Dois caminhos, porta estreita e porta larga (Mt 7.13-14)

caminhosOs dois caminhos foi uma instrução dada por intermédio de nosso Senhor Jesus, vivemos em dias aonde muitas pessoas tem sido influenciadas a ir para o caminho errado, o pecado tem obtido grande espaço entre os corações que não militam na lei de Deus. Incrível é, que existe um contraste muito grande entre os dois caminhos que são simples de defini-los:

CAMINHO LARGO: Morte eterna.

CAMINHO ESTREITO: Vida eterna.

Mesmo com a diferença entre esses dois caminho muitos optam em seguir os desejos que provem da carne, isto é, o caminho largo. Devemos ser pessoas verdadeiramente arrependidas, pois, arrependimento também é Vida eterna.

Pense comigo, se você encontrasse alguém na rua, e esta pessoa lhe disse-se não vá pela rua esquerda pois acabei de passar por lá e me roubaram, porém, vá pela direita porque é um caminho aonde não vão te fazer mal algum.

Ainda que esta ilustração fuja um pouco do contexto céu (caminho estreito) e inferno (caminho largo), devemos concorda que qualquer pessoa com sã consciência não iria pela rua esquerda que tem assaltantes. O mesmo infelizmente não acontece quando esta relacionado com a parte espiritual, temos as instruções de Jesus na “nossa frente”, mas muitas das vezes as pessoas perseveram no caminho errado.

Neste estudo quero apresentar um pouco o que é em si o caminho largo e estreito. Aumentando seu conhecimento bíblico, nele utilizarei as 5 regras altamente eficaz para uma interpretação bíblica, respeitando o máximo a Palavra de Deus

Vamos ao texto bíblico:

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7.13-14)

Se você quiser ver esse conteúdo em vídeo, pode assistir abaixo:

 

Introdução

Jesus nesse momento esta pregando o maior sermão que já foi ministrado, o sermão da montanha (fiz um estudo completo falando sobre as bem-aventuranças que inciam o sermão da montanha, você sabe o que é ser limpo de coração? vou ensinar nesse estudo).

No sermão, Ele nos ensina lições difíceis de serem seguidas, ordens que talvez muitos se não todas as pessoas falham nelas, como por exemplo quando ele diz: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que esta nos céus” (Mateus 5.48), a própria palavra: “perfeito” já diz muito do que estou querendo demonstrar:

Significado perfeito: em que não há defeito.

Será que existe algum de nós que consegue ser perfeito, esse estágio realmente pode ser obtido?, todas as vezes que leio o sermão da montanha me impressiono com as ricas palavras que o Senhor nos deixou!.

Certa feita quando saboreava das poderosas palavras de Philip Yancey no livro: “O Jesus que nunca conheci”, ele escreveu mais ou menos da seguinte forma: “Jesus quando nos dá estas instruções não estava criando um padrão impossível de ser alcançado, mas nos mostrando um homem modelo para sempre buscarmos se aperfeiçoar”.

Sendo assim, quando o Mestre nos diz sobre sermos perfeitos ele estava nos mostrando um “padrão” aonde dia-a-dia devemos buscar nos moldar a isto, com uma analise introspectiva feita por nós mesmo.

Depois de quase o sermão inteiro ser ministrado (Jesus sabia pregar, uma grande dificuldades das pessoas é montar uma pregação hoje em dia, se você quiser pode aprender passo-a-passo como fazer uma pregação), o Messias chega na parte final ao que a maioria dos eruditos irá concordar que é uma espécie de apelo que o Senhor faz para os seus ouvintes chamando-os à mudança de vida.

O texto ao qual estamos estudando esta localizado neste apelo que Ele faz. Nos apresentando os caminhos com a intenção de chamar cada um de nós a cada dia mais perseveramos nos caminho estreito.

 

O caminho estreito vem antes de Tudo

Começa dizendo: “Entrai pela porta estreita”.

Antes mesmo de especificar a porta estreita ele já dá uma “palhinha sobre ela”, diz que devemos entrar nela. Se notarmos as palavras seguintes são sobre a porta larga, então esta é uma breve introdução que o Senhor faz sobre a mesma mostrando que antes de qualquer atitude, ou independente do que falaria a seguir devemos entrar na porta estreita.

Enfatizando que é por ela que devemos trilhar as nossas escolhas, o que acho lindo para agregar ao nosso conhecimento é que a palavra estreito significa também: “apertado, de pouca folga”.

Devemos andar por um caminho apertado sem corrupção, sem contenda, tendo em nós os frutos do Espírito (Gálatas 5.22), aonde há pouca folga, neste caminho não tem espaço para ficar indeciso, não tem espaço para folga (descanso), não tem espaço para aquele que querem brincar de ficar em cima do muro, é um caminho para pessoas decididas, pessoas que tem um foco igual ao que Paulo descreveu aos Filipenses:

“… esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

Esse caminho é para aqueles que vão ao encontro do prêmio em Cristo Jesus e não como muitos pensam, interpretando errado essa passagem, descubra como fugir desse erro (Garantido!):

 

Porta larga e caminho largo

Jesus continua a passagem sobre os caminhos dizendo: “… porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela“.

Depois da breve fala sobre a porta estreita, nos mostra o “outro lado da moeda” falando da porta larga e nos dando algumas descrições sobre a mesma.

Diz que o caminho dela é espaçoso, de forma fácil dá para entender que este caminho é o que conduz aos deleites da vida, aonde estão aqueles que não se preocupam em caminhar na vontade de Deus, quantos não estão entrando nessa porta, o próprio Jesus nos diz que: “muitos entram por ela”, e mesmo assim não percebem. O caminho atrativo e pecaminoso, que como um Leão com fome tem tragado diversas pessoas. Provérbios já nos diz algo relacionado:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Provérbios 14.12)

Tem caminhos em nossas vidas que chegamos a achar que é caminho direito, pensamos que estamos certo mas no fim não é bem assim, mas é um caminho de morte. Por isso devemos ter a Palavra em nosso coração, pois assim venceremos o maligno.

Isto vale não só para os ímpios que estão se perecendo acumulando pecado sobre pecado, mas para nós cristãos também.

Uma porta de emprego que você sabe que não é o caminho certo e aceita, um relacionamento que não agrada aquele que te chamou, um lugar que você frequenta aonde não falam de Jesus e sim o blasfemam e entre outros que poderia citar, uma coisa há em comum dentre eles, todos são caminhos largos e conduzem a morte.

Irmãos que estão lendo esse estudo pela graça de Deus, convido cada um de nós neste momento parar e fazer uma analise em nossas vida para ver se realmente estamos aonde nosso Senhor queria que estivéssemos, se não, curve a sua fronte e falando com Ele peça para te tirar deste caminho largo.

O que me chama a atenção é que nós quanto igreja, devemos levantar-se e buscar essas pessoas que estão com os olhos fechados caminhando em lugares infrutíferos, cabe a nós que temos o poderoso evangelho de Jesus que restaura e cura, apresenta-lo para quem esta perdido (quer saber como evangelizar? veja nosso estudo completo sobre o assunto). Para estes que estão no caminho errado Jesus tem uma palavra:

“Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5.32)

Que bela notícia!, o poderoso evangelho de Cristo é suficiente para tirar as pessoas do caminho largo.

 

Porta estreita e caminho estreito

Jesus vai concluir sua fala sobre os caminhos indo mais a fundo no caminho estreito, No vers. 13 ele nos fala um pouco, mas agora no vers. 14 ele explica abrangendo-o:

“E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 6.14)

Irmãos, sabe o que é lindo nessa passagem?, você cristão que esta lendo esse estudo encontrou o caminho que conduz a vida, veja que caminho é esse:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6)

Jesus é o caminho estreito que nós encontramos, pode estar difícil, complicado ou até querendo desistir, mas, Cristo é esse caminho ao qual no final quando o encontrarmos vai revelar-se a nós igual fez com Estêvão, estando de pé a destra de Deus (Atos 7.56) com braços abertos cumprindo o que esta escrito em Mateus 25.31-34:

“E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Reis aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.

Ele tem uma fiel recompensa para as nossa vidas!

Infelizmente o próprio versículo nos diz que há poucos que encontram tal caminho estreito (essa recompensa), muitos estão presos em caminhos largos e o estreito rejeitando, não querendo carregar a cruz igual diz Lucas 9:23, mas buscando saborear o que a terra oferece e o pecado assina.

Para melhor entender sobre esse caminho estreito, vamos analisar Hebreus 13.13-14:

“Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente,mas buscamos a futura.”

Veja quanto essa passagem de Hebreus esta relacionado com o assunto em debate nesse estudo. Na era antes de Cristo, toda vez que Jerusalém pecava o sumo-sacerdote tinha que oferecer um novilho diante de Deus para pode cobrir o pecado deles. Exemplo:

Jerusalém pecou, o sumo-sacerdote entrava na cidade pegava um novilho e saia até o arraial (simbolizando que o pecado foi retirado de Jerusalém), quando estava no arraial queimava o novilho (mostrando que o pecado foi queimado/destruido) e guardava só o sangue, depois disto entrava o lugar santíssimo e lá molhava as pontas do dedo de sangue e respingava sobre a arca sagrada (querendo demonstrar o sangue como prova que o pecado foi queimado).

O texto de Hebreus inicia nos dizendo: “Saiamos, pois, a ele fora do arraial”, devemos pegar os nossos pecado e ir diante dele, pegar o caminho do arraial “levando seu vitupério”, ou seja, sentindo a mesma dor que ele sentiu na renuncia, levando uma vida na sua palavra.

Ele novamente abre os braços fora do arraial dizendo: “vem a mim!”, nossa única função é ir a ele, porque o resto ele já faz, ele queima seu pecado com a cruz do Calvário, vai até o lugar santíssimo e se apresenta diante da arca sagrada (Deus) dizendo: “Pai, o pecado dele foi queimado e como prova esta aqui o meu sangue!”.

E no final do versículo nos dá um motivo para fazer isso o escritor diz: “Porque não temos aqui cidade permanente mas buscamos a futura”, meus irmãos não vamos morar aqui nessa terra para sempre, mas temos uma cidade futura ao qual é a Jerusalém que vai descer do céu, aquela que João viu e escreve no livro da revelação:

“E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido”. (Apocalipse 21.2)

Esse texto de Hebreus também foi abordado em vídeo:

Persevera no caminho estreito! não cometa erros. Jesus mesmo disse: “Sem mim nada podereis fazer”, ele mencionou esse texto na passagem da Videira Verdadeira, mostrando para cada cristão que apesar das dificuldades devemos perseverar (se você precisa de uma mensagem de esperança, eu recomendo sua leitura).

Antes de pular para conclusão vou deixar mais uma passagem para todos falando sobre o caminho estreito que Jesus nos preparou por intermédio de seu Sangue, através da sua morte vicária:

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu”. (Hebreus 10:19-23)

 

Conclusão

Esta passagem é bem simples Jesus permite saber a revelação dela, e assim como escrevi no inicio do tópico é fácil de definir, um caminho largo para a morte e outro estreito para vida.

Irmãos, que cada dia mais venhamos estar de acordo com a santa palavra de Deus, não nos conformando com esse século pois muitos se conformaram entrando pela porta larga, mas nós somos lavados e remidos, sal da terra e se o sal for insípido, com que há de salgar? (Mateus 5.13).

Se você gostou muito desse aprendizado da Palavra, pode receber estudos exclusivos agora mesmo no seu celular ou computador, bastar clicar na imagem abaixo falando sobre estudos exclusivos, ou se preferir, clicar aqui (todo apaixonado pela Bíblia deve gostar).

 

Oração Final

Se pode ore comigo:

“Jesus, a tua palavra é linda e mais poderosa do que qualquer coisa ou qualquer um. Pai, se porventura tenho me afastado dos caminhos que o Senhor preparou para mim, se tenho amado mais o meu eu do que a ti, renova-me neste momento, revela-me aonde quer ver mudança em mim e por favor alcance aqueles que ainda estão de baixo do julgo do pecado, pois sei Pai que teu poderoso evangelho pode renova-los assim como me renovou, Espírito Santo guia-me em tudo, me mostre cada dia o teu caminho. Amém.”

 

Notas:

Almeida revista e corrigida.


. .

18 Respostas: Dois caminhos, porta estreita e porta larga (Mt 7.13-14)

  1. jose valberto sampaio disse:

    gostei muito do que lie e muito rico em palavra e ensinamento

  2. lucas cleislley gadelha de castro disse:

    muito obrigado, pelo ensinamento que Deus abençoe cada vez mais esse canal.

  3. CARMEN disse:

    OBRIGADO ME AJUDO MUITO ESTE ESTUDO DEUS ABENÇOE

  4. elias josefo Chagula disse:

    muitos escolheram ficar nas trevas, e já é o momento de se afastar e ir diante a luz ( joao 8: 12)

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmão Elias, sem dúvidas estamos em dias que não tem outra escolha a não ser ir diante da luz! O mundo é um leão bramando tentando nos levar para ele, más pela graça de Deus continuamos firmes. Fica na paz!

  5. Viviane Olimpia da Silva disse:

    Que mensagem maravilhosa…Deus o Abençoe.

  6. O caminho é escuro, mais Cristo é a luz do mundo, Eu acredito

  7. edileno disse:

    Felipe agradeço a Deus pelo seu ministério que Deus continue lhe iluminando

    conto com a sua ajuda para aprender a cada dia mais da palavra de Deus e cumprir esse grade chamado que Deus tem em minha vida

  8. JOSE MARIA VASALLO GRANDE disse:

    Como estou magro vou conseguir passar pela porta estreita sem problemas.
    O caminho ingrime e espinhoso vou tirar de letra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *