As bodas em Caná da Galileia: Verdadeiro exemplo de obediência a Deus

Você é uma pessoa desobediente? Conhece alguém que seja obediente?

Estaremos estudando a fundo a passagem bíblica de Caná da Galileia, quero abordar ela segundo o ponto de vista da obediência. Estamos tradicionalmente acostumados a escutar as mesmas aplicações repetidas vezes sobre essa história. Hoje quero trazer algo novo e diferente sobre a verdade desse texto.

Tem algo que falta em muitas pessoas hoje em dia chamado: Obediência. Muitas situações que podem ser citadas sobre a desobediência atualmente, vejamos algumas:

  • Desrespeitar os pais, ou, mais velhos.
  • Xingamentos.
  • Desrespeitar as leis ou normas estabelecidas por uma instituição.
  • Desrespeitar o cônjuge.

Existe também diversos outros exemplos que podem ser mencionados, porém, o que quero ressaltar é que, aqueles que praticam isso, fazem em desacordo com a Palavra de Deus.

O que pode estar causando isso, é a falta de temor e obediência a Deus. Com um estudo aprofundado sobre a verdadeira obediência, vamos pontuar coisas que nossa sociedade precisa viver.

Diante disso, devemos estudar e praticar cada tópico desse estudo, sendo cada um de nós, a diferença! Para essa análise bíblica estaremos utilizando uma passagem bem conhecida em nosso meio evangélico.

Por isso, não perca a oportunidade de aprender algo totalmente inédito sobre as bodas em Caná da Galileia. Ao término desse estudo, tenho certeza que seu conhecimento sobre obediência a Deus terá aumentado muito!

Vamos abordar três momentos de obediência nesse texto, continue lendo pois você vai aprender:

  • Introdução sobre as bodas em Caná da Galileia (Resumo da passagem).
  • O exemplo de obediência dos Empregados.
  • O exemplo de obediência de Encher as talhas de água.
  • A recompensa da obediência a Deus.

Esse estudo foi desenvolvido com os 5 passos fundamentais para um bom estudo bíblico, tudo isso para não conter erros, se você quiser saber mais, eu recomendo:

 

Introdução sobre as bodas em Caná da Galileia (Resumo da passagem)

A Bíblia vai nos dizer sobre esse acontecimento no evangelho escrito por João capítulo 2.1-12. Foi essa passagem mencionada como o primeiro sinal de Jesus aqui na terra.

Vejamos como foi a história antes de aprofundarmos em cada versículo:

Jesus e seus discípulos foram convidados para um casamento ou festa de casamento (bodas). Naquela ocasião também estava sua mãe. Provavelmente os noivos eram conhecidos da família de Jesus porque sua mãe dava ordem aos empregados (João 2.5).

Naquela festa faltou algo que não podia de forma alguma acabar, o vinho. Vinho simboliza alegria, ou seja, enquanto se tinha vinho os convidados se divertiam. Há um provérbio judaico que diz: “Sem vinho não há alegria”, e isto seria particularmente verdadeiro em uma ocasião festiva como um casamento.

Pelo fato das celebrações de casamento naquela época durarem aproximadamente sete dias, esse fato era uma catástrofe. Só complicava mais a situação, que já era embaraçosa.

Diante disso Maria, vai até Jesus e diz: Não têm vinho (João 2.3). A pergunta é: Por que ela disse isto a Jesus? Seria uma sugestão sutil de que deveriam ir embora? Será que ela disse isto em voz alta para que outras pessoas pudessem ouvir e começassem a preparar-se para partir, a fim de evitar constrangimentos para os noivos? Ou imaginava que Jesus, seu Filho, que ela conhecia tão bem, teria uma solução para o problema? De qualquer maneira, aqui está uma lição muito prática. Aprenda a contar a Ele qualquer necessidade, mesmo que a necessidade pareça ser terrena demais.

Jesus responde: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora (João 2.4). Cristo quando falava isso de forma alguma foi grossa, apenas estava mostrando o real motivo pelo qual Ele veio e qual seria seu melhor momento. A cruz do Calvário!

Sua mãe então chama os empregados e fala: Fazei tudo que Ele vos disser (João 2.5). Jesus então observa ao seu redor e vê que tinha ali seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.

Estas talhas eram grandes jarros de pedra com capacidade entre 68 e 102 litros cada uma. Todos os convidados deveriam lavar os pés quando entrassem. Não é coincidência que João mencione este procedimento relacionando-o com as purificações dos judeus.

Esses recipientes representam o costume da lei, o legalismo, que podemos ver em um estudo aprofundado sobre isso aqui na Enfoque Bíblico. Só que a lei apesar de ter as talhas, não tinha o vinho necessário.

Jesus pede para encher as talhas de água e ao término levarem ao mestre-sala (João 2.7-8). O mestre-sala era aquele que comandava a festa, organizando tudo para não ocorrer nada errado.

Provando esse a água que diante dele chegou transformada em vinho, exclama dizendo: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já tem bebido, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho!

Essa é a festa que Jesus está, não falta vinho de forma alguma. Quando estamos no mesmo lugar que Cristo nossa alegria fica completa, nossa felicidade é maior com Ele.

Com esse evento Ele principiou seus sinais e manifestou a sua glória, fazendo seus discípulos crerem nEle (João 2.11).

 

O exemplo de obediência dos empregados

O que mais me chama a atenção nesse texto sem dúvidas é a obediência dos empregados. A mãe de Jesus quando chamou-os, disse: Fazei tudo quanto ele (Jesus) vos disser.

Não existe nada mais precioso do que essa simples fala dela e a atitude de cada empregado. Jesus não era o noivo e nem o mestre-sala, então alguns poderiam pensar: Porque devo obedece-lo?

Muito pelo contrário, apesar de Jesus(Jesus ou Cristo, é alguns nomes atribuídos a Jesus, porém, existe outros 100 que você precisa saber) não ser nada além de um convidado naquela festa. Os empregados resolveram seguir a fala de Maria, e obedecer tudo que o Verbo falasse a eles.

Conseguimos recolher aprendizados importantes sobre isso, pois um símbolo da verdadeira obediência a Deus é: Fazer tudo que ele nos disser.

Será que você tem praticado tudo aquilo que Ele te ensinou? Será que tem sido verdadeiramente obediente ao Senhor? Será que você obedece em tudo sem hesitar ou inventar desculpas?

Temos um problema sério! Não somos acostumados a praticar todas as ordens de Jesus, geralmente, pegamos aquilo da Bíblia que queremos e ignoramos o resto. Porém, obediência é fazer tudo que Ele disse.

Tem coisas na Bíblia que acho lindo quando praticamos como:

  • Mateus 6.6, orar em secreto.
  • Mateus 4.4, nem só de pão viver e sim de toda a Palavra de Deus.
  • Marcos 12.30, Amar a Deus de todo coração, alma, entendimento e forças.

Mas será que fazendo isso não esquecemos de mais nada? Sim! E de muitas outras coisas que devemos também fazer segundo a Bíblia Sagrada. Tem algo que se tornou muito esquecido quando falamos sobre obediência a Deus que é: Amar o próximo como a nos mesmos.

Amar o nosso irmão tem se tornado difícil, também, com um evangelho antropocêntrico igual tem se pregado, não é de se estranhar essa atitude. Hoje em dia, muitas pessoas estão cheias de si e vazias da obediência a Deus, com isso, nosso amor pelo próximo fica escasso.

Irmão e irmã, não tenha dúvida das Escrituras. Cumpra tudo que está escrito nela, crendo que Deus tem o melhor para sua vida. Não isole somente o que quer, cumpra tudo!

O amor ao próximo é tão necessário que Cristo chega a assumir em sua fala que, somos identificados como seus servos quando amamos nossos irmãos:

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13.35)

Se você se diz mesmo um discípulo de Cristo, então deve cumprir piamente esse versículo mencionado. Tem pessoas que dizem:

  • Não coloque ela na minha frente, porque vou brigar com ela.
  • Só de pensar naquela pessoa já me dá raiva!
  • Quando lembro do que ela me fez, eu começo a me alterar.

Cadê o perdão nas frases acima? Está difícil perdão no século XXI? Porventura Deus mudou? As mesmas coisas que Cristo nos ensinou ainda em vida, deve ser praticada até os dias de hoje em nossas vidas.

O cenário da atualidade pode ser contrário, porém, o cenário da nossa vida deve ser de obediência. A igreja principalmente, deve ser unida pois o corpo de Cristo não pode ter divisões.

Interessante que quando falamos de obediência, o mais beneficiado é você, veja:

“Se quiserdes, e ouvirdes, comerei o bem dessa terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do SENHOR disse.” (Isaías 1.19,20)

Quando está disposto a obedecer tudo que Ele disse, você prova o melhor dessa terra. No tempo de Isaías o povo já estava corrompido pelo engano e desobediência. Você hoje não está assim! Pode fazer a diferença, sendo a Cristo aquilo que Ele realmente espera de cada um de nós!

Devemos também lembrar que logo no Éden, o motivo da queda da humanidade foi por motivo da desobediência (Gênesis 3.6). Se até hoje a obediência tivesse sido prática no jardim, certamente a história seria diferente.

Claro que existe um mover sobrenatural de Deus apesar de toda a desobediência de Adão e Eva, porém, a obediência é melhor do que sacrifícios.

 

O exemplo da obediência em encher as talhas de águas

Quando aqueles empregados resolveram obedecer a Deus tiveram que cumprir aquilo que Ele tinha dito. E qual foi a sua ordem? Encher as talhas de água!

Como vimos acima no resumo da passagem. Estas talhas eram grandes jarros de pedra com capacidade entre 68 e 102 litros cada uma. Naquela época não tinha um caminhão pipa, igual se tem hoje.

Tiveram que encher as talhas de balde em balde. Aproximadamente 600 litros de água, enchendo com balde, não é fácil! Porém tiveram que fazer pois escolheram fazer tudo que o Mestre pediu.

O que aprendemos com isso? As vezes para encher as talhas das nossas vidas temos que fazer de balde em balde e isso é um processo demorado. Vou aplicar para sua edificação:

  • As vezes para você chegar a uma condição financeira boa, tem que ser de balde em balde.
  • As vezes para ter um conhecimento sobre um assunto, tem que ser de balde em balde.
  • Para passar em uma universidade tão sonhada, tem que ser de balde em balde.

Mesmo diante dessas circunstâncias em nossas vidas, devemos crer que, apesar da demora, Cristo já tem preparado tudo. Agora você entende os porquês de suas orações? Quantas vezes você quis saber o porquê de uma situação e Deus não respondia?

Você estava enchendo as talhas, isso é um processo demorado. Quantas pessoas amados que, vemos ela começando e explodindo de uma hora para a outra. Porém a queda delas é tão rápida quanto o crescimento.

Quando o processo de crescimento é demorado vamos criando raízes, aprendendo a valorizar tudo aquilo que passamos.

Isso se torna também um testemunho de vida, que lá na frente você vai estar ensinando com as mesmas histórias, foi exatamente isso que o Mestre ensinou na passagem da Videira Verdadeira, devemos estar sempre ligados nEle.

As vezes para chegar no lugar que queremos temos que passar por aprendizados divinos, veja alguns exemplos:

É assim que é nossa vida irmãos, com ensinamento preciosos, porém, esse pode demorar as vezes. A maior alegria é chegar naquele grande dia e saber que você não desistiu no meio do caminho e não abriu mão de Jesus por nada.

Pensa comigo hoje: Qual o tamanho das suas promessas? Certamente são grandes! Então imagine a recompensa por elas, é isso que vamos ver no próximo tópico.

Vale ressaltar também uma frase dita por Matthew Henry: A maior prova de nosso amor a Cristo é a obediência às leis de Cristo… O amor é a raiz; a obediência é o fruto.

Pode ficar despreocupado porque sua obediência nesse momento de crise, simboliza que dentro de você tem um amor sincero a Deus.

 

Conclusão: A recompensa da obediência a Deus

A grande recompensa da obediência deles foi a água transformada em vinho, ou seja, apesar de ter sido de balde em balde, lá na frente provaram da alegria de Cristo.

A recompensa na sua vida pode demorar para chegar, porém, pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde vai provar da alegria do Espírito Santo em sua vida. Cada lágrima que você tem derramado em sua vida hoje estão sendo colocadas no odre dEle (Salmos 56.8).

É por isso que você não pode parar, as vezes se pergunta:

  • Porque passo por isso?
  • Porque aquela pessoa parece estar melhor do que eu?
  • Por que disso ou daquilo?

Apesar de tudo isso, não pare! Sua água em talha vai se tornar em alegria e sabe de uma coisa? Quando o mestre-sala provou ele disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

Essa fala dele mostra que o bom vinho de Cristo vem no final das coisas e não só no começo. Deus já tem preparado o melhor para cada um de nós no final das coisas. Servirão de recompensas para minha e sua vida.

O inferior é o que você está vivendo agora, porém, o bom vinho é aquele que vai provar lá na frente!

Quantas pessoas eu já conheci, que passaram por momento de dificuldade, porém, hoje gozam de alegria. E assim vai ser na sua vida também, em nome de Jesus.

Esse estudo ajudou no seu crescimento espiritual? Tem algum testemunho para contar? Não saia sem antes deixar um comentário sobre, assim como você foi abençoado poderá abençoar outras pessoas com as suas palavras!

Se você gostou muito desse aprendizado da Palavra, pode receber estudos exclusivos agora mesmo no seu celular ou computador, bastar clicar na imagem abaixo falando sobre estudos exclusivos, ou se preferir, clicar aqui (todo apaixonado pela Bíblia deve gostar).

 


Notas para citações e consultas:

Comentário bíblico BEACON – Volume 7 – João a Atos – CPAD.

Versão bíblica utilizada: Almeida corrigida e revisada.

Pérolas para a vida (John Blanchard).

 

15 Comentários

  1. Elder Carlos disse:

    È verdade a obediencia é á melhor forma de se realizar algo na vida .E por que o que é nosso Deus já decretou basta ter paciência e obedecer..

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém, exatamente irmão Elder. Temos que ter obediência para cumprir a vontade de Deus!

    • Elder Carlos disse:

      vcs tem estes videos de tregacão que mostra na partes de videos biblicos para vender?Porque seria bom alem de estar escrevendo e lendo ao mesmo tempo posso estar assistindo e ate futuramente passando em um dia de culto dominical ou encinamento na igreja.

      • Felipe Bernardino disse:

        Infelizmente não irmão Elder, tento disponibilizar todos os conteúdos de forma gratuita.. Mas fico contente em saber do seu júbilo em querer aprender mais da Palavra de Deus. O que posso estar recomendando é que tente baixar esses vídeos direto do Youtube, com algum programa que permita isso, pode ficar tranquilo em fazer isso pois a mensagem dá Cruz deve ser pregada…

  2. Franckson Júnior disse:

    A obediência, é o sinal de que amamos a Deus!

  3. maria josenice barbosa pires disse:

    estou amando ver estes ensinamentos, tenho muita vontade de apregoar a palavra de Deus as vezes acho que este dom não é pra mim, mas fico tão feliz quando sou convidada a pregar a palavra que fico nas pesquisa da internete das biblias doslivros escrevo apago escrevo de novo, mas sabe irmão quando vou pregar toda a igreja gosta. Fico feliz demais agradeço demais a Deus e já começo a pesquisar outro texto para outra pregação agora encontrei voces e estou feliz.muito feliz

    deus

    • Felipe Bernardino disse:

      Oh Glória irmã Maria, eu fico realmente muito feliz em poder transmitir um conhecimento bíblico ao seu coração! Continua assim, deixando Deus te usar, pode ter certe que o que Jesus mais quer na sua vida é você fazendo a vontade dEle. Fique sempre a vontade em usar qualquer argumento apresentado aqui na Enfoque, pois a Palavra não é nossa e sim de Deus. O Espírito Santo te guie abençoada!

  4. Paulo Gomes disse:

    Glória à Deus pelo ensino da palavra…

  5. Paulo Ferreira Lima disse:

    Paulo Ferreira Lima
    25 de Maio de 2017
    Eu louvo a Deus por esta palavra, confesso que aprendi muito e que Deus abençoe esse trabalha e todos nós em nome de Jesus amém.

  6. Solange disse:

    Muito profundo tudo o que disse sobre a obediência dos empregados a Jesus, mas também há o fato de que você não deu a devida importância: a obediência de Jesus a sua mãe, ele discordou dela, mas logo em seguida percebe que a vontade do Pai também está na vontade de Maria. Então, ele a obedece. O primeiro milagre de Jesus é a pedido de sua mãe.

  7. Edenilson Albuquerque disse:

    Que o Senhor Jesus continue ti ABENÇOANDO seu Ministerio e seu Trabalho Felipe. Interessante esse estudo e abriu ms a minha mente… um Fort Abraço e fique com Deus

  8. Jonas disse:

    Muito bom seu estudo, gostei muito, mas poderia citar os passos para a obediência a Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO