O que é adorar em espírito e em verdade? Descubra o que é adorar a Deus

O que é adorar em espírito e em verdade? Descubra o que é adorar a Deus

Descubra o erro que você pode cometer quando adora em espírito e em verdade. Estaremos falando sobre um assunto delicado, pois há diversas teorias sobre adoração.

Será que você realmente tem adorado em espírito e em verdade? Vivemos uma banalização da palavra adoração, cada um tem falado o que acha sobre ela. Mas o que é a verdadeira adoração?

Chega de picuinhas, histórias mal contadas e teorias sobre a verdadeira adoração. Hoje, quero levantar aqui tópicos que pouco se tem falado e muito se tem errado. Com o estudo aprofundando conseguiremos chegar finalmente na tão sonhada descoberta sobre a adoração que vem do coração.

O que pode estar causando o problema da má interpretação sobre adoração, é a falta de estudo sobre ela. Muitas pessoas saem por púlpitos, pregando sobre adoração, porém, muitas das vezes, nem eles mesmo sabem o que estão ensinando.

E nós os ouvintes dessas pregações somos facilmente influenciados, isso ocorre porque falta-nos o conhecimento necessário. Mas, graças dou ao meu Deus por sua vida. Se chegou até aqui, é um bom sinal. Mostrando que quer entender verdadeiramente sobre adoração.

Afinal, foi o próprio Jesus que falou sobre adorar em espírito e em verdade: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4.23).

Se você analisar cada tópico e sub-tópico que vamos estudar, dificilmente vai cair no erro que muitos tem caído sobre a adoração em espírito e em verdade. Por isso, nós elaboramos esse estudo a fundo, para seu desenvolvimento bíblico.

Tenho certeza, que depois da leitura dele. Você vai entender o erro que muitos tem cometido, por isso, continue lendo e veja um estudo bíblico que transforma sua vida. Preparamos com cuidado e carinho especialmente a você leitor.

Nós, podemos ao longo desses meses que se passaram, estudar sobre adoração. Foram publicados estudos sobre:

Nesses estudos foram citados exemplos maravilhosos como:

Entre outros também. Porém, será que mesmo analisando cada um desses estudos publicado, tem a possibilidade de cair no mesmo erro que muitos tem caído? Provavelmente sim! Mas, afinal, que erro é esse?

O erro de substituir a adoração por legalismo. Muitos confundem adoração verdadeira com legalismo, ou, adoração em espírito e em verdade com legalismo. Mas, você que está lendo, tem uma oportunidade única de não cair nesse erro.

Meu objetivo ao escrever esse estudo é mostrar a adoração em confronto direto com o legalismo.

Quero despertar sua atenção a esse assunto, a partir de hoje, não aceite qualquer conversa sobre o tema, você vai adquirir conhecimento necessário para responder perguntas como:

  • Como é a verdadeira adoração?
  • Adorar é o mesmo que ser obediente?
  • Só estou adorando quando canto?
  • Eu adoro na igreja, é o suficiente?

Chega de dúvidas não respondidas, vamos abordar todas elas. Analisando tudo sobre adoração e legalismo, de acordo com a Palavra de Deus, para uma mudanças de vidas. Não caia no erro! Continue lendo, porque nesse estudo você vai aprender:

  • O que significa legalismo? Como ele tem tomado conta das nossas igrejas?
  • O legalismo em passagens bíblicas.
  • Qual a principal característica do legalismo?
  • O que é a verdadeira adoração? devemos pratica-la. Adorar vai além dos templos, adorar é com a vida!
  • Adorar é principalmente obedecer, a Palavra de Deus é a principal verdade em nossas vidas.
  • O que a Bíblia vai nos dizer sobre adoração verdadeira?
  • Qual é o tema mais comum sobre adoração visto hoje nas igrejas?
  • Seja um adorador em espírito e em verdade.

Lembrando que nossos estudos são desenvolvidos de acordo com a Bíblia para transformar sua vida. Esse estudo te ajuda a ter uma vida espiritual transformada, criando seu caráter cristão e ensinando como você pode chegar mais próximo de Deus.

Então, sem demora, vamos logo ao que interessa…

 

O que significa legalismo? Como ele tem tomado conta das nossas igrejas?

Legalismo, pode ser definido como: A postura religiosa que privilegia o cumprimento de regras e normas como caminho para a obtenção de bênçãos divinas, inclusive a salvação.

Explicando melhor, imagine comigo. Você vai orar e suas falas são: Senhor! Eu cumpri tudo que a igreja pediu para eu fazer, fiz melhor do que muitos, então por favor, dá-me um carro.

Legalismo é mais ou menos essa oração. Você acreditar que por causa do cumprimento de regras e normas, você pode obter bênçãos divinas, chegando até acreditar que a salvação vem por meio disso também!

Essa atitude legalista, infelizmente, tem tomado conta de algumas igrejas hoje em dia. É o que chamamos de legalismo religioso. Isso tem ocorrido principalmente nas chamadas “teologias da prosperidade.”

Esse falso ensinamento, substitui a adoração por legalismo; como isso? Acreditam que se adorarem Deus é obrigado a dar o que eles pedirem. Já ouvi bastante pregadores dizendo: Adora, porque Deus pode visitar sua casa; adora, porque uma causa impossível á você ele pode resolver.

Com esse tipo de adoração eu concordo, pois ela simboliza que apesar de sua vida não estar da maneira que desejava, você continua adorando. Porém, a adoração barganha não concordo de forma alguma.

O problema do legalismo é que quando ele se infiltra em algo, principalmente em nossas vidas, fica difícil reconhecer. Mas porque isso ocorre? Porque legalismo não fala só sobre adoração com voz, fala de atitudes.

Existem legalistas, que pensam, se forem para a igreja nos dias de culto já é o suficiente para estar cumprindo a vontade de Deus. Semelhante, pegam essa atitude de comparecer em todos os cultos dizendo: Sou adorador!

Cuidado! Ir todos os dias no culto ou, fazer tudo que sua igreja pede, não significa que você é um adorador. Isso pode estar se transformando em legalismo. Vamos estar estudando sobre a verdadeira adoração, mas enquanto isso, não deixe jamais seu espírito se tornar legalista.

Existe um versículo poderoso: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios 4.23). Sabe qual o ensinamento desse texto? Simples, aonde você tem colocado seu coração?

Seu coração hoje está no legalismo ou na verdadeira adoração? Você tem adorado independentemente das circunstâncias ou, acredita que seu jeito legalista já é uma verdadeira adoração?

Em nenhum momento na Bíblia vemos Deus procurando legalistas, porém, veja qual é a procura dEle: …os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4.23).

Conjecturando, tem uma placa dos mais procurados lá no céu, porém, não é de bandido e nem assassinos, e sim, de verdadeiros adoradores! Você está na lista dos procurados lá do céu?

Meus irmãos, tenho um grande medo! Podemos estar vivendo dias, semelhantes ao de Joel. Naquele tempo, todos aqueles que acreditavam ter cometidos pecados, rasgavam as suas vestes em público como sinal de arrependimento, porém, vem a palavra de Deus e diz:

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes… (Joel 2.13a)

Rasgar o coração é o necessário, porém as vestes pouco faziam diferença. Legalismo é rasgar as vestes, entretanto, adorar é rasgar o coração. Mas será que o legalismo é realmente bíblico? Existem exemplos? Continue lendo.

 

O legalismo em passagens bíblicas

Existe um exemplo simples, que quero usar ele como ensinamento para você. O legalismo na vida de Eli. Um homem que foi usado por Deus, porém, deixou sua família cair no legalismo, esse é um dos casos descritos pela Bíblia de uma família devastada.

A Palavra revela-nos que os filhos de Eli, não respeitavam as ofertas e espaços sagrados (1 Samuel 2.12-17) e eram homens de Belial (1 Samuel 2.12). Deus até chega a usar um profeta anônimo e o adolescente Samuel para exortar Eli, porém nada mudou.

O momento mais legalista, foi quando os filhos de Eli transportaram a arca até a guerra, acreditando que venceriam dos filisteus (1 Samuel 4.3-5). O povo a princípio até se comoveu, mas não mudou nada, pois a guerra eles perderam (1 Samuel 4.11-22).

Acreditar que venceriam a guerra simplesmente por terem trazido o objeto sagrado era puro legalismo, o resultado não poderia ser outro; derrota, extermínio do povo, morte da família sacerdotal e rapto da arca.

Os filhos do sacerdote já estavam tão acostumados com as coisas do templo, que associaram a presença de Deus com um objeto. Deus não habita em objetos e sim dentro de nossos corações (1 Coríntios 3.16).

Não adianta nada ser como os filhos de Eli, observe uma comparação:

  • Os filhos de Eli cresceram em um lugar sagrado.
  • Os filhos de Eli tinham um pai que era sacerdote.
  • Os filhos de Eli tinham os objetos sagrados do tempo a sua disposição.

Porém mesmo com tudo isso, veja uma relação de como os filhos de Eli eram:

  • Impuros, não respeitando o templo.
  • Tinham os objetos sagrados, mas, não entendiam sobre como é a presença de Deus.
  • Dedicavam-se mais as coisas carnais do que religiosas.

Não podemos ser uma geração de filhos de Eli, pois, tinham conhecimento sobre o templo, mas, estavam longe de serem verdadeiro adoradores. Consigo observar um contexto semelhante hoje em dia.

Existem igrejas colocando arcas em seus templos, acreditando em sacerdotes espirituais e entre outros. Esquecem esses que isso é puro legalismo, não é nada disso que atrair a presença de Deus. O que Jesus verdadeiramente quer, é adoração.

As vezes estamos tão acostumado com os templos que se esquecemos de manter acesa a chama do Espírito dentro de nós. Colocamos nossa vida no automático, fazendo as coisas por costume e não por prazer.

Devemos sempre ter felicidade em dedicar-se a Deus, não deixando de forma alguns sentimentos legalistas aparecer em nossa vida.

Convido você agora a refletir, pense como tem sido sua vida religiosa nos últimos meses. Você tem sido feliz em seguir a vontade de Deus ou está no automático? Você está adorando ou sendo legalista? Não se esqueça! Esse é um erro que você pode cometer, por isso, evite!

Mas quais são os sinais de um legalismo? Quando consigo saber que estou assim? É exatamente esse o assunto do próximo tópico.

 

Qual a principal característica do legalismo?

Sabe quando começa a aparecer os sintomas dessa atitude errada? Quando a chama para de arder no seu coração.

Lembra quando você era novo convertido? Tinha acabado de chegar na fé. Tudo parecia “mil maravilhas”. Agora, com o passar do tempo tem se perdido o fervor espiritual. Esse é um momento crítico.

O problema é quando paramos de fazer por prazer e fazemos por costume. Porém, não se desespere! Nunca é tarde para começar novamente, se sua vida tem sido assim. Curve a sua cabeça nesse momento e, peça a Deus para te mudar.

Eu mesmo, já aconteceu comigo algumas vezes; perdia o prazer naquilo que era para Deus. Com o passar do tempo fui notando que isso é um legalismo e muitas das vezes não percebemos.

Deixa eu ir bem a fundo e até um pouco seco nas minhas próximas palavras? Você não é um adorador se faz por costume, você é legalista!

Meus irmãos(as) que leem esse estudo, vou te fazer algumas perguntas:

  • Quanto tempo você não chora na presença de Deus?
  • Quanto tempo você não sente Deus falando com você pela Bíblia?
  • Quanto tempo você tem mais prazer em assistir televisão do que meditar na Palavra?
  • Quanto tempo seu filho se perde em um videogame, seu marido em um celular e você com o snapchat?

Irmão, Deus está falando aqui nesse estudo, eu creio firmemente no que Ele pode fazer usando essas palavras! Não deixe esse legalismo tomar conta de você, adorador é se entregar em espírito e em verdade. Ser legalista é um erro.

Vou compartilhar uma passagem bíblia inusitada sobre fervor espiritual com vocês.

Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo (Atos 6.5). Quando estava à beira da morte, sendo sentenciado com apedrejamento, pois não tinha renunciado a fé em Jesus. Olha para os céus e vê o Senhor em pé a destra de Deus, então diz: Senhor, não lhes imputes esse pecado. E, tendo dito isto, adormeceu (Atos 7.58-60).

Mas Felipe, o que isso tem a ver com fervor espiritual? Tudo! Irmão me explica:

  • Como alguém morrendo, vê Jesus em pé a destra de Deus somente olhando para o céu?
  • Como alguém sendo apedrejado, olha para Jesus e pede para não imputar aquele pecado naquelas pessoas?
  • Como alguém não renuncia a Jesus, mesmo diante da morte?

Aquele jovem era poderoso na sua fé, tinha algo inimaginável. Conseguiu dar um exemplo de fervor espiritual. Percebemos que pelas suas atitudes, não deixava de forma alguma o legalismo aparecer, antes, tinha o seu prazer somente no Senhor.

Assim devemos nós, ser capaz de ter prazer só em Cristo. Não importa a condição que vivemos, temos que manter a chama acesa. Creia sempre; ore sempre; leia sempre; chore sempre e não renuncie nunca, não importa como for, o Filho.

Você não pode deixar o legalismo se infiltrar no seu coração, antes, praticar a verdadeira adoração. Vamos analisar mais a fundo o que isso significa? Veja no continuar no estudo.

 

O que é a verdadeira adoração? devemos pratica-la. Adorar vai além dos templos, adorar é com a vida!

Para explicar sobre a verdadeira adoração podemos usar uma passagem bíblica.

Certe vez chega um escriba, perguntando para Jesus: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de toda as tuas forças, este é o primeiro mandamento (Marcos 12.28-30).

Com essa simples resposta de Jesus, levantamos quatro passos que explica sobre a verdadeira adoração:

  • Amar ao Senhor de todo o coração.
  • Amar ao Senhor de toda alma.
  • Amar ao Senhor de todo entendimento.
  • Amar ao Senhor de todas as forças.

Irmãos, se vocês perceberem, esse é um ciclo fechado, como assim? Se você ama a Deus de todo o coração, consequentemente, ama de toda a alma; se ama ao senhor de toda a alma, consequentemente, ama de todo entendimento; se ama de todo entendimento, consequentemente, ama de toda as forças, é exatamente isso que nosso e-book aprofundado vai dizer:

Essa declaração de Cristo, significa que a verdadeira adoração, não é isolada a um local, circunstância ou momento. A adoração verdadeira é em todos os lugares e com toda a vida.

A verdadeira adoração é quando nos entregamos nas mãos de Deus e dizemos: Faça em mim todo o seu querer. Isso sem hesitar. Somos dependentes dessa glória de Deus em nossas vidas, pois somente com o auxílio dEle podemos adorar completamente e de forma verdadeira.

Vejo pessoas hoje em dia dizendo que adoram ao Senhor quando cantam um hino. Que lindo você cantando um hino! Essa é uma forma de adorar, porém, tenho que te dizer algo: Isso não significa que você é um adorador!

Os verdadeiros adoradores não são os que O louvam somente com lábios, mas, com tudo que pode fazer na sua vida. Lábios, atitudes, pensamentos, família, emprego, hobbies e demais coisas, tudo isso é instrumento para adoração.

Mas Felipe, tenho uma dúvida: Existe algo na minha vida que não está bem, porém o resto tudo está, então não sou adorador? Irmãos vamos ser entendidos nesse assunto. O que estou mostrando aqui é sua motivação.

Se sua vida inteira está tentando glorificar a Deus e, tem algo que está atrapalhando, Deus sabe de sua motivação. Então é possível sim que você seja um adorador mesmo com algo que está tentando concertar. Não achei ninguém perfeito ainda, além de Cristo.

Claro, se existe algo que você sabe que está errado e não tem tentado concertar, possivelmente, você não consegue se um adorador por causa disso. Porque se acostumou com o pecado.

Não caia no erro! Você não foi feito um robô. Sua adoração não está limitada a um culto, você tem que adorar ao Senhor com tudo e em todos os locais.

Se você está esperando eu falar da passagem de João 4.23, aonde fala sobre os verdadeiros adoradores, vou comentar no tópico “o que a Bíblia vai dizer sobre verdadeira adoração?”, por isso, continue lendo e não perca essa bênção sobre sua vida!

 

Adorar é principalmente obedecer, a Palavra de Deus é a principal verdade em nossas vidas

Adoração pode se resumir em obediência, simplesmente obedecer. Quando estamos adorando a Deus de forma verdadeira, estamos obedecendo a sua Palavra.

É possível louvar ao Senhor desobedecendo sua Palavra? Esta resposta precisa ser categórica: NÃO! A Bíblia cita vários casos onde as pessoas agiram sobre o pretexto de adorar ao Criador, sem obedecer, e o resultado foi desastroso:

  • Saul poupou excelentes animais para serem sacrificados ao Senhor, desrespeitando sua vontade, pois a ordem dada por Deus foi outra. Então é repreendido pelo profeta (1 Samuel 15.22).
  • Uma multidão seguia Jesus, porém, sem agrada-lo; como isso? Pois, o interesse deles não era em salvação e sim em alimento fácil (João 6.22-26).
  • Davi pensa em construir uma casa para adoração a Deus, porém se fizesse aquilo o Criador não ia se agradar (1 Crônicas 22.7-8).

Conseguiu perceber? Não importa se você tenta adorar se não consegue nem obedecer. Quando estamos falando de adoração, em primeiro plano vem a obediência completamente a Deus.

Dessas três passagens listada acima, quero ir mais a fundo no exemplo de Saul. A ordem de Deus era para sacrificar todos os animais, porém, ele não fez. Sabe o que Deus responde à Saul por intermédio do profeta? leia: Melhor é obedecer do que sacrificar (1 Samuel 15.22).

E nós? será que temos obedecido ou sacrificado? vou listar alguns “sacrifícios” que temos feito hoje em dia:

  • Ir a igreja.
  • Ir a igreja.
  • Ir a igreja.

Entendeu a ironia na minha redundância? Ir a igreja é um sacrifício que temos feito. A igreja, infelizmente, tem se tornado um lugar de status; tem se tornado um lugar para antes de ir, tirar uma selfie e publicar nas redes sociais.

Que tristeza que me vem no coração saber que tem tantas pessoas indo para a igreja, fazendo disso um sacrifício, quando o real motivo é a obediência. Não estou de forma alguma condenando ir a igreja! Temos que ir mesmo! Eu mesmo tenho uma vida e ministério na igreja. O que estou falando é que você tem que ir lá por prazer, e ser obediente em todos os lugares, independentemente se é uma igreja ou casa; trabalho ou faculdade, devemos ser obedientes!

Sabe qual a solução para isso? Você! Sim você é a solução para isso! Nós que buscamos como adorar em espírito e em verdade, devemos fazer a diferença aonde estivermos inseridos.

Não seja um perdedor de oportunidades. Toda chance que você tiver em mostrar o exemplo de cristão que você é, utilize dele. Não se esqueça que somos o sal da terra e luz do mundo, estabelecidos por Deus (Mateus 5.13-16).

Não se esqueça, a Bíblia é principal verdade em nossas vidas. Se você diz que tem uma vida de adorador, deve obedecer a verdade; se diz que tem dons, deve obedecer a verdade e assim por diante.

Irmãos, sabe porque amo tanto a Palavra de Deus ao ponto de ensina-la? Simples! Ela mudou minha vida de tal forma, que não tem como eu passa um dia sequer sem amar ela.

Se nossa vida é em amor verdadeiro, devemos sempre pensar: As pessoas com que me relaciono são inspiradas a ter uma vida com Deus a partir de meu testemunho? Afasto as pessoas de Deus com minha falta de obediência ao Pai? Que nossa vida, para sempre, seja um alto vivo de adoração (Salmos 34.18).

Se entendermos que nossa vida é obediência, compreenderemos como louvar a Deus em todas as nossas atividades:

  • Se liderar uma equipe no trabalho em obediência a palavra, estará louvando a Deus.
  • Se estiver almoçando e não se envolver em conversas ímpias, estará louvando a Deus.
  • Se tiver um filho e educar segundo a Bíblia, estará louvando a Deus.

O que você está esperando? Corra! Se apresse! Seja totalmente obediente a Deus a partir desse estudo. Mas afinal, existe mais algum versículo bíblico que diz sobre “adoração verdadeira”? Veremos no próximo tópico.

 

O que a Bíblia vai nos dizer sobre adoração verdadeira? (Adorando em espírito e em verdade)

Você pode ver um vídeo desse tópico:

Quando falamos de adoração, existe uma passagem que é comum e conhecida no nosso meio. Finalmente, vamos analisar juntos essa passagem.

Certa vez Jesus vai para Sicar, localizado em Samaria. Estava Ele perto do tanque de Jacó, quando, observa que uma mulher veio pegar água, então Ele diz: Dá-me de beber. A mulher assustada, pois sabia que os judeus não falavam com os samaritanos, responde: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?

Jesus, acredito eu, pensou antes de responder e foi no mais fundo daquela mulher impactando com suas palavras e dizendo: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Aquela mulher, achando engraçada a resposta de Jesus, diz: Não tem nada nas mãos para tirar água do poço, então como tem água viva? Jesus chama a atenção dela mais uma vez dizendo: Qualquer que beber dessa água do poço torna a ter sede, porém, quem beber da minha água, nunca mais terá sede!

Aquela mensagem de Cristo é tão impressionante meus irmãos que, se você perceber Ele vai entrando a fundo no interior da mulher despertando uma adoradora de tal forma, que ela pede: Dá-me dessa água então. Então, Jesus disse-lhe: Antes, chama seu marido. E a mulher respondeu: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem, porque já teve cinco maridos e o que está agora não é seu marido.

A mulher sem entender como Cristo sabia daquela história dela, exclama: Senhor, vejo que é profeta, me tira uma dúvida então: Nossos pais adoram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém, onde devo adorar?

Irmãos, a continuação dessa passagem entra os versículos que iremos analisar, Jesus respondeu:

Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Vós adorar o que não sabeis, nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (João 4.23).

Essas são, na minha opinião, as mais belas palavras do Senhor sobre adoração. Quando ele respondeu isso para aquela mulher, estava quebrando um tabu de “onde adorar a Deus”. Mostrava que a adoração não é limitada a um local e sim a verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade!

Afinal, o que é adorar em espírito e em verdade? vejamos os significados dessas duas palavras:

  • Espírito: Parte imaterial do ser humano, alma.
  • Verdade: Propriedade de estar conforme com os fatos ou realidade.

Resumindo essas duas palavras, adorar em espírito e em verdade, é ter um interior em verdade, ou seja, na verdadeira obediência a Palavra de Deus. Pois a Bíblia é a verdade em nós: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João 17.17).

Irmãos a verdadeira adoração deve ser com um interior em verdade, quando te fizerem perguntas sobre como ela é, responda o que tem aprendido até aqui nesse estudo.

Certa vez escutei de um irmão criticando outro, porque no culto inteiro, ficava calado. Aquele irmão criticava o que via no momento do culto, porém, eu que conhecia a vida do outro irmão mais intimamente, sabia, que sua vida era obediente a palavra de Deus.

Diante do fato citado acima, quem é o verdadeiro adorador? O que critica ou o que tem a vida obediente? Você entendeu que não adianta gritar ou fazer um show de adoração na igreja, se fora dela, você é desobediente a verdade?

O irmão que critica é um exemplo clássico de como tem sido a maioria das igrejas hoje em dia, vejamos.

 

Qual é o tema mais comum visto sobre adoração hoje nas igrejas?

Infelizmente, um dos temas sobre adoração mais vistos na igreja hoje, é a adoração antropocêntrica. Colocando o homem no centro, querendo exaltar o ego de cada ser humano. É fácil escutar músicas como:

  • Você é vencedor…
  • Sua vitória…
  • Sua benção…

Cada uma dessas tem levantado o ser mortal, se esquecendo de adorar a Deus. Com isso, estamos criando igrejas cheias de pessoas que crescem com desejos interiores de forma errada.

Essas músicas despertam ambições, vinganças e entre outros malefícios, pois, em todo momento coloca o homem em um patamar superior. A partir daí entendemos o porquê de tantas contendas e blasfêmias com o nome de Jesus.

Uma atitude sagrada que é a adoração, tem se tornado, algo totalmente mal interpretado. Por isso nós fizemos esse estudo exclusivo para você! Quero que cada um dos leitores da Enfoque Bíblico possa ter uma vida totalmente transformada pela Palavra.

Irmãos, não vou me delongar sobre esse tópico, pois, infelizmente cria uma tristeza em meu coração muito grande, por isso, fica a seu critério imaginar as demais coisas a partir da pincelada que dei aqui.

A verdade é que o legalismo somente será superado quando, sem medo algum, voltarmos a pregar e viver a mais simples verdade do Evangelho: A salvação garantida por intermédio da morte e ressurreição de Cristo (Romanos 8.31-39).

 

Conclusão – Seja um adorador em espírito e em verdade

Diante de tudo que analisamos aqui, agora cabe a você a solução dos erros que temos visto, não se esqueça de que existe um erro ao qual você pode cometer na busca de adorar em espírito e em verdade.

Que todos os dias o legalismo seja tirado do meio cristão, que venhamos ter dentro de nossos corações um espírito adorador. Devemos ser obedientes a Deus em tudo, jamais esquecendo que fazemos isso em gratidão.

Sempre quando sua adoração estiver ligada no automático e não em prazer se lembre: Jesus Cristo deu a vida por você! Não existe nada mais motivador do que esse Verbo Vivo que se entregou para que fossemos filhos.

Hoje nós só temos a oportunidade de adorar graças a Cristo. Por isso, todos os dias faça da sua vida uma emoção. Se entregue totalmente, faça coisas impressionantes para Deus.

Tenho certeza que, se hoje, você pegar cada assunto abordado nesse estudo e começar a praticar em sua vida. Você vai ser diferente! Não se espante se começarem a olhar para você e verem um adorador.

Devemos todos os dias ser adoradores transformados resplandecendo a glória de Cristo em nossas vidas (2 Coríntios 3.18).

Irmão adorar é com a vida, você pode ser um adorador em todos os momentos. Peço, por favor, que nos conte seu testemunho sobre adoração, ou sobre algo que nos edifique. Tenho certeza que, assim como você foi abençoado com esse estudo, pode abençoar outras pessoas com seu testemunho.

Utilize o campo comentário abaixo para deixar sua história de vida ou algo da parte de Deus, assim tenho certeza que vai ajudar esse estudo a chegar em outros corações.

Afinal, não existe um jeito de aprender melhor do que na prática. E com sua prática, transmitida a nós, podemos recolher grandes aprendizados. Ensine cada um de nós com seu testemunho pessoal!

 


Notas para citações e consultas:

Lições bíblicas jovens – Em espírito e em verdade (A essência da adoração cristã) – CPAD – 4º Trimestre de 2016.

Versão bíblica utilizada: João Ferreira de Almeida corrigida e revisada.

 

15 Comments

  1. Pastor Ironildo da Silva ferreira disse:

    Eu estou feliz pois aprendi que pra ser um verdadeiro adorador temos que também obedecer em tudo agradeço ao irmão Filipe Bernardino que Deus abençoe á todos vocês Amem

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém pastor Ironildo! As felicitações são todas nossas. Ficamos muito felizes em saber que mais um irmão foi edificado na Palavra. Fica na paz!

  2. Bom dia!fico feliz em estar aqui nesse site aprendendo.eu agradeço ah Deus por estar tendo esta oportunidade. e agradeço ah vocês desse site maravilhoso. que Deus os abençoe!

  3. wanda cordeiro disse:

    Deus falou muito ao meu coração através desse estudo maravilhoso ao qual edificou minha vida.
    muito obrigado,que Jesus o abençoe

  4. Alessandro disse:

    Agradeço,primeiramente, à Deus,por esse estudo,depois ao , irmão Felipe por esse grande estudo ,que abriu mais a minha mente ,em relação , à verdadeira adoração.!!!

  5. Pedro José Jemuce Inácio disse:

    Primeiramente Quero Agradecer A Deus Por Responder Minha Oraçao Com Este Estudo, E Pela Vida Dos Que Contribuiram Direta Ou Indiretamente Para Que Este Estudo Exista!, E Chegue Até Amim. Depois De Eu Concluir A Leitura, Veio Logo No Meu Coraçao Sede De Viver Este Algo Novo E Mostrar Aos Outros Este Site, Principalmente Os Da Igreja Que Frequento, e A Outras Ao Redor. Aqui É Maior Necessidade O Estudo Bíblico. Que Deus Continue Abençoando.

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmão Pedro, isso é simplesmente maravilhoso! Saber que Deus transformou vida de leitores aqui de nosso site… Fico muito feliz, Deus te abençoe!

  6. Vicente lomeu disse:

    Precisamos em si ae ar as ovelhas a ter uma consciência de adoração, priorizar o Teocentrismo e deixando que o Egocentrismo seja acrescentado nas nossas vidas.

  7. Isaías gil de souza disse:

    Muito bom esse estudo quê Deus continue lhe usando como mensageiro da sua palavra

  8. Wladimir disse:

    Excelente explicação. Que Deus continue abençoando. Vamos adorar o Senhor em espírito e verdade……….

  9. RONALDO ALVES disse:

    ótimo estudo da palavra de Deus! com certeza muitas verdades citadas pelo o amado irmão ! Deus continue abençoando sua vida.

  10. Claudia Costa disse:

    Maravilhoso esse estudo,eu fui muito edificada e me fez repensar muitas atitudes em minha vida.
    Deus abençoe por esse estudo tão preciosos relevante nessa atual conjuntura que você a igreja,eu quero ser “adoradora”
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO