Jovens: Sois fortes, a palavra de Deus está em vós e já vencestes o maligno

Qual o poder da juventude? Será que você jovem tem um poder na mão que é inexplorado ainda? Estou profundamente convicto do potencial de cada um de vocês!

Vamos aprender nesse estudo o quanto a juventude tem um potencial de baixo de seus ombros. Quantas vezes no mundo moderno, vemos eles em posições de destaque, como:

  • A frente de startups de sucesso.
  • Ganhando cargo em evidência dentro de empresas.
  • Se formando e abrangendo uma tecnologia ainda oculta para muitos.

Mas, segundo a Bíblia, como é? Será que são realmente fortes? Sim! João escreve em sua epístola o seguinte versículo:

“… Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (1 João 2.14b)

Esse texto bíblico é tão precioso, que será por ele que vamos caminhar nesse aprofundamento bíblico que faremos hoje. Existe três verdades tão poderosas nessa Palavra que você verá ao longo do assunto, ao qual creio que depois de sua análise, sua vida será transformada!

A transformação de vida, ocorre quando notamos que estamos caminhando por um lugar errado e a partir daquele momento começamos a praticar o certo. A transformação de vida é pregada pela Bíblia. A transformação de vida é a necessidade urgente do século XXI.

Nosso propósito é te dar um rumo, dar um motivo para transformar sua trajetória. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais parecemos com Ele. É isso que vamos fazer nesse estudo. Te aproximar de Deus para te fazer refletir a glória dEle (2 Coríntios 3.18).

Vamos aprender como é a Palavra de Deus estar em nós, e como realmente vencemos o maligno por intermédio disso. A óptica apresentada nesse estudo é exclusivamente para edificação de sua vida, utilizando os 5 passos altamente eficaz para um bom estudo bíblico, eu recomendo:

Quantas vezes você se parou perguntando: Será que eu tenho vencido Satanás? Será que sou verdadeiramente um servo de Deus? Esse texto que será analisado ao qual João escreveu, é eficiente em solucionar essas e outras dúvidas.

 

A sociedade que tenta vencer o maligno mais não consegue

Vivemos em uma sociedade antropocêntrica, colocando o homem no centro das vontades. Tudo gira em torno da humanidade caída. Outdoors, imagens, notícias e coisas semelhantes a essa, tudo giram em torno de uma coisa: Desejos carnais.

Quanto mais se passa o tempo, vai ficando mais nítido a presença do maligno no presente século. Aliás, não é de se espantar, o próprio Jesus afirmou que viriam tempos em que o povo ia se corromper pois estariam cheio de desejos provenientes da iniquidade (Mateus 24.12).

O que acho mais interessante desse atual século, é que, gostam de confessar a Deus, mas, o rejeitam em atitudes. Vou deixar claro do que estou falando:

  • Falam: Jesus me abençoe, Deus me livre. Colocando como jargões e não tendo nada que indiquem a presença de Deus na vida delas.
  • Confessam que vão a igreja. Saindo de suas bocas tanto isso, como, palavras ofensivas.
  • Acreditam em Jesus. Tendo um estilo de vida, totalmente contrário a Bíblia.

Será que você tem caído nesse erro? Pense bem na sua vida hoje! (existe um erro muito comum que as pessoas caem, eu escrevi sobre como evitar esse erro)

Você não pode ficar de forma alguma assim, se até hoje tem sido essa sua realidade, está na hora que uma transformação de vida por meio da Bíblia.

Qual o problema dessa sociedade? Eles pensam que não são do maligno, ou que vencem o maligno. Porém, não existe nenhuma verdade bíblica ao qual afirma que aqueles que se envolvem com coisas como: Prostituição, adultério, fornicação, inimizades, pelejas e entre outras, tem participação como filhos de Jesus.

Muito pelo contrário, existe versículos que contrariam claramente essa realidade:

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 2.19-21)

E você, vai ficar de qual lado? Vai ficar na humanidade caída em que vivemos, ou, ser forte, tendo a Palavra de Deus em nós para vencer o maligno?

Tem uma frase dita por Matthew Henry que diz: Manifestando reverência, aprendemos obediência. Sua vida tem sido um altar de reverência e obediência, ou tem se passado o tempo e nada mudou?

Já vamos aprender as três verdades do texto de 1 João 2.14b, mas antes, quero te citar um testemunho de um homem que não se prostrou diante de uma geração corrompida:

1) Filipe, discípulo de Jesus. Foi usado pelo Espírito Santo em um grande avivamento, Samaria foi esse palco. Filipe fundou várias igrejas na Turquia e na Síria. Finalmente chegando a Frigia, cidade idolatra cujos moradores se recusavam a crer no evangelho, apesar dos muitos sinais e milagres que Filipe realizava.

Historiadores antigos dizem que Filipe foi chicoteado, jogado na prisão e, depois, crucificado. Já outros dizem que ele foi amarrado a um pilar e apedrejado até a morte. Filipe partiu para a glória em 51 d.C., tornando–se o segundo apóstolo a perder a vida pela causa de Cristo.

Um coração que não se perde diante da idolatria mundana é uma pessoa transformada. A vida não pode ser levada a partir do ponto de vista de uma cidade. A cidade idolatra, certamente foi um desafio para Filipe, mas, mesmo assim, acreditou na sua fé individual. Indo até a morte por Cristo.

Como já dizia o apóstolo Paulo: Se estou vivendo é para Cristo, se eu morrer, significa que o ganhei (Filipenses 1.21). 

Assim ocorreu com Filipe, enquanto vivia, era segundo a vontade de Cristo (Cristo ou Jesus é os nomes mais conhecidos do Mestre, porém, fora esses existe pelo menos outros 100 nomes que você precisa saber), quando morreu, alcançou a sua vitória.

Diante de uma realidade tão exposta dessa geração que vivemos, quem é você? Filipe ou a cidade que recusa a crer no evangelho? Agora que você está pronto, vamos analisar a fundo, três verdades do texto de João, buscando uma transformação de caráter e vida.

 

1) Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes

A primeira verdade é que a geração jovem é forte. Você não é igual a aqueles que se desgastaram com o tempo, esquecendo da fé. Tem vigor dentro da sua vida, ou seja, você tem a possibilidade de dedicar-se ao máximo a Deus.

Com todas as facilidades no pecado que existe atualmente, a força de Cristo ainda habita em você, quero te mostrar algo:

  • Você não tem falta de sabedoria, pois Deus da liberalmente (Tiago 1.5).
  • Sua mente é a mais impressionante, pois é a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16).
  • Quando você busca a Deus, conquista coisas grandes (Jeremias 33.3).

Com esses três exemplos citado acima, porque você continua se colocando em um complexo de inferioridade? (E observe que citei três, mas, existem diversos outros).

Não se perca na geração da permissão, aonde tudo pode e tudo é liberado. Você é forte e não fica perdendo para o pecado (1 João 3.6). Jesus vai dizer na passagem da Videira Verdadeira, que você deve estar constantemente ligado nEle.

A força citada nesse versículo que estamos nos aprofundando pode ser aplicada em dois pontos importantes:

1) Religiosa: A força deve ser utilizada primeiro para vencer as guerras espirituais (Efésios 6.10-13). Não adiante ter força, porém, não lutar contra as astutas ciladas de Satanás, pois, se fizer isso, será tudo em vão. Quando Cristo deposita força nas suas mãos, é para primeiro ser firme e forte na sua jornada Cristã.

2) Material: A força depois de utilizada de forma espiritual, serve também para a material. Jovem, tem um vigor para correr atrás dos seus objetivos de vida, como: Faculdade, família, conhecimento bíblico e entre outros. Quando somos jovens temos a mente fértil, parece que tudo fica mais fácil no aprendizado.

Com isso, não utilize sua força de forma errada, se assim fizer, estará cometendo pecado. Tem um versículo que vai nos ajudar na compreensão da força:

“… Porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.” (Lucas 16.8)

Esse texto bíblico escrito por Lucas pode doer bastante, pois relata que os filhos do mundo são mais prudente que os filhos da luz. Isso se deve pois, é mais fácil ver pessoas mundanas correndo atrás de seus objetivos do que os filhos da luz.

Existem pessoas que se acomodam na busca de conhecimento, principalmente bíblico. Mas, para alguns que querem aprender mais, eu posso te apresentar 3 aprendizados para aqueles que querem estudar a Bíblia de maneira verdadeira.

Apesar de serem filhos da luz, são preguiçosos e sem rumo. Enquanto esses perdem tempo, existe aqueles que são doutores em conhecimentos profanos.

Qual filho você tem sido? Filho imprudente ou prudente? Suas forças em Cristo devem estar renovadas, aptas para poder conseguir utilizar na sua vida aqui em Terra, buscando amar ao Senhor de todo coração, alma, entendimento e todas as forças (Marcos 12.30).

Tenho uma dica rápida e que nunca falha: Mude! Se sua vida não está em conformidade com a palavra: mude; se não tem seguido as ordens de Deus: mude; se seu caráter é hipócrita: mude.

A mudança é necessária durante toda a vida, isso quando é mudança para melhor…

 

2) Jovens, a Palavra de Deus está em vós

A segunda verdade é que, enquanto estou em Cristo a Palavra de Deus está em mim. Lembra das duas perguntas no começo desse estudo?

  • Será que eu tenho vencido Satanás?
  • Será que sou verdadeiramente um servo de Deus?

Elas são respondidas nessa parte do versículo. Você vence o diabo se, a Palavra de Deus estiver verdadeiramente no seu coração. Vale ressaltar que uma coisa é passar, outra é, estar. Quando falamos estar significa: Algo que permanece.

As Escrituras não são enfeites, muito pelo contrário, são de grandes utilidades diárias nas nossas vidas. E ainda para você quer pregar ou aperfeiçoar sua pregação, posso te ensinar 6 passos para fazer uma pregação do início ao fim.

Uma frase interessante é: Quem não lê a Palavra de Deus, não conhece o Deus da Palavra. Se em nenhum momento do seu dia você para, tirando um tempo, meditando nas Escrituras. Quero te dizer uma triste realidade: Você pouco conhece Deus.

Como você quer ter uma vida em Deus se não busca conhecimento sobre Ele? A Bíblia vai nos revelar todo o perfil misterioso de nosso Jesus. Se você tem perdido tempo com: Futebol, vídeos e filmes e esquecido de Jesus, quero te dizer que tem errado bastante.

Como assim? Futebol, vídeos e filmes são pecados? De forma alguma! Porém, se você se dedica a isso e exclui Deus de seu cotidiano, certamente é um lazer que vai se tornar pecado. Analise comigo as palavras do salmista:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119.11)

O Salmo nos diz que a Palavra no coração permite não pecar contra Deus. Agora você entendeu? Futebol demasiado no coração, não te evita de pecar! Vídeos demasiado no coração, não te evita de pecar! Agora, a Palavra de Deus no coração, faz sua trajetória Cristã alavancar.

Mas porque isso ocorre? Simples, quando temos as Escrituras no coração, nossos pensamentos pecaminosos são sem desejos. Vou explicar melhor na imagem abaixo (Se estiver em smartphone clique sobre a imagem para dar zoom):guardarapalavra

Conseguiu entender? Um coração cheio de Bíblia, é uma vida transformada!

Agora que você entendeu que no seu coração deve estar guardado somente aquilo que é proveniente de Deus, podemos caminhar para a última parte desse versículo.

 

3) Conclusão – E já vencestes o maligno

A terceira verdade é que a força e Palavra de Deus em nós, proporciona uma vitória triunfante sobre o maligno. Não existe poder das trevas que possa combater um jovem ou qualquer cristão que tenha força e um coração guardado.

Quando você se dispõe a ir atrás de vencer a guerra espiritual que existe, certamente você tem que se utilizar desses meios citados no estudo. Não pare jamais! Não desista jamais.

Uma das coisas que me ajuda bastante quando estou passando por momentos turbulentos de minha vida, é pedir ajuda para aqueles que já passaram pela mesma situação. Você tem mentores espirituais? Se não, seria excelente você arrumar.

O diabo pode ter tentado se levantar contra a geração da Cruz, mas uma coisa que aprendi, é que ele não é um deus caído e sim um anjo caído. Ou seja, não tem poder de deus para brincar com sua vida como lhe apraz. Satanás tem que pedir autorização para fazer algo com você, assim como fez com Jó (Jó 1).

Quer analisar um versículo interessante junto comigo? Veja:

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (2 Pedro 5.8)

Esse texto contém verdade extraordinárias! Se você perceber bem, Pedro escreveu que o diabo anda em derredor buscando a quem possa tragar. Buscando significa que, ele não pode tragar qualquer um. Pois se está buscando, é porque existe pessoas ao qual ele não pode tocar.

Você é uma delas. Se tem a força de Cristo e a Palavra de Deus em sua vida, fica despreocupado. Satanás pode até estar tentando te tragar, mas dentro de você tem uma virtude que nem ele e nem ninguém pode tirar.

Já vencestes o maligno!

Esse estudo foi uma benção em sua vida? Comparti-lhe sua história conosco, e da mesma forma que você foi abençoado, ajuda também outras pessoas. Você pode fazer isso utilizando o campo comentário abaixo e edificando nossas vidas.

Se você gostou muito desse aprendizado da Palavra, pode receber estudos exclusivos agora mesmo no seu celular ou computador, bastar clicar na imagem abaixo falando sobre estudos exclusivos, ou se preferir, clicar aqui (todo apaixonado pela Bíblia deve gostar).

 


Notas para citações e consultas:

Versão bíblica: Almeida revisada e corrigida – Fiel.

Pérolas para vida – John Blanchard.

Loucos por Jesus – Lúcio Barreto.

Ministração Youtube – Pr. Eliseu Rodrigues (Guardando a Palavra e vencendo o Maligno).

 

 

 

10 Comentários

  1. Daniel disse:

    Gostei muito do estudo ,isso que nossa geração precisa mais palavra .

  2. Marcus de Souza Marques disse:

    Obrigado senhor meu Deus.
    Todo dia sou tentado fui homossexual no mundo e hoje sou casado e tenho um filho sou evangélico e mesmo assim tenho caído tentado a fazer as coisas do meu passado, quero ser livre completamente, não quero decepcionar Cristo. Hoje tive uma experiência muito ruim mais glória a Deus .tive forças de ler esse estudo .Quero mais ajuda. Eu tenho um mentor , mais quero mais da parte do Meu DEUS. Amo o senhor JESUS

  3. Francisca sobrinho disse:

    Que palavra edificante, muito linda e do trono, aprendi muito mais.. obrigada

  4. Manoel Felipe disse:

    Ual!De tirar o fôlego, estudo muito confrontador e edificante.

  5. Edificante uma palavra que me.trouxe um despertar.e grande conhevimento .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO