Uma Família Para Jesus - Como Ser uma Família que Encoraja

Uma Família Para Jesus – Como Ser uma Família que Encoraja

Uma Família que Encoraja

Uma Família que Encoraja

Família  é um projeto de Deus , todos estamos ligados por laços que nos une, pai, mãe, avós, tios, tias, e  primos , cada um tem sua parcela de encorajamento para dar, e também para receber.

Infelizmente nossa realidade atual é que as famílias vivem em desarmonia, o conceito de família que conhecemos é até considerado ultrapassado, podemos perceber que é muito raro as famílias se reúnem ao redor da mesa.

Notamos também que os filhos se afastam dos Pais cada vez mais, cada um está no seu canto usando o computador, o celular ou a televisão, não tem quase nenhum tempo de qualidade e mal conversam o que infelizmente é uma grande quebra nesse relacionamento precioso que é o da família.

Por causa da família não ter mais comunhão, não compartilha uns com os outros o que esta sentindo, nem seus sonhos ou projetos.

Os filhos tem se sentido desamparados e perdidos pois não tem liberdade para conversar com os Pais, sentem como se os pais não estivessem disponíveis uma vez que normalmente eles estão trabalhando ou conectados à outras coisas  o que faz com que eles busquem encorajamento de pessoas de fora que nem sempre serão pessoas que vão abençoar sua vida, na maioria das vezes serão conselhos malignos, o inimigo se aproveita da ausência dos pais para semear mentiras e confusão na mente dos filhos.

É por isso mesmo que mais do que nunca precisamos estar atentos, precisamos orar, precisamos clamar pela nossa família, precisamos pedir a instrução de Deus, pedir Graça, Pedir sabedoria e nos reconectarmos, para podemos dar o encorajamento que nossos familiares precisam para seguir a diante.

Ninguém melhor do que a família para estar ao seu lado em momentos de dificuldade ou quando estiver conquistando algo com o que sempre sonhou.

O que é encorajar

Encorajar dar a mão, dar um empurrão para a vitória.

Segundo o Dicionário Caldas Aulete  o termo encorajar significa 1. Dar coragem a; INCENTIVAR; ANIMAR. 2. Tomar coragem.

Hoje em dia sem tempo para nada, nos esquecemos que somos movidos por palavras, olhares, gestos. Todos precisamos ser encorajados, muitas vezes nosso dia não esta muito bom, choramos, nos desesperamos, pensamos que nada vai dar certo, ou que está tudo acabado. Mas ai Deus manda anjos para ajudar, pega nossas mãos, nos levanta.

Sabe aquela pessoa que você tromba “do nada”, e então ela te olha, te ajuda a se equilibrar, te coloca em pé, e mesmo sem falar nada segurou seu braço, deu um tapinha em seu ombro e foi embora? E pronto você ganhou seu dia, sentiu paz, alegria… é assim que funciona. Deus usa pessoas o tempo todo como seus instrumentos de encorajamento.

As vezes tem alguém perto de você triste sem animo ou atémesmo pensando besteira, ai do nada, (na verdade nunca é “do nada”, não é mesmo?) você lembra da pessoa, pensa em ligar para dizer um oi, isso é um toque de Deus para socorrer, o valor de uma palavra é enorme. Você também pode ser um “anjo” e encorajar alguém, especialmente os da sua casa, os seus familiares mais próximos.

Encorajar é também estar a par das dificuldades do próximo, é perguntar se esta bem se precisa de algo. Isso pode mudar o dia e a vida de uma pessoa, saber que alguém se importou que lembrou, ganha um novo ânimo, faz com que consiga superar e ir em frente, pois  quem esta próximo sabe que pode ser difícil superar mas com  união e encorajamento fica bem mais fácil.

Encorajamento na Bíblia

Na Bíblia existem muitas passagens de encorajamento e em 2 crônicas 35:2 diz “designou os sacerdotes  para seus cargos e os ENCORAJOU.”

Outra passagem sobre encorajamento mostra o próprio Deus encorajando um novo líder. Imagine você que após seu mentor falecer, você precisaria tomar conta de um povo de milhares de pessoas e ajuda-los a chegar na terra prometida, não deve ter sido fácil para Josué. Logo no Início do livro de Josué, no capítulo 1 você vai ver o próprio Deus lhe dizendo “Esforça-te e tende bom ânimo”, Deus fala para Josué ter bom ânimo no versículo 7, no versículo 8 e repete no versículo 9 dando ênfase “Já não te mandei eu?”.

Assim Deus é conosco, Ele nos encoraja a prosseguir a cada dia, você encontrará na Palavra de Deus muitos versículos de encorajamento, vamos compartilhar um deles aqui:

“Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”  Filipenses 4:13

Não quer dizer que não haverão dificuldades, mas que em Deus você poderá vencê-las pois Ele te dá forças para prosseguir! Quando Paulo escreveu esse verso, ele estava na prisão, leia atentamente os versos que o antecedem, Paulo está contando que aprendeu a viver tanto na abundância quanto na dificuldade, justamente porque Deus o fortalece, foi Deus quem encorajou Paulo. Este é um lindo exemplo.

Encorajamento na Família

É muito importante que a família encoraje, que de força para que os projetos e sonhos dos seus se realizem.

Quando você vai fazer algo novo, que pode parecer até mesmo insensato ou difícil de ser aceito, normalmente as pessoas te olham com desconfiança, quando alguém é o primeiro a tentar fazer algo de forma diferente, normalmente enfrenta muitas lutas. Lembra quando disseram que a terra não era plana? Causou muita dor de cabeça até que fosse provada essa verdade que mudou toda a forma de ver o mundo… literalmente.

 Mas sempre tem aquele familiar que vai te encorajar dizendo que sua ideia é boa, que isso vai ser maravilhoso, que você deve mesmo tentar e então você se enche de coragem e vai em frente.

Vamos simbolizar seu sonho como uma lâmpada apagada, cada vez que alguém fala palavras de encorajamento a luz vai ficando mais clara, você vai ganhando confiança até que esta luz (confiança ) vai estar tão clara que todos ao seu redor vão perceber o quanto esta ideia é maravilhosa, e você vai em frente sem temer nada. Este é o papel da família, encorajar iluminar, dar força, pois este amor incondicional familiar tem muito poder.

5 Atitudes para encorajar seus familiares

São perguntas simples mas que fazem muito bem ouvir, pequenas coisas que dão alegria e fazem reagir a tudo de forma positiva. Pequenas frases que vão ajudar muito, a família estando atenta aos detalhes e dizendo “vai dar certo”, as vezes é só o que está faltando para conquistar algo maravilhoso.  Podemos começar com 5 exemplos, mas temos muito mais.

1- Perguntar “Como você está hoje?”

2- Quando vir alguém em dificuldade, perguntar: “Como eu posso te ajudar?” e se não tiver forma de ajudar efetivamente, você pode dizer “vou orar por você, você vai conseguir”

3- Incentivar dizendo: “Você vai conseguir!”

4 -Em situações complicadas, apoiar dizendo “Vamos resolver juntos”, “Conte comigo”

5-Perguntar: “Como está sendo seu dia?”. Algumas famílias encorajadoras inclusive têm o hábito de sentar-se juntos ao final do dia e contar seus pontos positivos e negativos daquele dia.

Como ser uma família que encoraja?

Existem muitas atitudes de encorajamento que você pode ter para ajudar algum familiar que esteja passando por uma fase difícil, listamos algumas aqui para mostrar como é uma família que encoraja:

  • Tenha suas bases firmes em Deus, Ele é a fonte de toda força e coragem.
  • Acredite nos sonhos de seus familiares
  • Escute seus familiares, se vocês não conversarem, como poderão apoiar um ao outro, não é mesmo?
  • Dê apoio quando seus familiares estiverem se sentindo incapazes de fazer algo.
  • Procure mostrar o lado positivo das coisas quando seu familiar estiver passando por uma situação muito difícil.
  • Invista tempo junto daquele familiar que esta precisando ser encorajado, pode ser saindo para tomar um café ou dar uma volta no parque, mas estar junto ajuda muito!
  • Procure sempre elogiar os avanços que a pessoa fizer na realização de seus sonhos ou metas, cada passo é importante!
  • Utilize de exemplos Bíblicos de pessoas que venceram dificuldades, conte histórias para motivar quando a pessoa estiver com vontade de desistir.
  • Diga aos seus familiares o quanto você acredita neles.
  • Honre as conquistas de seus familiares, nunca use a frase “não fez mais do que a obrigação”, além de ser um balde de água fria, não é totalmente verdade, as vezes a pessoa se esforçou muito para conseguir aquilo que para você parece simples de fazer.
  • Diga aos seus familiares o que eles podem fazer por você, há pessoas que se sentem encorajadas quando se sentem úteis!
  • Sorria! Seu sorriso para um filho ou uma filha que está fazendo algo pela primeira vez pode ser a coisa mais importante!
  • Comemore, alegre-se junto com seus familiares.

Aqui você viu algumas ideias para ser uma família que encoraja, mas não esqueça que o principal é manter seu alicerce firme em Cristo e orar sempre. Ore por seu cônjuge, ore por seus filhos, ore por seus pais, ore sempre por sua família.

Somente na Presença de Deus encontramos tudo o que precisamos para fortalecer e encorajar nossa família, uma família sem Deus não tem força para resistir nos dias maus, mas em Cristo podemos vencer toda e qualquer tempestade, unidos!

Então vale lembrar algumas atitudes cristãs fundamentais: Orar sempre, Ler a Palavra, Louvar e agradecer, Fazer parte de uma comunidade cristã, fazer parte de um pequeno grupo como escola bíblica, célula ou culto doméstico, ler bons livros cristãos, ver bons filmes cristãos, ter tempo a sós com Deus e ser grato. Tudo isso vai te ajudar a ser fortalecido e a encorajar aos outros ainda mais.

Não esqueça de ser sensível à Deus, muitas vezes Ele quer que você estenda sua mão para alguém e seja a diferença na vida dessa pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO