O Papel da Mãe Segundo a Bíblia – Exemplos e Versículos de Mãe

O Papel da Mãe Segundo a Bíblia – Exemplos e Versículos de Mãe

O Papel da Mãe Segundo a Bíblia Exemplos e Versículos de Mãe

O Papel da Mãe Segundo a Bíblia Exemplos e Versículos de Mãe

Ser mãe é uma grande responsabilidade diante de Deus, quando Ele nos dá filhos está nos dando a Sua Herança, como está escrito na Palavra, no salmo 127 versículo 3: “Os filhos são Herança do Senhor”.

Antes de qualquer coisa, precisamos estar conscientes de que responderemos ao Senhor a respeito de como cuidamos dos filhos que Ele nos deu. Por isso mesmo é tão importante buscar ser uma mãe de uma família em Jesus, seguindo o modelo Bíblico de Mãe.

Hoje em dia são muitos os desafios para as mães, especialmente quando precisam trabalhar fora, cuidar da casa, dar atenção para o marido e para os filhos, cuidar de sua saúde, de sua vida espiritual, desenvolver um ministério e seguir seu chamado.

Deus conhece cada mãe

Espera-se que as mulheres sejam como uma super heroína que não cansa nunca, que mantém a casa limpa e organizada enquanto trabalha fora, cuida de seus filhos e ainda está sempre com o cabelo e unhas perfeitos quando, na verdade, algumas vezes ela mal tem tempo para um banho mais demorado.

As vezes somos nós que nos cobramos esse padrão inatingível e fazemos da maternidade um fardo ao invés de uma benção.

Mas saiba que Deus vê seu esforço, Ele conhece o coração de cada mãe, Ele sabe que muitas vezes você gostaria de poder fazer mais, de ser uma super mulher, uma super mãe e Ele quer te ajudar nessa tarefa, mas de forma saudável e abençoada, não como um peso ou um fardo.

Por isso, para te ajudar nessa missão tão importante, preparamos esse artigo com muito cuidado, falando sobre a família como ministério, sobre algumas mães famosas da Bíblia, sobre exemplos a serem seguidos e ainda para finalizar, trouxemos dicas práticas para ser uma mãe abençoadora e ter uma família para Jesus.

Família: nosso primeiro ministério

Muitas mulheres têm um trabalho na obra de Deus atualmente, algumas servindo como diaconisas, outras louvando, ensinando, pregando, sendo líderes de grupos e algumas  até mesmo são responsáveis por uma igreja toda.

Seja qual for o nosso chamado ministerial, vale lembrar que a nossa família é o ministério mais importante que o Senhor nos deu. Existem mulheres (e homens também), que são tão envolvidas em algum trabalho na igreja que infelizmente acabam perdendo seus filhos, algumas vezes por estarem muito ocupadas, outras por fazerem seus filhos se sentirem menos importantes e assim eles se afastam tanto dos pais quanto dos caminhos do Senhor.

O que Deus nos ensina é que Ele vem primeiro, mas não que trabalhar para Ele seja mais importante do que cuidar da família que Ele nos deu.

A Palavra diz em Marcos, capítulo 8, verso 36 “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” O mesmo vale para nossos filhos, do que vale chegarmos diante de Deus apresentando grandes obras e não levarmos nossos filhos junto conosco para a eternidade? Isso é muito sério, não é mesmo?

Por isso, devemos sempre cuidar da nossa família, a Bíblia nos adverte: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (I Timóteo 5:8). Todo esforço ministerial não terá valor algum diante de Deus se não dermos a devida atenção àqueles que são da nossa família.

7 Mães da Bíblia

Vamos citar agora algumas importantes mães, onde estão citadas na Bíblia e alguma parte interessante de sua história:

  1. Eva (Gênesis 2)- Ela foi a primeira mãe então merece ser citada, não é mesmo?
  2. Sara (Gênesis 17)- Mãe do filho da promessa, mesmo tendo lutado com a dificuldade de crer na promessa de Deus.
  3. Raquel (Gênesis 30)- Chegou a clamar “dá-me filhos, se não morro”, Deus ouviu seu clamor e lhe deu seu primeiro filho, José, que se tornou muito importante na história do povo de Deus.
  4. Mãe de Sansão (Juízes 13)- Recebeu um anjo que lhe instruiu sobre seu filho.
  5. Ana (I Samuel 2)- Outra mulher que desejou muito ter um filho, tanto que fez uma canção de gratidão a Deus quando engravidou.
  6. Maria (Mateus 1) – Pense que grande responsabilidade, ser a mãe de Jesus, Maria foi obediente e confiou em Deus.
  7. Isabel (Lucas 1)- Esperou com fé e foi mãe de João Batista

Exemplos a seguir

A Bíblia nos mostra diversos exemplos de mães que podemos seguir,  a história da Igreja também tem mães que foram muito importantes e que com suas atitudes ajudaram a propagar o evangelho.

Vamos citar aqui um exemplo Bíblico e outro de uma mãe muito especial na história da igreja cristã.

MARIA

Que melhor exemplo Bíblico do que o da mulher escolhida por Deus para gerar Seu Filho? Essa jovem certamente foi escolhida por causa de suas qualidades e de seu coração temente a Deus. Vamos falar de algumas características dessa mãe.

  • Ela confiou em Deus, o que foi essencial e ainda é essencial para uma mãe nos dias de hoje. Quantas vezes na vida não sabemos como agir,  mas Deus sabe e está disposto a nos ajudar.
  • Ela foi obediente: tudo o que recebeu de instrução da parte de Deus ela obedeceu. Muitas vezes temos dificuldades em obedecer orientações simples, mas a Bíblia nos ensina que a obediência gera bênçãos.

SUSANA WESLEY

A mãe de João e Carlos Wesley foi uma peça chave na história da igreja e do avivamento na Inglaterra, isso porque quando seus filhos faziam 5 anos eles aprendiam o alfabeto e no dia seguinte começavam a aprender a ler sendo seu primeiro texto o primeiro versículo da Bíblia.

Ela também os ensinava a orar, os corrigia e instruia, mesmo tendo quinze filhos, a todos ensinou nos caminhos de Deus, tinha até um dia especial da semana para conversar com cada filho e tirar as dúvidas que tinham sobre Deus e sobre a Bíblia. Que hábito precioso.

Há muito na história dessa mãe que pode nos ensinar a sermos uma mãe segundo o coração de Deus, você pode ler um pouco mais no livro Heróis da Fé de Orlando Boyer ou vendo este video mas aqui estão também alguns dos segredos de Susana:

  • Ela orava por cada um de seus filhos
  • Ela ensinava os filhos a orar
  • Ela ensinava os filhos a ler a Bíblia
  • Ela explicava a Bíblia para os filhos
  • Ela realizava cultos no seu lar
  • Ela tinha tempo com cada filho

Isso fez toda a diferença, a família Wesley  segundo alguns autores, é uma das famílias a quem mais devemos. Se hoje o evangelho chegou até nós, foi porque essa mãe cumpriu o seu papel diante de Deus e dos homens.

Versículos de ajuda para mães

Como mães, passamos por momentos em que não sabemos como agir, mas saiba que nesses momentos podemos encontrar auxílio e fortalecimento na Palavra de Deus,  por isso trouxemos alguns versículos que ajudam a vencer sentimentos perturbadores que toda mãe já teve ou terá algum dia:

  • Ansiedade: Salmo 25
  • Desânimo: Romanos 15:13
  • Frustração: Mateus 7:13-14
  • Insegurança: Filipinas 4:10-20
  • Impaciência: Hebreus 6:13-20
  • Ira: Provérbios 15:1
  • Solidão: Salmo 22
  • Medo: Isaías 41:5-13

5 Dicas práticas para ser uma mãe abençoadora

Já falamos de tudo o que é importante no Modelo Bíblico de Mãe, também sabemos que nosso exemplo fala muito alto então a primeira coisa é estarmos firmes com Jesus, tendo nossa vida com Deus, orando, lendo a Bíblia, estudando, fazendo nosso devocional pessoal e sendo gratas a Deus.

Agora vamos dar algumas dicas de como agir na prática para ser uma mãe abençoadora:

  1. Declare diariamente palavras de bênção sobre seus filhos como “meu filho é abençoado”, ou “você é uma bênção na nossa família” e assim por diante. Você pode inclusive declarar versículos sobre a vida dele como por exemplo “O Senhor é seu pastor e nada te faltará”.
  2. Procure ter sempre um tempo para ouvir seus filhos, conversar com eles e ensiná-los.
  3. Leiam a Bíblia juntos, não importa a idade de seus filhos, existem hoje em dia Bíblias com linguagem para todas as idades.
  4. Cantem louvores juntos. Além de agradar a Deus, normalmente as canções cristãs vêm cheias de ensinamentos, inclusive as músicas infantis.
  5. Orem juntos. Pode ser na hora de dormir, antes das refeições, ao acordar e até mesmo em momentos específicos como quando seus filhos sentirem medo, tiverem uma prova na escola ou precisarem tomar alguma decisão importante.
  6. Espalhe versículos pela casa, você pode até fazer cartazes de versículos junto com seus filhos e colocar em lugares onde sempre possam ler para memorizar.
  7. Invista em jogos bíblicos, existem muitos bons materiais para edificar sua família, tanto digitais como jogos de cartas e de tabuleiro.
  8. Assistam filmes, séries e desenhos cristãos, vão ser um momento de lazer e aprendizado.

Como ser uma mãe que ora

A oração de uma mãe é muito poderosa, quando declaramos a Palavra sobre a vida de nossos filhos podemos estar ajudando a mudar a história. Assim como Susana Wesley, a Mãe de Agostinho e tantas outras mães que foram as agentes silenciosas de grandes revoluções.

Infelizmente muitas mães não sabem nem por onde começar quando o assunto é orar pelos filhos, outras até sabem, mas acabam desanimando pelo caminho por estarem sozinhas nessa jornada mas a boa notícia é que existem recursos muito especiais para nos ajudar, trouxemos aqui alguns deles que podem ser de grande ajuda:

  • Livros “o poder da mãe que ora”  e “o diário da mãe que ora” de Stormie Omartian.
  • Movimentos de mães que oram como o movimento internacional “Moms in Prayer”, o Mães unidas em oração internacional, que ora pelas crianças e escolas em todo o mundo.
  • Reuniões online de mães de oração
  • Materiais online sobre oração para as mães.
  • Grupos de WhatsApp e de Telegram de mães que oram.
  • Páginas, perfis e grupos nas redes sociais para mães de oração.
  • Vídeos no YouTube ou lives com o tema.

Modelo de oração pelos filhos

Quando for orar por seus filhos comece agradecendo ao Senhor por tê-los confiado a você, depois lembre-se de todas as áreas da vida deles: espiritual, física e emocional.

Lembre-se também das dificuldades que seus filhos têm e apresente-as a Deus pedindo seu auxílio, apresente a Deus ainda, o momento da vida que cada um de seus filhos está vivendo pedindo que Deus os esteja guiando.

Ore ainda por pedidos específicos de cada um lembrando também de clamar por proteção de Deus contra todo mal.

Essas são algumas bases para uma oração, no entanto a maior dica de todas que poderíamos dar é depender do Espírito Santo que nos ajuda a orar.

Mãe – Uma mulher temente a Deus

Concluindo nosso artigo podemos falar que o modelo Bíblico de mãe é o de uma mulher temente a Deus que ensina seus filhos no caminho em que devem andar, assim como a mãe e a avó de Timóteo que o ensinaram a fé em Jesus Cristo e depois ele se tornou um importante líder.

O maior presente que podemos dar aos nossos filhos é o tempo. Tempo cuidando deles, tempo orando por eles, tempo brincando com eles ou lendo um livro juntos, tempo em atividades de família.

As memórias que nossos filhos terão a nosso respeito fazem toda a diferença na sua vida, elas ajudam na formação da sua personalidade, ajudam na tomada de decisões, ajudam a ser pessoas melhores.

Um dia quando não estivermos junto com eles, lembrarão de nosso exemplo quando precisarem tomar suas próprias decisões, mas para isso, precisam ter em nós um testemunho de uma verdadeira mulher de Deus. Como aquela mulher de provérbios 31, que foi o exemplo deixado para seu filho quando o livro de provérbios foi escrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO