Quem é o autor da Bíblia? 3 Informações Valiosas sobre a Palavra de Deus

Quem é o autor da Bíblia? Por que a Bíblia foi escrita? Como a Bíblia chegou até as minhas mãos? Quem traduziu a Bíblia?

São muitas dúvidas a respeito da Bíblia, e eu quero solucionar uma parte delas nesse artigo, resolvi escrever esse conteúdo para te ajudar.

Creio que vamos caminhas por coisas que você não sabia, mas a partir de hoje, sua visão será bem diferente.

Vamos aproveitar para colocar versículos bíblicos, confirmando algumas informações de acordo com a Palavra de Deus.

Veja o que iremos abordar:

  • #1 – Quem é o autor da Bíblia?
  • #2 – Por que a Bíblia foi escrita?
  • #3 – Como a Bíblia chegou até as minhas mãos?

Se você tiver dúvidas extras, pode utilizar livremente o campo comentário que vamos ter o maior prazer em te responder.

#1 – Quem é o autor da Bíblia?

A principal dúvida ao que diz respeito a composição bíblica, é justamente quem é autor da Bíblia. Preciso clarear a sua mente, antes de propriamente responder essa pergunta.

Se eu sou um diretor de uma corporação, peço para meu secretário escrever as informações que eu vou falar a ele. Quem é o autor daquele texto? Obviamente eu, agora o escritor foi o meu secretário.

Com a Bíblia não é diferente, Deus levanta pessoas para escrevem a sua Palavra, mas o autor sempre foi ele.

Temos que a Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 autores, entre 1500 a.C. e 90d.C.

Cada uma dessas pessoas foi inspirada por Deus, existem versículos que comprovam isso:

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Timóteo 3.16)

“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20-21)

Se os próprios escritores estão falando que a Bíblia foi uma inspiração do Espírito Santo, quem sou para contrariar?

#2 – Por que a Bíblia foi escrita?

Agora que você entendeu que Deus é o autor, a dúvida que fica é: “Por que a Bíblia foi escrita?”

Bom, essa é mais fácil de responder do que a primeira.

Deus ele precisava de uma forma ou de outra, comunicar a sua vontade ao longo das gerações e povos, e o método utilizado foi justamente a escrita.

É por intermédio da Bíblia que conhecemos as vontades de Deus e o verdadeiro caminho para a salvação.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (João 5:39)

Deus quer que você dedique todos os dias um período para examinar as Escrituras, justamente para conhecer como deve ser feito cada atitude sua. Deus espera que nós venhamos tomar as suas Palavra como alicerce de sua vida.

“A Palavra de Deus não é sem eficácia, muito pelo contrário: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

#3 – Como a Bíblia chegou até as minhas mãos?

A respeito dos antepassados (Antigo Testamento), foram transmitidos os ensinamentos de Deus de geração em geração, essa foi inclusive um mandamento de Deus:

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Deuteronômio 6:5-7)

Quanto, a isso, a Bíblia também foi transmitida do hebraico para o grego através da “septuaginta”, vem de “setenta” em grego.

A tradição vai nos dizer que 70 ou 72 rabinos, fizeram essa tradução. Isso se deve pois, depois que Alexandre o grande, fez a conquista do Império Persa, incluindo as regiões de Israel, o grego se tornou a língua internacional daquela região.

Muitos judeus que nasceram nessa época, não sabiam nem ler e falar hebraico. Daí surgiu a necessidade de traduzir o Antigo Testamento para grego.

A septuaginta inclusive, é mencionada várias vezes nos evangelhos e cartas do Novo Testamento, mostrando que ela era a versão mais conhecida do Antigo Testamento.

A partir disso, foi formado também o Novo Testamento após Jesus. Como resultado, temos a composição bíblica atual em mãos.

Com 656 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Com um pouco mais de 31 mil versículos e 1189 capítulos aproximadamente.

Essa quantidade que mencionei acima é das Bíblia utilizadas como sagradas, temos também as bíblias católicas com 7 livros a mais do que a normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO