Masturbação é pecado? Descubra versículos bíblicos sobre masturbação

Você já se masturbou? Se sim, descubra as consequências nesse estudo.

Existe um problema comum entre muitas pessoas hoje em dia, independentemente do gênero (sexo), homens ou mulheres. Muitos tem caído no erro da masturbação. Acredito que seja uma dificuldade que você já enfrentou ou vai enfrentar, por isso é necessário adquirir conhecimento sobre, para vencê-lo.

Aquilo que está causando esse problema tão comum é justamente a desorientação sobre o prazer sexual. Muitas das vezes são pessoas que passam por momentos que sua vida sexual está arruinada ou no caso dos jovens solteiros, nem começou ainda.

Porém, com a orientação correta sobre o tema abordado e a ajuda do Espírito Santo, você, facilmente poderá superar essa guerra espiritual. E ainda, se conhecer alguém nessas condições vai conseguir orienta-lo da forma correta.

Nós, preparamos esse estudo que vai te ajudar! Com ele, verá versículos na Bíblia que revelam sobre a masturbação. Vamos utilizar os 5 passos para um bom estudo bíblico, evitando todos os erros possíveis sobre o assunto.

Certamente o ponto de vista aqui abordado será bem enfático, tirando conversas que não são de acordo com as Escrituras, e, priorizando a Palavra.

Mas a Bíblia diz que a masturbação é pecado? Sim!

Por isso se você:

  • Está tentando se livrar da masturbação.
  • Quer ajudar alguém sobre esse assunto.
  • Vai ter que ensinar uma pessoa ou, um grupo de pessoas sobre masturbação.
  • Quer saber o que a Bíblia diz sobre esse assunto.
  • Não aguenta ficar sem saber verdadeiramente sobre a masturbação na Bíblia.

Continue lendo, e tire todas as suas dúvidas. Lembrando que você também pode ver esse estudo em vídeo:

 

O que é a masturbação?

Considera-se como masturbação, o ato de excitar as genitálias por conta própria. Despertando assim um prazer naquele que faz. Tanto homens e mulheres, tem realizado isso.

Existia uma “velha história” que apenas homens praticavam esse ato. Porém, com o passar o tempo, isso se desmistificou. Sabendo todos que é uma prática de diversas pessoas. Fazendo isso, até uma atividade diária. Apesar que, a masturbação é comum em:

  • 80% dos homens.
  • 30% das mulheres.

A masturbação também pode ser analisada como um desejo ao qual é suprido da maneira errada.

Tem pessoas que sofre tão gravemente com isso, que não conseguem mais pensar no resto da vida, se não realizar a masturbação. Afinal, não é de se estranhar essa atitude. Pois especialistas do corpo humano dizem que é necessário fazer isso para se conhecer melhor.

Vivemos em uma sociedade aonde a influência do sexo de forma ilícita, isto é, os desejos carnais. Tem tomado grandes proporções, aonde, em propagandas, anúncios e até diálogos, todos eles apontam em satisfazer as obras da carne.

Agora, eu como cristão pergunto: Devemos seguir os conselhos de homens sem Deus ou da Bíblia?

Claro que a Bíblia! Muitas das vezes seremos confrontados com esse assunto. Aonde tentaram nos induzir a pratica da masturbação, querendo tornar isso como hábito em nossas vidas, mas, como servos de Deus. Não podemos de forma alguma ignorar a verdade bíblica sobre o assunto.

Por isso, vemos ver o que a Bíblia nos diz. Mas antes, preciso te explicar um pouco melhor sobre a constituição da sexualidade.

 

Deus constitui a sexualidade entre homem e mulher

Logo no jardim do Éden, quando Adão e Eva pecaram. Deus dá uma ordenança como primazia sobre a sexualidade:

“Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.24)

Esse texto bíblico sobre a relação sexual ou casamento é importantíssimo. Percebemos que naquele momento Deus não deixou uma curva em sua fala, a ordem era clara. O homem sente prazer em sua mulher e, a mulher no homem. Esse versículo serve também como uma forte arma contra a homossexualidade, porém, o assunto aqui é outro.

Quando Deus institui o matrimonio ali no Éden. Estava nos ensinando que tudo aquilo ao qual é contrário a essa verdade se torna pecado. Existe uma forma certa de satisfazer seus desejos, e é justamente em seu companheiro.

Paulo ainda complementa dizendo: Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se (1 Coríntios 7.12). Ele sabia que existem pessoas ao qual não consegue ficar sem casar pois começam a cair no pecado da prostituição, fornicação, masturbação e entre outros.

Por isso, se você tem buscado prazer em tal atitude fora do casamento, acabou de descobrir que é errado. Agora, quanto aos jovens? Eles não são casados… Sim, porém, é pecado mesmo jeito.

Jovens, saibam que um dia você irá encontrar alguém que será preparado por Deus para sua vida. Não fique de forma alguma arruinando sua jornada cristã com a masturbação, tenha paciência.

 

Só de desejar alguém você comete pecado

Ainda falando sobre a masturbação, quero analisar um versículo que fala poderosamente em cima do tema:

“Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mateus 5.28)

Esse versículo é precioso. Vai nos dizer que se você olhar para uma mulher, ou no caso das mulheres, olhar para um homem, cobiçando-o (Desejando imoderadamente), você já cometeu pecado em seu coração.

Somente no olhar e consulta ao coração (poço dos desejos) você já comete um pecado. Então, eu pergunto a você: Quem consegue se masturbar pensando em uma bicicleta? Quem se masturba pensando em uma cadeira? Quem se masturba pensando em uma escada?

Muito difícil! Geralmente a masturbação ocorre, no desejo de uma pessoa que não se pode ter. Fazendo assim o pecado ser gerado, realizando o prazer momentâneo e carnal.

Tome muito cuidado! Muitas das vezes você pode estar tendo pensamentos com uma pessoa e não percebendo, e quando for tarde demais não terá mais volta. Acredito que todo pecado ele não é de uma hora para a outra. Primeiro ele vai criando raízes em sua vida e depois é gerado.

Entenda uma coisa: Todas as coisas te são lícitas, mas, nem todas te convêm (1 Coríntios 6.12). Você pode sim ser rebelde e se masturbar, porém, a pergunta é: Isso te convém? É bíblico isso que está fazendo? Ou é só mais um pecado?

Não se perca em coisas que são lícitas, mas, não te convém. Quando Paulo escreve essa frase em coríntios foi brilhante. Ele simplesmente, mostrou para todos nós, que existem coisas que pensamos que podemos fazer, porém, será que é realmente convém?

 

Quais as consequências da masturbação?

A masturbação como qualquer pecado, traz consigo consequências graves. Como vimos os nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus. Assim sendo, quando você comete o pecado da masturbação, você sofre todo dia com uma coisa: Derrota.

Sim! A derrota é presente todas as vezes que você cometer o pecado. Isso cada dia mais te esfria, espiritualmente falando.

Conheci um jovem que sofreu muito com essa batalha dentro de si. Dizia-me que todas as vezes ao qual se masturbava, sentia menos vontade de orar ou ler a Bíblia. Isso de fato, é uma verdade.

Quando você faz do pecado uma prática, sua vida começa se afastar de Deus. Gosto de pensar em nossa vida com Jesus da seguinte forma: Imagine que ela é um espelho, quanto mais você se aproxima do espelho maior você se vê, quanto mais se afasta, menor você se vê. Com Deus não é diferente, quanto mais se aproxima, maior Deus é em sua vida, quanto mais se afasta, menor Deus é em sua vida.

Por isso, todas as vezes que seus prazeres carnais tomarem conta da sua vida, você se afasta mais e mais de Deus. Lembre-se de uma coisa: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10.31)

Diante desse versículo de coríntios, eu pergunto: Masturbação é para a glória de Deus? De forma alguma! Pois nenhum pecado glorifica a Deus.

 

Como se livrar do vício da masturbação?

Acredito que não exista uma fórmula mágica que vai te livrar desse pecado da noite para o dia. Você tem que gradativamente alcançar a perfeição em Cristo.

Comece evitando os locais e lugares que te fazem ter desejos sexuais desordenados. Muitas das vezes será necessário se afastar de algumas pessoas ou até mesmo parar de ver um pouco de televisão.

Pois com o bombardeio que sofremos aflorando nossos desejos. Somente “passando” longe deles que vamos conseguir vencer.

Não vale de nada fazer isso se você também não se aproxima de Cristo conforme for passando o tempo. Quando você está na luta contra o pecado, você tem que se aproximar ainda mais do Criador.

Se até hoje tem lido pouco a Bíblia ou orado pouco, mude isso! Coloque fervor na sua vida, aquilo que estava tomando o lugar do Espírito Santo no seu dia. Volte a dedicar todos os momentos possíveis para o Rei da Glória.

Acredito que aquecendo novamente a sua espiritualidade e evitando o pecado, com certeza, você conseguirá passar por essa tribulação chamada masturbação. Isso porque, não estamos falando de algo que não conseguimos viver sem, pois, a masturbação não é oxigênio. Então conseguimos viver sem ela.

Não se desespere se já tentou ficar sem pratica-la, porém, facilmente voltou a fazer. Com a busca constante de mudanças, você vai sim conseguir!

 

Não perca para a masturbação – Conclusão

Como observamos no estudo, a masturbação é um assunto bem delicado aonde muitas pessoas estão propícias a sofrer com ela. Porém, quero te dar um conselho: Não perca para a masturbação.

Entenda que Cristo é poderoso na sua vida, se você acha que não tem como se livrar mais desse pecado, você está enganado. Jesus quando estava na cruz do calvário, provou que é possível vencer o pecado, pois ele em tudo foi tentado, porém, sem pecar (Hebreus 4.15).

Ajude também outras pessoas com esse tema, nunca se esqueça de dar conselhos. Apesar de ser um assunto que muitos não preferem comentar, pode ter certeza, que é um dos que mais as pessoas sofrem.

Se tiver um filho eduque-o de acordo com a Bíblia. Não esqueça de comentar também com ele, para que possa crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor. (2 Pedro 3.18)

Esse estudo foi bênção na sua vida? Deixe-nos um testemunho utilizando o campo comentário abaixo, pois, tenho certeza que da mesma forma que você foi edificado, irá também edificar muitas pessoas com a sua história.

Se você gostou muito desse aprendizado da Palavra, pode receber estudos exclusivos agora mesmo no seu celular ou computador, bastar clicar na imagem abaixo falando sobre estudos exclusivos, ou se preferir, clicar aqui (todo apaixonado pela Bíblia deve gostar).

 

32 Comentários

  1. Adelina disse:

    Bem verdade que este estudo foi uma benção para minha vida, pois sou evangélica há mais de vinte anos e não conseguia me livrar desse vicio maldito. Ficava por longos períodos sem praticar e muitas vezes, conseguia, por meio da oração rejeitar o de fazer, porém, por outras vezes, não resistia e acabava por sucumbir. Ficava muito mal depois, deixava de orar por um tempo, me afastava de Deus por me sentir envergonhada. Mas graças a Jesus Cristo, à partir de agora, me sinto livre deste pecado maldito.

    • Felipe Bernardino disse:

      Adelina, fico muito feliz com as suas palavras, imagino as barreiras que quebrou para nos edificar com esse seu testemunho, muito obrigado mesmo! Deus seja louvado por sua vida.

  2. Renato Alves disse:

    Esse tema é muito bom e o estudo foi ótimo pois nas igrejas não se fala sobre o assunto.Deus te abençoe por esse comentário que serviu para edificação na minha vida e também de muitos.

    • Felipe Bernardino disse:

      Amém irmão Renato, fico muito feliz de coração em saber que esse conteúdo por mais que seja complicado, conseguimos explicar ele com clareza. Que Deus abençoe sua vida!

  3. Alguém disse:

    Ainda estou na fase da vergonha de orar pq não consigo largar este vício. É a primeira vez que comento sobre o assunto.
    Foi bom ler isso! Obrigada!

  4. Vi disse:

    Orem por mim! também tenho tido altos e baixos. às vezes passo longo tempo sem fazê-lo, mas caio. Não quero mais isso pra minha vida! OREM POR MIM!!!

  5. Ma disse:

    Tenho pecado constantemente. Sou um viciado na masturbação. Já não sei o que fazer. Mas não vou desistir. Vou lutar de novo. Vou voltar a orar, ler a Bíblia, jejuar, abandonar tudo o que me faz querer pecar. Orem por mim, por favor.

  6. Claudio disse:

    Achei essa materia no google, pois sofro com esse mal, ha semana q sou forte, mas tem dias que tudo volta, se eu morrer assim to perdido, assim como todo vicio isso te coloca pra baixo, vc acaba tendo vergonha, e o pior…vc acaba sendo massacrado por dentro, um dos grandes sonhos meus é me ver livre desse mal, eu peço libertação masate agora tem sido dias de muitas lutas.

  7. Jessika disse:

    Amados,boa tarde.
    Meu marido não quer ter mais relações comigo, com isso descobri que ele vem praticando esse pecado e acabei caindo tb. Vcs acham que devo mandar esse estudo pra ele, pois não conversamos mais sobre o assunto de nós dois, iria mandar pelo zap.

    • Felipe Bernardino disse:

      A paz do Senhor irmã Jéssika, eu realmente fico triste com a situação, mas ao mesmo tempo vejo em você algo querendo mudar, esse algo chama por Cristo. Acho que agora que você tem a consciência da situação, você deve primeiro buscar tudo em Cristo, pedindo a ele por um casamento restaurado. Aos poucos, tenta conversar com seu marido sobre isso, mas aos poucos, aproveitando as oportunidades. Não precisa necessariamente enviar esse estudo para ele, mas aos poucos ir desenvolvendo os aprendizados dele, e se um dia você conseguir comentar plenamente sobre isso, aí você pode comentar sobre os erros da masturbação e até mesmo falar sobre esse estudo. Vou estar orando por você irmã, Deus vai restaurar, eu creio!

    • Naldo disse:

      Ah com certeza mostre sim pra ele aí em sabe ele não se liberte disso eu se fosse ele parava o quanto antes pois depois de ter mulher eu vou me acabar na mão? De jeito nenhum ainda mais se ela for linda e maravilhosa. E acho q tanto vc quanto ele não estão mais conseguindo satisfazer um ao outro isso é muito sério.

  8. Ana disse:

    Infelizmente também Caio nesse vício, passo tempos sem, mas pra outra Caio 😓 e isso me deixa triste desmotivada e com vergonha !

    • Felipe Bernardino disse:

      Ana, a perseverança e fé em Cristo deve sempre te levantar… Por mais que as vezes pareça difícil eu recomendo que cada dia mais você se aproxime de Jesus… Quanto mais próximos de Cristo, mais longe estamos do erro…

    • Naldo disse:

      Nossa eu também fico assim exatamente a gente se sente com vergonha de ter praticado e triste eu já tive uma recaída faz uns 2 dias não é fácil a gente deixar isso de um dia pro outro e acho q sou vou parar depois de casar.

  9. Daniel disse:

    já não sei Mas o que fazer ,não consigo ficar mais qie uma semana sem me masturbar orem Por mim preciso de ajuda luto contra isso há 4 anos estou sem forças pra lutar me ajudem em oração por favor!!!!

    • Felipe Bernardino disse:

      Daniel, com certeza vou estar apresentando o irmão em minhas orações… Eu creio na vitória!

    • Rosemary de Oliveira Brum chagas disse:

      A oração é muito importante. Porém penso que deve ser decisão pessoal em dizer não a essa prática. Assim como nós decidimos por Cristo. Temos problemas emocionais com esse mundo cheio de malícia. Procurar uma ajuda profissional de um psicólogo também ajuda pois esse prazer momentâneo pode ser porque estamos usando como válvula de escape por alguma frustração, decepções, …

  10. Alexandro Santos disse:

    Tava vendo outros estudos e acabei me deparando com esse e decidi abrir, no começo de minha conversão tinha sido liberto, fiquei tempo sem cair e tipo era algo que nem passava na minha cabeça, foi super tranquilo mas não vigiei e acabei caindo, e o pior parece que cai mais e mais, porém irmãos não podemos perder a esperança nunca, sabe aquilo que oassa na cabeça de pedir perdão novamente por algo que você prometeu a Deus não cair novamente? Caiu novamente? Vá la e peça perdão quantas vezes for necessaria, se levante e lute, isso é uma fraqueza, só de você querer mudar ja é algo bom, pois você reconhece que precisar mudar, sou um jovem de 20 anos que no começo da minha conversão li muita Biblia foi por isso que no começo não tinha nada que me fizesse cair, mas quando eu deixei a palavra de lado foi ai que fui caindo, porém essa semana uma palavra cravou no meu coração, é como se eu tivesse sido liberto quando li essa palavra, fui ao monte ontem e pudi sentir muito forte a presença de Deus, e a palavra é essa. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
    27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
    28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
    29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
    Hebreus 10:26-29
    Forças irmãos meu coração anceia por ajudar pessoas que passam por isso, e sabe o que notei? Que esse mal ele é consequência de outras coisas, uma delas é se sentir sozinho, ai como você foge de Deus por se sentie envergonhado, você se sente mais sozinho ainda, e acaba caindo novamente, você tem que crer que Jesus vai te curar, e nunca perder a esperança, irei deixar meu whatsapp 54984015699 todos que estiverem sofrendo e lerem meu comentario e sentirem de confessar a mim irei ajudar, pois no livro de Tiago fala para conferssamos uns aos outros para sermos curados, como você vai querer ser curado sendo que você não confessa a alguém sobre o que você passa, você vai vencer, lembre-se o que diz a palavra, pra Deud nada é impossivel.

  11. L( mulher) disse:

    Sofria com isso, digo sofria pq tenho fé em Deus q estou me libertando, mas é mt difícil, tem sido difícil, mas qndo tomei coragem e contei pra esposa do pastor e depois tive q contar pro pastor com a presença da esposa dele lógico q é mt minha amiga e sempre me aconselha a luz da Bíblia, estou conseguindo me libertar, por orientação dela tô fazendo um jejum pela minha mente. Só assim tô conseguindo me libertar, contar pra alguém é essencial não é fácil e assim se for mulher converse com uma mulher de Deus e se for homem com um homem de Deus. E façam jejum pela sua mente, pq o ataque está em nossas mentes, e precisamos tb identificar o gatilho onde td começa, e e uma coisa q tem me ajudado bastante é ouvir a voz do Espírito Santo q dá “dicas” de como vc se libertar e uma delas foi desligar a internet do celular até 23:00h q era o horário q eu mais caia, assim se der vontade eu terei q colocar internet denovo e dá tempo de pensar nesse meio tempo.

  12. Emerson disse:

    Você está corretíssimo em abordar este assunto que é por demais relevante, você relacionou textos para embasar o assunto abordado,seu argumento é interessante e é necessário nós como líderes falar sobre essas coisas.
    Mas o que se tem das escrituras, são apenas textos que nos levam a entender que isso (masturbação), é de fato pecado como os que você citou acima.
    Você poderia ter falado um pouco sobre sodomia, que está co-relacionado com o assunto abordado.
    Mas, meus parabéns, que nosso SENHOR JESUS CRISTO continue lhe abençoando e lhe dando grande sabedoria.

  13. Edivaldo disse:

    Sim
    Mateus vão 5 versículo 28
    Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela.

  14. Citola disse:

    como faço para entrar em contato com vocês??

  15. Roberto disse:

    pecado que destrói a ALMA, a MENTE, o CORP O… e MATA O ESPÍRITO. tenho uma união está vel…familia…o relacionamento é estabilizado e minha relação é considerada normal. porém, e stou afastado dos caminhos do senhor e minh a companheira é ímpia. complicado meu caso e situação:fornicação, lascívia, prostituição( p or não ser casado) e masturbação… por que si nto prazer com esse vício carnal dos infernos. orem por minha ALMA…em nome de Jesus.

  16. De bruyne disse:

    Estudo legal, mas precisa se aprofundar um pouco mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO