Eloquência: Como pregar a palavra de Deus com sabedoria e unção

A importância da Eloquência

De acordo com o dicionário eloquência significa: Competência para discursar, falar, argumentar ou se expressar desembaraçadamente: discursou com eloquência. Habilidade para convencer através do uso das palavras: o prefeito usava a eloquência para persuadir seus eleitores. Retórica: aptidão para falar ou discursar muito bem refere-se à arte de bem falar. Figurado: Em que há expressividade: a eloquência do seu comportamento; gesticula com eloquência. 

Um dos grandes problemas de um orador é justamente a eloquência, o que nos chama atenção ao ver um ministro em cima de um altar ensinando é a maneira como ele consegue transmitir a sua mensagem, todos nós de forma direta ou indireta notamos isto, até porque se em algum momento da ministração ele para ou quem sabe uma série de palavras repetidas como “ahn, ééé, aaa” nos deixa entediado, deixando aquele discurso a cada momento mais cansativo.

Isso pode ocorrer por causa de uma falta de prática, para solucionar isso de maneira bem simples, basta entender os passos-a-passos para desenvolver um bom sermão bíblico! E é justamente o que ensino nesse e-book:
A eloquência afeta diretamente no sermão, porque é ela também que ira ajudar o ouvinte escutar a mensagem e guardar um ensinamento daquilo dentro do coração, com uma base de estudo percebi facilmente que a eloquência esta ligada diretamente com o preparo do palestrante, até porque se alguém acha que em frente o público é só “encher abobrinha” esta muito enganado, se é necessário antes de qualquer pregação um preparo tanto espiritual como material, exatamente o que será falado nesse e-book recomendado.

Preparo Espiritual

Precisamos buscar sempre de Deus um preparo, até porque pense consigo mesmo: “se estou tendo a oportunidade de ser uma pessoa que leva a palavra de Deus as outras pessoas é porque Jesus viu capacidade em mim nisto”, não devemos nos achar incapazes o Espírito Santo esta do nosso lado e sempre nos ajuda nas diversidades de momento. Orar e jejuar quem sabe aumente sua confiança.

O preparo espiritual requer dedicação, como por exemplo um devocional a Deus. Todos os dias você tem que levantar na presença do Mestre (Jesus, Cordeiro de Deus. Descubra mais 100 nomes de Jesus) e assim, ter uma vida completamente dedicada para Deus.

 

Preparo Material

Um bom estudo sobre o que vai falar seria o ideal, quanto mais conhecimento daquela ideia que você ira transmitir gera mais confiança na hora de falar, e se porventura isto não for o suficiente faça um simples esboço, para que chegando lá em cima possa te ajudar na fala (só não fique preso somente no esboço porque vai parecer uma mensagem lida e justamente a eloquência ao qual estamos abordando não será valorizada)

Independente de qual seja o local que ira falar da palavra do Senhor não se esqueça a palavra é do Senhor, temos que buscar sempre revelação em cima dele pois sem ele nada da certo acredite!.

 

Preparo Sentimental

Um dos fatores que implicam na eloquência também é o sentimento ao qual colocamos na hora da fala, imagine uma pessoa pregando a respeito do amor pelas almas, más falando com um tom de voz baixo (não que precise gritar) quem sabe até um tom de voz desanimo, “Poxa vida se você esta falando de amor coloque amor na sua fala, se esta falando de virtude coloque virtude em sua fala”, uma pregação com sentimento é capaz de levar os ouvintes a ter uma profunda experiência com o Espírito Santo

 

Preparo Convicção

Para melhor entendermos: estava em um curso de administração quando minha professora naquele local nos contou uma historia verídica: certa vez uma menina foi chamada para abordar um tema, porém ao abordar aquele tema quem sabe por um estudo em fonte errada ela não aprendeu de maneira correta, más mesmo assim no dia foi chamada para apresentar, interessante é que a professora sabia tudo sobre aquilo que ela viria a falar, porém aquela menina foi tão eloquente em sua fala que convenceu a sala inteira daquilo e o pior convenceu algo errado, ela conseguiu tal eficiência em sua fala que chegou até colocar duvida na professora.

Temos que colocar convicção naquilo que estamos a falar, temos que mostrar para as pessoas que acreditamos naquilo que falamos, até porque há uma historia interessante de um pregador que certa vez ministrava submisso ao tema: “Jesus quer te salvar, volte para ele” porém enquanto falava sem empolgação e amor um ouvinte levantou-se no meio da pregação dizendo:” COMO PODEREI ACREDITAR EM ALGO QUE NEM MESMO ELE ACREDITA”

 

Devemos sempre organizar nossa fala

Um aio ao montar um sermão eloquente é o conjunto de frases que o compõe, muitas das vezes palavras bem colocadas pode ajudar a desenvolver a mensagem, com objetividade na fala, sempre recitando frases submissas ao tema ao qual esta sendo abordado, até porque se você esta falando de Santificação não tem porque em segundos muda o assunto para Milagres a não ser que isto chegue em algum lugar desejado.

 

Seja “Solto”

Um bom orador também tem eloquência nos gestos da face, muitas das vezes fazer um discurso com um rosto fechado ou “bravo” pode ser que desvie a atenção do discurso e os ouvintes comece a pensar consigo mesmo: “Porque será que ele esta bravo? “, por isso sempre procure estar com uma boa aparência, demonstrando felicidade e que tudo esta ocorrendo bem.

 

Conclusão Eloquência

A verdade seja dita apesar de um estudo aprofundado sobre a eloquência a melhor forma de adquiri-la é com a pratica, sempre visando o aperfeiçoamento para que um dia esteja se portando e falando de maneira correta!, quer uma ultima dica? ore a Deus pedindo que ele aperfeiçoe isto em você até porque tudo que pedires na oração crendo, ira receber (Mt 21.22).

Jamais Desista de estudar a Bíblia, Sagrada você precisa aprender a pregar a Palavra de Deus e isso também se deve ao desenvolvimento do seu conhecimento, se quiser pode ver 5 regras para montar um bom estudo bíblico agora, para aumentar a produtividade da sua pregação.

7 Comments

  1. Elder Carlos disse:

    Este é um ensinamento muito bom para quem esta começando ou se intereça em pregar ou evagelizar pelo mundo a fora .Seguir o `INDE´de Jesus cristo asim como eu..

    desde já obrigado

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmão Elder, ficamos muito felizes em saber que podemos ajudar aqueles que estão iniciando no ministério!

      • maria josenice barbosa pires disse:

        estou vendo agora o que o sr. me enviou o pouco que vi amei, pois tenho uma vontade enorme de pregar a palavra, já fui chamada na minha igreja várias vezes para levar a palavra e eu amo, mas são vários dias pesquisando , mas graças a Deus tem sempre dado certo.Jesus é misericordioso.

  2. Jose Maria de Almeida disse:

    Olá, paz do Sr. Jesus, fiz vários downloads.e não recebi nenhum no meu e-mail, demora para baixar?

  3. Michael disse:

    São assuntos muito forte, bastante conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO