fica estagnado em algum lugar ou posição, sempre almejo mais, tanto espiritualmente falando como também ministerialmente.

Devemos buscar o máximo de conhecimento possível, principalmente você que quer ser um pregador dotado de autoridade. Entenda o conhecimento não como uma obrigação, mas sim, como um prazer.

Costumo dizer que, conhecimento não é tempo e nem dinheiro gasto, muito ao contrário, conhecimento é investimento, e como todo investimento um dia vamos colher os frutos.

O pregador deve ter uma “biblioteca” de assuntos em seu cérebro, deve saber falar de tudo um pouco e muito da Bíblia Sagrada. Pense o seguinte, você pode estar falando para um público de diversas faixas etárias e também dos diversos níveis imposto pela sociedade.

Sendo assim, é necessário “falar a linguagem” deles, e isto só é obtido com muito estudo. Vamos supor a seguinte situação, você conhece alguém que ama culinária, porém, ela não crê em Jesus, o primeiro passo para evangelizar ela, deixando confortável a situação, é pela própria culinária.

Busque o máximo de recursos possíveis sempre, quando estamos falando sobre livros bíblicos, existem diversos escritos que realmente são inspirados pelo Espírito Santo ao escrever. É uma delicia desfrutar de tanto conhecimento!

Uma coisa muito importante, é o estudo acadêmico. Muitas pessoas, querem ser pregadores mas não estudaram nem o fundamental da escola e não tem pretensão nenhuma em buscar um conhecido proporcionado pelas faculdades.

Irmãos e irmãs, pode parecer estranho o que vou falar agora, mas, a escola e faculdade te ensinam a estudar a Bíblia! Como isso ocorre? Simples, quando você está estudando seja o que for, seu cérebro abre ao aprendizado, você começa a ter mais facilidade nos estudos.

E para aqueles que almejam conhecimento bíblico, estudar sempre é necessário. Faça investimentos no seu ministério.

É justamente um dos dilemas que ensino no Pregador Qualificado, caso você não conheça é o nosso curso completo que ensina você a ser um pregador da Palavra de Deus, começando do absoluto zero, eu recomendo caso você queira realmente tornar-se um pregador… Clique aqui para acessar todas as informações.

 

Acima de tudo, ame as almas!

Esse tópico pode ser melhor explicado da seguinte forma: O que tem motivado seu ministério? Em outras palavras, por que você quer ser um pregador da Palavra de Deus? Veja se sua resposta está dentro de um dos pontos abaixo:

  • Porque acha bonito.
  • Porque quer ganhar dinheiro pregando o Evangelho.
  • Porque quer mostrar a todos o seu conhecimento bíblico.
  • Porque sua família deseja isso.

Se você se enquadra em um dos pontos acima, tenho uma triste notícia, seu ministério está longe de ser algo bom. Você tem que ter uma motivação que considero suprema, o amor as almas.

Temos que pregar sabendo que, ali existem homens e mulheres dependendo da presença de Deus. Precisamos chorar aos pés de Jesus para que cada um deles venha se salvar.

Não sei se você já passou por isso, mas, já vi cultos que terminaram sem o apelo para ser salvo, quando tinha pessoas dentro da igreja necessitando ir aos pés do Senhor. Isso é triste, pois mostra que cada vez temos se preocupados mais com nós mesmo e esquecendo de chamar o pecador ao arrependimento.

Um objetivo que deve esta na sua mensagem é conversão. Sabe o que significa conversão? Vou dar alguns exemplos abaixo:

  • Se a pessoa está errada, se converte, ela começa a fazer o certo.
  • Se uma pessoa prostitui, se converte, ela começa a purificar sua vida.
  • Se uma pessoa faz o uso de drogas (lícitas ou ilícitas), se converte, ela vai lutar com todas as forças para matar esse vícios.

E existem outros inúmeros exemplos que poderiam ser citados, você como pregador deve despertar esse desejo de conversão no ouvinte!

 

Conclusão

Irmãos e irmãs, vocês como pregadores da Palavra de Deus devem analisar cada assunto estudado. Devemos acima de tudo colocar em prática aquilo que foi aprendido.

Não deixe jamais de observar cada ponto, como disse no início, o ministério da pregação é de constante aprendizados, e sempre que temos a oportunidade de enriquecer nosso conhecimento devemos aproveitar ao máximo ela.

Que Deus possa realmente ajudar cada um nós, devemos ser exímios ministros do Evangelho do Senhor. Agora, como último pedido, quero te fazer um convite…

Você gostou do conteúdo que nós ensinamos? Quero te dizer que você pode aprender muito mais, muito mais mesmo. Já imaginou se você conseguisse saber absolutamente tudo sobre o tema pregação?

É exatamente isso que os nosso alunos do treinamento Pregador Qualificado tem aprendido, estamos ministrando aulas totalmente online, ensinando aqueles que já pregam ou até mesmo os que estão iniciando agora.

Eu preparei um vídeo explicativo sobre esse curso, se você quiser sair do nível amado e investir no seu aprendizado, eu recomendo você assistir a ele. Clique aqui para ver o vídeo completo.

Que Deus abençoe sua vida, hoje e sempre!

. .

2 Respostas: 4 Dicas para tornar-se um pregador da Palavra de Deus com autoridade

  1. Maria Cosmo Rodrigues disse:

    Muito bom, maravilhoso.Deus continue lhe usando na palavra e no ensinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *