Quanto tempo deve ser minha primeira Pregação?

Você já se perguntou quanto tempo deve ser a sua primeira pregação? Vejo muitas pessoas preocupadas com isso, e pode ser o seu caso, contudo. Nessa pergunta e resposta de hoje, vou estar mostrando alguns pontos importantes que devem ser levados em conta.

Aqui em nosso site, já publicamos estudo sobre alguns temas relacionados a primeira pregação. Como por exemplo:

E mesmo assim, ainda recebo diversas pessoas perguntando, principalmente por e-mail, o quanto de tempo devem utilizar em sua primeira pregação.

Bom para isso vou dividir nosso aprendizado em algumas partes:

  • 1º – É importante você se conhecer.
  • 2º – O horário não é a sua maior pregação no primeiro sermão.
  • 3º – Quanto tempo acha que é necessário?
  • 4º – Quanto tempo te permitiram falar?
  • 5º – Qual é o tempo que deve ser a minha primeira pregação?

Espero que consiga te ajudar, e se mesmo ao final do estudo de hoje, você ficar com dúvidas, pode utilizar o campo comentário que vou ter o maior prazer em responder.

 

1º – É importante você se conhecer.

Quando estamos pensando em nossa primeira pregação, é importante que você se conheça. O que estou querendo dizer com isso?

  • Você é uma pessoa tímida ou mais solta?
  • Você é uma pessoa que fala muito ou pouco?
  • Você é uma pessoa que se dá bem em lugares que não conhece ninguém?

Bom, essa são apenas algumas perguntas que você deve fazer para si mesmo. Reconhecendo como você é, facilita seu desenvolvimento. Pois quando descobrimos as nossas limitações vemos que tem bastante coisa para melhorar.

Calma, já vou voltar a falar mais a fundo sobre o tempo da sua primeira pregação. Mas, esse passo é primordial, cumprindo ele, podemos ir para o próximo.

Porque é importante? Pois se você é uma pessoa que fala muito, pode ser mais fácil ocupar bastante tempo, agora se fala pouco, pode ser mais díficil.

Se você é uma pessoa que se dá bem em lugares que não conhece ninguém, é possível que tenha mais facilidade em transmitir a mensagem para pessoas que muitas das vezes não conhece.

 

2º – O horário não é a sua maior pregação no primeiro sermão.

Um erro frequente no primeiro sermão, é se preocupar demais com o horário, ou seja, o tempo que se vai ministrar. Claro que deve ter uma “preocupação simples” em cima disso, mas não é a sua maior preocupação.

Algo que deve olhar muito em sua primeira ministração, é o quanto você estudou e está preparado para aquela ocasião. Se você tiver muito conteúdo para se transmitir, pode ter certeza que você vai utilizar todo o tempo que te permitiram falar.

Não perca o sono pensando se vai pregar em 30 minutos, 40 minutos ou seja qual for o tempo. Agora, se preocupe em ter conteúdo suficiente para ser falado, independente do tempo que te derem.

Já recebi mensagens de pessoas que não conseguiam pregar durante muito tempo, e isso é comum, se a pessoa não tem conteúdo suficiente para ser falado. Por isso, estude o máximo que conseguir, durante noite e dia!

 

3º – Quanto tempo acha que é necessário?

Você elaborou um sermão certo? Olhando para esse sermão, quanto tempo acha que é necessário para ministrar ele?

Muitas pessoas sofrem as vezes porque estudam pouco e na hora, devido ao nervosismo, acabam “finalizando” a mensagem antes mesmo da metade do tempo que tinha.

Uma maneira de evitar esse erro, é estudando bastante e pensando: Quanto tempo eu levaria para ministrar essa mensagem?

Uma coisa que pode ajudar bastante também é você falar a sua pregação para você mesmo! Fazendo isso e vendo quanto tempo demorou, facilita saber se é longa ou curta demais.

Algo que faço é montar uma pregação de no mínimo uma hora, e chegando no momento da pregação, sei que tenho bastante conteúdo para transmitir e vou usar todo o tempo para falar os pontos que considero mais importantes.

 

4º – Quanto tempo te permitiram falar?

Esse sem dúvidas, é um dos pontos que considero mais importante. Deixe-me te explicar:

  • Quando você vai em uma igreja pregar a Palavra de Deus, aquele culto tem hora para terminar! Sendo assim, o pr daquela igreja ou líder que estiver a frente, geralmente vai te falar quanto tempo você tem para ministrar, e se não falar, você mesmo pode perguntar para ele antes da pregação.

É importante entender que esse tempo deve ser respeitado, não exagere passando do horário, pois as vezes podem ter pessoas que moram longe e precisam pegar até mesmo ônibus para irem embora.

Então se te deram um tempo é porque tem motivo.

Outra coisa, de acordo com esse tempo dado, já dá para se saber o mínimo que se deve pregar. Por exemplo, vamos supor que te deram 40 minutos, o mínimo diante disso considero como 30 a 35 minutos. A mensagem dentro desse tempo seria ideal.

 

5º – Qual é o tempo que deve ser a minha primeira pregação?

Agora que você entendeu alguns passos importantes, posso ir direto no assunto. A sua primeira pregação tem de ser clara e poderosa, dentro do tempo que te permitiram falar e também de maneira que todos entendam.

Vamos supor que você conseguiu falar 30 minutos, mas sentiu que ficou claro, o povo recebeu e Deus agiu naquele lugar. Então ali você conseguiu cumprir o seu propósito.

Seja qual for o tempo utilizado, se preocupe em transmitir com clareza. Contudo, algo que você deve estar sempre analisando, é se falou de mais ou de menos.

Pois é importante que você melhore, principalmente se falar pouco. Quanto mais falamos, mais conteúdo conseguimos transmitir, e melhor fica a mensagem.

Por isso exercite isso em seu ministério, tenha certeza que está caminhando para melhor.

Espero que tenha ficado claro aquilo que ensinei, essa dúvida surgiu inclusive em nosso treinamento pregador qualificado, lá gravei uma aula falando sobre esse tema. Mas, de qualquer forma, se tiver alguma dúvida pode deixar no campo comentário logo abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO