Esboço de Sermão: Pregação Deus do secreto (Mateus 6.6-13)

SOZ1

Certo missionário preocupava-se com alguns obreiros que não oravam antes de dormir. no Sermão do Monte (aonde ele também pregou as bem-aventuranças, fiz um estudo detalhado sobre cada uma delas), Jesus ensinou aos seus discípulos que deviam orar em secreto ao Pai celestial. No A.T. não há qualquer instrução sobre como devemos orar.  

Se você está procurando um auxilio para sua pregação sobre esse texto, eu desenvolvi um guia definitivo de como fazer uma pregação passo-a-passo e, se quiser mais auxílio ainda, descubra as 5 regras altamente eficazes para um estudo bíblico.

SOZ2

1.Onde devemos orar? Em Jerusalém? em Gerizim? em todo lugar (1 Ts 5.17). Devemos sempre ter um bom momento para orar a só com Deus. Nosso quarto é um bom lugar para a oração.

2.A quem devemos orar? A Maria? aos “santinhos”? Não! Jesus disse que devemos orar ao Pai. Devemos entrar na sua presença, “em espirito e em verdade” (Jo 4.24), e falar com ele em secreto, sem vãs repetições (v.7)

3.“Ora a teu Pai que esta em secreto” (v.6). Ninguém precisa ouvir tua oração: 1) Entra em teu quanto e fecha a porta; 2) Ora a teu pai que esta em oculto; 3) E teu Pai te recompensará. Jesus não tinha onde reclinar a cabeça, más estava sempre orando ao Pai (Mt 14.23; 26.26-42; Mc 6.46; Lc 6.12; 9.28,29; 22.44)

SOZ3

1.Porque Jesus ensinou o dever de orar (Lc 18.1). Muitos não acham necessário orar. Dizem que Deus não se preocupa com nossos problemas e não responde as orações. Más Jesus no deu o exemplo.

2.Porque a oração de um justo é eficaz. Devemos orar em todo lugar (1 Tm 2.1,8). Devemos orar na aflição, e também uns pelos outros e, ainda, pelos enfermos. A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.13-16).

3.Porque o Pai responde as nossas orações (v.6). Alguns se sentem tão indignos que não oram. Isto é falta de fé na misericórdia divina (Hb 11.6). É duvidas da palavra de Jesus: “Teu Pai, que te vê secretamente, te recompensará”

4.Porque na oração falamos com Deus (Pv 8.17; Mt 7.7-11). Portanto, devemos orar: 1) Em secreto com o pai; 2) Separados da agitação do mundo, 3) Contando todas as nossas necessidades, embora Ele as conheça de antemão. O Pai deseja nos ouvir e falar conosco.


SOZ4

O melhor lugar para orarmos é onde estivermos: seja no lar, no trabalho, na igreja ou nas ruas, nossa oração deve ser constante, no espirito. O Pai sempre nos ouve. Aleluia!

fonte:

Livro: 150 estudos e mensagens de Orlando Boyer (autor: Orlando Boyer)

Se você gostou desse conteúdo, pode receber agora estudos bíblicos exclusivos diretamente em seu e-mail, basta clicar na imagem abaixo para sua produtividade bíblica aumentar:


2 Comments

  1. Jose OLinto Ferreira de O Britto disse:

    O estudo da biblia traz amadurecimento espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO