O Papel do Pai Segundo a Bíblia - Exemplos e Versículos de Pai na Bíblia

O Papel do Pai Segundo a Bíblia – Exemplos e Versículos de Pai na Bíblia

O Papel do Pai Segundo a Bíblia Exemplos e Versículos de Pai na Bíblia

O Papel do Pai Segundo a Bíblia Exemplos e Versículos de Pai na Bíblia

A Bíblia é o livro mais atual do mundo, mesmo tendo sido escrita a tanto tempo ela traz respostas às perguntas de nosso dia a dia ensinando muitas coisas importantes para uma família que quer seguir a Cristo, como por exemplo qual é o modelo Bíblico de pai.

Popularmente é muito clara a importância da figura paterna na vida dos filhos, a psicologia também explica a influência de um pai bem como a psicanálise e até mesmo a pedagogia fala da importância do pai na aprendizagem global dos filhos.

Mas você já parou para pensar no que a Bíblia nos ensina a respeito da figura paterna? Você sabe como é um pai segundo o coração de Deus? Compreende as responsabilidades de um pai diante de Deus? Sabe qual é o modelo bíblico de pai?

Vamos procurar sanar essas dúvidas aqui nesse artigo trazendo um pouco do que a Bíblia ensina sobre paternidade, versículos, exemplos bíblicos, reflexões sobre alguns pais e dicas para ser um pai de uma família para Jesus.

A Bíblia e a paternidade

Para começar não poderíamos deixar de dizer que a Bíblia é um livro sobre paternidade, desde o Gênesis notamos que Deus se apresenta como pai, e que Ele deseja que o povo seja como filhos.

Ele trabalha tanto individualmente como coletivamente a questão da paternidade com seu povo e você pode perceber o quanto este tema tem valor quando geração após geração se fala no Deus de Abraão, Isaque e Jacó ou quando se diz que Abraão é o pai da fé.

Podemos notar também como a Bíblia trata da paternidade em versículos como os do Salmo 103: “Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”

Não podemos esquecer que Deus é nosso pai perfeito, é provável que sua experiência com seu pai terrestre tenha sido frustrante em algum momento, que seu pai tenha falhado com você ou que você tenha se sentido desamparado por ele…

Deus nunca te desamparou

Mas você precisa ter em mente de forma muito clara que Deus nunca te desamparou, que Ele não te decepciona e que Ele é um pai que sempre esteve e sempre estará ao seu lado, Ele nunca falhou e nem jamais falhará.

Baseados nisso e lembrando o que está escrito em João 1:12 :”Todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, são feitos filhos de Deus”.

Podemos entender que Deus nos adotou como filhos quando aceitamos a Jesus Cristo, que Ele é o pai que nos ama, que nos livra do mal, que se importa com cada dia de nossa vida e nos ajuda nos momentos de lutas e aflições.

Para afirmar ainda mais esta paternidade especial, vale também refletirmos no que está escrito em 1 João capítulo 3 versículo 2:

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” Ele é nosso Pai e continua a realizar em nós uma grande obra, por isso podemos ser cada dia mais parecidos com Ele e termos uma verdadeira família para Jesus.

Versículos para os pais

A Bíblia tem muitas orientações para os pais, algumas delas falam diretamente outras são parte das instruções para uma vida voltada para Deus, para ser um bom pai, vale memorizar alguns versículos chave que estão na Palavra de Deus, eles serão um importante combustível para a sua fé e serão instrução para seus dias.

Entenda que como pai, você é exemplo para seus filhos, sua vida e seu exemplo é a primeira Bíblia que suas crianças vão ler, não basta apenas falar sobre Deus ou sobre ser um bom cristão, como muitos dizem por aí…

Deus não tem netos, é necessário que você ensine aos seus filhos como serem verdadeiros filhos de Deus e você é o maior exemplo que eles terão, como está escrito no livro de Provérbios capítulo 22 versículo 6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Versículos chave para todo pai

Pensando nisso, separamos aqui mais 3 versículos chave para todo pai:

O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos! Provérbios 20:7

Como mencionamos anteriormente, sua vida fala muito mais do que suas palavras, as suas atitudes são imitadas por seus filhos, como pai, você é o sacerdote da sua casa, se tem uma vida íntegra, seus filhos são felizes, pois podem ter em seu pai um exemplo. Veja este vídeo que mostra o poder do exemplo e reflita sobre como sua vida tem sido exemplo para seus filhos.

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. 1 Coríntios 16:13

Aqui temos quatro pontos básicos para um pai cristão, o primeiro é vigiar, isso não diz respeito somente a cuidar com as armadilhas do inimigo, mas também a vigiar seu falar e seu agir, como autoridade na sua casa, suas palavras tem um grande peso.

O segundo ponto é manter-se firme na fé, um ponto básico para quem quer ter uma família em Jesus é manter sua fé firme, buscar a Deus nos seus dias, investir em sua vida espiritual e ter comunhão em uma igreja local com pessoas que vão te ajudar a crescer espiritualmente.

Terceiro ponto, ter coragem, dizem que qualquer um pode gerar um filho, mas para ser um pai é preciso ser um verdadeiro homem. Coragem para dizer não quando for necessário, mas também para reconhecer seus erros e pedir perdão. Coragem para proteger sua família e também para mostrar suas emoções, proporcionando um ambiente de confiança.

Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. Provérbios 14:26

Um pai temente a Deus oferece algo aos filhos que outros pais não poderiam oferecer, uma segurança a mais, torna-se um refúgio, é aquele que irá abraçar, incentivar e ajudar seus filhos a superar as frustrações da vida.

Hoje em dia um bem muito precioso é saber lidar com as frustrações, com as derrotas ou tragédias, ninguém está pronto para perder, mas se seus filhos tiverem um pai para quem correr nos momentos de dificuldade eles aprenderão na prática o que significa “o Senhor é meu refúgio” que está escrito no livro de Salmos, capítulo 91.

Exemplos Bíblicos de pais – Antigo Testamento

Vamos falar sobre alguns pais da Bíblia e o que eles nos ensinam, faremos uma reflexão sobre suas histórias e compreenderemos de que forma podem ser um exemplo para nós nos dias de hoje.

  1. Noé: Em Gênesis 6 temos a conhecida história de Noé. Ele escolheu acreditar em Deus e obedecê-lo quando nem sua família acreditou e por isso achou graça aos olhos do Senhor (Versículo 8). Imagine você que até então nunca havia chovido na terra e que Noé precisou acreditar que aconteceria algo que nunca tinha visto na vida.

Você como pai, está disposto a crer no invisível? A acreditar nas promessas de Deus para sua vida e para a sua família?

Isso é o que aprendemos com Noé, e o fruto dessa obediência aparece no versículo 18 “Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

  1. Abraão: Impossível deixar de mencionar o conhecido Pai da fé, ele também acreditou nas promessas de Deus, mas vamos pensar em outro aprendizado que temos com ele: a Renúncia. Ele foi capaz de renunciar ao filho da promessa por amor a Deus (Gênesis 22).

Como pais é preciso estar disposto a renunciar muitas coisas, as vezes Deus nos pede para deixar de lado algum hábito, ou mesmo para renunciar um sentimento, um bem ou um sonho antigo para poder cuidar de nossa família, você já pensou a respeito?

Existe alguma coisa que você gosta muito mas que faz mal para você e sua família?

Abraão renunciou ao seu bem mais precioso e por isso teve o favor de Deus de forma muito especial: “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Gênesis 22:18

Muitos outros pais do antigo testamento poderiam ser citados como Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Salomão, Oséias, Noé, Adão, todos eles homens com defeitos como todos nós, mas que tiveram algo a ensinar, vale uma leitura minuciosa dessas e outras histórias para aprendermos com seus exemplos.

Exemplos Bíblicos de pais – Novo Testamento

No novo testamento também houveram pais maravilhosos como Zacarias pai de João Batista, José, o pai adotivo de Jesus, Zebedeu, que teve dois filhos entre os discípulos ou Jairo, o pai da menina que foi ressuscitada.

Mas também tem um pai no novo testamento que é um exemplo citado pelo próprio Jesus na Parábola do Filho Perdido ou Parábola do . Filho Pródigo e é nesse exemplo que vamos refletir.

  1. Pai do Filho Pródigo (Lucas 15:11- 32)- Este pai foi bondoso, foi paciente, foi amoroso e principalmente foi perdoador. Jesus conta esta história para ilustrar o amor de Deus por nós, que nos recebe de braços abertos mesmo que tenhamos sido egoístas e escolhido por um tempo viver para nosso próprio prazer, Ele ainda nos ama, Ele nos limpa, nos dá novas vestes, uma nova oportunidade e faz uma nova aliança.

Um pai precisa saber perdoar, precisa saber ouvir, precisa estar de braços abertos para seus filhos pois se ele não estiver, o mundo estará, as gangues estarão, as drogas estarão, as ilusões e falsas ideologias estarão.

Esse é um grande exemplo que o próprio Jesus fez questão de deixar, uma referência para aqueles que desejam ser bons pais.

Dicas para ser um pai de uma família para Jesus

Já falamos sobre exemplos, já falamos sobre versículos já falamos sobre a paternidade em si, mas também é importante falar de como ser um pai segundo o modelo bíblico na prática, por isso separamos algumas dicas para te ajudar a desempenhar este papel importante.

  1. Busque a ajuda de Deus: O melhor jeito de ser bom em alguma coisa, é aprender com um especialista, nesse caso, temos o Melhor especialista em paternidade pronto para nos ajudar, para nos instruir e guiar por toda a nossa jornada.
  1. Fortaleça sua fé: Já diz aquela canção infantil: “leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer”, para fortalecer nossa fé, é necessário nos alimentarmos da Palavra de Deus, lembre-se que o próprio Jesus usou da Palavra para derrotar a Satanás no deserto, no momento de sua luta pessoal Ele não gritou nem expulsou, Ele usou a arma poderosa que é a Palavra.
  1. Seja exemplo: Como falamos anteriormente, crianças veem, crianças imitam. Não basta querer ter filhos íntegros, justos, bondosos e tementes a Deus, precisamos antes dar esse exemplo para eles.
  2. Sentem-se juntos à mesa. Você pode ver por toda a Bíblia a importancia de se fazer as refeições juntos, basta olhar na história da páscoa ou na santa ceia, Jesus mesmo aparece na narrativa bíblica diversas vezes comendo com seus discípulos, você imagina o motivo de estar descrito tantas vezes o momento da refeição? É porque na mesa se fortalecem os laços, então faça isso por sua família, sentem-se juntos, deixem de lado todo o restante e simplesmente desfrutem desse momento.
  1. Tenha tempo de qualidade com seus filhos. Não basta estar na mesma casa mas cada um estar no seu canto, importa gastar tempo juntos, pode ser em uma atividade que a família goste, pode ser brincando, pode ser praticando um esporte mas esteja presente para que seus filhos saibam que quando precisarem você estará lá para eles.
  1. Ore por seus filhos. Tenha um tempo na presença de Deus por seus filhos, muitas pessoas não sabem nem por onde começar quando o assunto é orar diariamente por alguma coisa, mas a boa notícia é que existem diversos materiais hoje em dia que ajudam a ter uma oração assertiva, um exemplo é o livro da Stormie Omartian “O poder dos pais que oram” e um outro livro que pode te ajudar é o “Como Orar por seus filhos”.
  1. Seja um bom marido. Se você é casado e vive com sua esposa e filhos, lembre-se que seus filhos homens vão aprender com você como ser um bom marido e que suas filhas mulheres terão em você uma referência de como é um relacionamento. Sua postura faz toda a diferença e impacta diretamente o futuro dos seus filhos. Se você tem filhos mas não é casado, demonstre sempre respeito pela mãe de seus filhos e eles aprenderão com você.

Para finalizar, se você deseja em seu coração ser um pai que agrada o coração de Deus e que ensina seus filhos nos caminhos do Senhor, deixamos também uma dica de filme que ensina muito sobre paternidade, o filme Corajosos, vale a pena assistir e refletir assim como os personagens a respeito da paternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO