As consequências do pecado original na queda do homem (Gênesis 3.6)

Adão e Eva não tinham pecado ou se quer sabiam oque é isto, más conseguimos notar que através do pai da mentira, foi facilmente induzido pela serpente a buscar ser igual á Deus, fazendo assim a semente do pecado existir dentro da raça humana e com ele suas consequências.

Neste tópico quero abordar oque levou Adão e Eva transgredirem o mandato do Senhor e comer da arvore da Ciência do bem e do mal, e também quais foram os efeitos que este ato fez não só com a sua geração más com todos que vieram após ele.

Porque o pecado de Adão é apenas dele más as consequência todos nós herdamos.

Deus havia colocado o homem no jardim do Éden (lugar das delicias) como o próprio nome já pré-figura era um jardim aonde tudo que tinha lá era bom, quem sabe os frutos que lá existiam, ou conviver com os animais de forma saudável, tanto que Deus fez brotar da terra toda árvore agradável a vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim (Gênesis 2.9).

Só que neste mesmo ambiente de delicias tinha um fruto que ele não podia pegar (comer) que era da árvore da Ciência do bem e do mal, ao qual o próprio Deus ordenou desta forma (Gênesis 2.16-17).

Até o presente momento existia apenas Adão más Jesus viu que não era bom que o homem ficasse só (Gênesis 2.18) então de uma das costelas de Adão formou Eva, aquele homem que outrora estava solitário quando viu esta bela mulher se encantou de tal forma que fez oque podemos considerar “uma declaração de amor” à ela:

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma carne.(Gênesis 2.24)

Agora não estava mais só tinha uma companheira que estaria sempre do seu lado, porém esta mesma mulher foi a qual foi induzida pela serpente a comer do fruto (há quem diga que não foi de uma hora para outra que despertou esta vontade de comer do fruto, pois primeira se vê para depois desejar, e até despertar o desejo precisa de repetidas vezes olhar para a arvore) , interresante que Satanás não usou argumentos viáveis, se pararmos para analisar, ele disse:

Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. (Gênesis 3.4-5)

“Certamente não morrereis” – ao afirmar isto ele estava dizendo que Deus mentiu quando disse que “se comerdes certamente morrerás” (Gênesis 2.17), acusava a veracidade de Deus, más muito pelo contrário do que a Bíblia nos diz, porque na verdade Satanás é o Pai da Mentira (João 8.44).

“Se abrirão os vossos olhos” – acusava neste momento que Deus não havia dado a eles um verdadeiro paraíso más sim que o melhor ainda estava por vir quando viessem “abrir os olhos”.

“Sereis como Deus” – o mesmo sentimento que Lúcifer despertou no coração querendo ser semelhante ao altíssimo (Is 14.13-14) agora transmitia para Eva, coisa esta que seria fácil de desmascarar pois a mulher sendo uma criatura formada pelas mãos de Deus, não haveria forma alguma de ser “igual a ele”, apenas tinha a essência da semelhança.

 

A queda do homem

Aquela mulher tinha tudo junto com Adão, estava no lugar das delicias, tinha diversas outras arvores naquele local que com certeza chamava muito a atenção “Más então como estas mentiras conseguiram de forma tão fácil seduzir á Eva de tal forma que conseguiu até induzir seu companheiro Adão?” , tal questionamento é fácil de ser respondido ao analisarmos mais afundo o seguinte versículo:

E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e arvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3.6).

Boa para se comer: Concupiscência da carne.

Agradável aos olhos: Concupiscência dos olhos.

Desejável para dar entendimento: Soberba da vida.

Analisando este três desejos rapidamente se faz um paralelo com 1 João 2.16:

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, más do mundo.

Eva despertou em si mesmo desejos mundanos estes que por sinal a fizeram cair em tentação, “porventura Deus não foi injusto ao colocar esta árvore no jardim e assim futuramente despertando o desejo em Eva e Adão?”

A resposta é: “Não! pois a Bíblia diz em 1 Coríntios 10.13 que não nos sobrevêm tentação alguma alem do que possamos suportar”, quando Deus permitiu que Eva fosse tentada ele conhecia a capacidade daquela mulher então sabia que ela podia rejeitar más mesmo assim, ela não suportou e caiu no engano.

 

Consequências da queda do homem

A consequência que esta queda logo nos primeiros humanos foi desastrosa ao ponto da semente do pecado passar por todos (Adão e Eva eram os representantes legais da geração humana ali no Éden, logo por nossos representante pecarem todos também fomos afetados) e todos nascerem em pecado como diz Davi em seu Salmo:

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.(Salmos 51.5)

A causa ficou tão critica ao ponto de Deus não achar nenhum justo:

O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.(Salmos 14.2-3) 

Com todos agora em pecado e destituídos da gloria de Deus (Romanos 3.23) a necessidade de um redentor aumentou ainda mais, porque as nossas iniquidades fazem divisão entre nós e Deus (Isaías 59.2), tanto que Jó fez o seguinte questionamento:

Na verdade sei que assim é; porque como se justificaria o homem para com Deus.(Jó 9.2)

Naquele momento ninguém o respondeu, talvez até tenha se feito um silêncio e ninguém falava nada, até porque ele por si mesmo não conseguiria se justificar, más um dia o Apostolo dos gentios (Paulo) respondeu em uma de suas cartas aos romanos:

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.(Romanos 5.1)

Glorias a Deus! agora através da expiação de Cristo Jesus no calvário conseguimos ser justificados pelo seu sangue, porque o salário do pecado é a morte, más o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6.23).

O homem por si mesmo não consegue salvar-se porque tem uma natureza pecaminosa caída, más com o redentor isto se tornou possível, porque do mesmo modo que a morte veio por um só homem a salvação também (Romanos 5.15, João 3.16).

Quando deparamos com a ideia de que fomos considerados culpados por causa do pecado de Adão, nossa primeira reação é protestar, pois parece injusto. Afinal, não decidimos realmente pecar, não é? Então porque somos tidos como culpados? sera justo que Deus haja assim?, Respondendo a isso, podemos dizer três coisas: (1) todos que protestam se isso injusto também cometeram voluntariamente muitos pecados efetivos, dos quais Deus também nos considera culpados. Essa sera a base fundamental do nosso julgamento no ultimo dia, pois Deus “retribuirá a cada um segundo o seu procedimento” (Romanos 2.6) e “aquele que faz injustiça recebera em troco a injustiça feita” (Colossenses 3.25). (2) Além disso, alguns argumentam o seguinte: “Se qualquer um de nós estivesse no lugar de Adão, também teria pecado como ele, como o demonstra a nossa subsequente rebeldia contra Deus”. Acho provável que isso seja verdade, más não me parece um argumento concludente, pois faz suposições demais sobre o que iria ou não acontecer. Tal incerteza talvez não ajude muito a reduzir a sensação de injustiça que têm em alguns. (3) A resposta mais convincente à objeção é salientar que, se achamos injusto ser representado por Adão, então devemos também achar injusto que Cristo nos represente e que sua justiça nos seja imputada por Deus. Pois o procedimento que Deus usou foi precisamente o mesmo, e é exatamente isso que Paulo destaca aos romanos 5.12-21: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Romanos 5.19). Adão, nosso primeiro representante, pecou – e Deus nos considerou culpados. Mas Cristo, representante de todos que nele crêem, obedeceu perfeitamente a Deus – e Deus nos considerou justos. Esse é simplesmente o modo como Deus estabeleceu que a raça humana viveria. Deus considera a raça humana como um todo orgânico, uma unidade, representada por Adão, como cabeça. E Deus também considera a nova raça dos cristãos, os redimidos por Cristo, como um todo orgânico, uma unidade representada por Cristo, como cabeça do seu povo. (Fonte: Teologia Sistemática – Wayne Grudem)

Aqueles que ainda não aceitaram Jesus como único e suficiente salvador em concupiscência estão, e infelizmente não há outro fim para as suas almas se não se arrependerem, por mais que alguém argumente que não tem pecado, ou quem sabe até que não faz nenhum mal para ninguém então não precisa de Jesus.

Com base neste estudo que acabamos de analisar percebemos que não é bem por este caminho, todos nós temos pecados seja herdado ou seja cometido por nós mesmos, e mais do que nunca precisamos de um Salvador, estamos ao findar os tempos poucos dias são os que restam ainda para a geração humana oque há de vir vira, e não tardara.

 

Conclusão

Com certeza, a maior consequência da queda de Adão e Eva foi o pecado que herdamos dela, más para vitoria de todo aquele que crê em Jesus é que a partir do Messias o Filho de Deus temos a oportunidade de tirar essa natureza caída nossa, e se levantar com a força do Espirito Santo.

13 Comentários

  1. Marcos D. Camargo disse:

    A paz do Senhor Jesus Cristo
    Gostei muito do trabalho e gostaria de usa lo como fonte para minha aula bíblica.
    Gostaria de saber posso usa lá dentro dos padrões bibliográficos e também dessa forma divulgar seu maravilhoso trabalho.

  2. Maria Aparecida vidal disse:

    Estudo maravilhoso e de profundo ensinamento. Jesus é lindo usando vocês para nos ensinar. É gratificante conhecer mais da palavra.

  3. Bernardo pereira disse:

    Apaz
    Do senhor,eugostei muito deste,estudos podemos dizer e quero sempre esta atualizado com esse site

  4. Wildnei disse:

    Graça e paz!
    Queria usar este estudo pra complementar uma mensagem , tenho autorização?
    Muito bom gostei muito!

  5. Pedro disse:

    O pecado nivela os humanos para baixo, amesquinha-os e os expõe ao ridículo. O milionário “pegador de mulher” nunca mistura com um pobre “pegador de mulher”. Continuam incluído e excluído e para piorar nivelados para baixo…:)

  6. Rogéria Salles disse:

    Poderia me passar mais informações.
    Estou fazendo TCC.
    Sobre a queda de Adão e suas consequências.
    Obg

  7. Lyvia disse:

    A Paz do Senhor Jesus
    Um ótimo estudo Deus abençoe vocês

  8. Gabriel disse:

    A Paz do SENHOR, eu gostaria de utilizar esse estudo em uma aula Bíblica e quero saber se ,você me permite?

    Desde já agradeço pelo trabalho e pela ajuda dada!

    Que Deus te abençoe grandemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO