Reflexão sobre Família - Uma família em Cristo Jesus - Estudos Bíblicos

Reflexão sobre Família – Uma família em Cristo Jesus

Reflexão Sobre Família

Reflexão Sobre Família

A família é o bem mais precioso que o Senhor nos deu, cuidar dela é uma grande responsabilidade, precisamos dedicar tempo a ela e ajudar nossos familiares a ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo pois nossa família é nossa primeira missão nessa terra.

Nossa família é nosso primeiro ministério, nossa família é nossa responsabilidade diante de Deus, não podemos ser negligentes, seja como pais, como filhos ou como cônjuges.

São muitos os desafios hoje em dia para quem deseja ter uma família em Jesus, é necessário que seus alicerces sejam fortes e firmados sobre a Rocha que é Cristo pois aparecem todos os tipos de obstáculos e levantes malignos contra a família nesses tempos em que estamos vivendo.

Tempos que a Bíblia disse que viriam, onde muitos estão deixando sua fé esfriar, onde tantos tem se levantado contra o cristianismo e contra tudo o que a Palavra de Deus nos ensina.

Devemos estar atentos ao nosso lar

Por isso mesmo é que precisamos estar muito atentos à nossa casa e à nossa família, para que não venhamos a perdê-los, é algo muito sério e de que a maioria não gosta de falar, mas se nós não ganharmos nossa família para Jesus, provavelmente eles não estarão conosco na eternidade e isso será cobrado de nós, pois Deus nos dá uma família para que cuidemos dela.

Para desenvolvermos uma Família em Jesus precisamos saber qual a importância da Família na Palavra de Deus, quais são os principais inimigos da família e como enfrentá-los, precisamos também de atitudes que fortaleçam nossa vida cristã.

Se nossa fé estiver firme, então conseguimos ajudar os outros a desenvolver sua fé, para isso, também traremos algumas dicas práticas para você se fortalecer e ajudar a desenvolver a fé de seus filhos.

A Importância da família na Bíblia

Muitos versículos Bíblicos falam sobre família, geração, casa, tribo ou casamento, dessa forma nós podemos perceber o quanto Deus ama a família, tanto que fez menção dela diversas vezes no decorrer de toda a sua Palavra inclusive nos fazendo parte de Sua própria Família.

Na Bíblia Online você poderá encontrar mais de cem versículos que falam sobre Família, aqui trouxemos alguns deles para que você possa refletir a respeito, meditar e guardar dentro do coração. O Primeiro deles é o famoso versículo onde Josué declara sua fé e que sua família ira servir a Deus:

“Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor”. Josué 24:15

Você pode perceber aqui que Josué esta liderando pelo exemplo, ele e sua casa escolhem a Deus, ele dá o exemplo ao povo, junto com a escolha de servir ou não ao Senhor. Assim nós com nossa família podemos ser exemplos também para as pessoas ao nosso redor.

Jamais devemos esquecer nossa família

Outro versículo muito importante sobre o qual devemos refletir é o que está no livro de primeira Timóteo capítulo 3 versículo 5 “Se alguém não sabe como administrar sua própria família, como pode cuidar da igreja de Deus?”

Fazer a obra de Deus é maravilhoso e muito importante, mas nunca devemos esquecer da nossa família, devemos aprender a cuidar bem dela antes de assumir um compromisso de cuidar de uma obra, por exemplo, até mesmo porque no capítulo 5 do mesmo livro, no versículo 8 Paulo adverte à Timóteo:

“Qualquer pessoa que não sustenta seus parentes, especialmente para sua própria casa, negou a fé e é pior do que um descrente.”

Inimigos da família

No Livro de Primeira Pedro no capítulo 5 versículo 8 a Bíblia nos lembra: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”.

Assim é com nossa família, ele anda procurando qualquer brecha para nos atacar.

É importante lembrar que sua família não é seu inimigo, nem seu cônjuge nem seus filhos, nem a sogra como muitos brincam por aí, a verdade é que o inimigo de nossas almas é o diabo e ele usa de muitas coisas para atacar nossa família, nos roubando a paz, a alegria e até mesmo esfriando o amor.

Vamos mostrar aqui algumas dessas coisas que o diabo tem usado e que são os verdadeiros inimigos das famílias:

  1. Dificuldades Financeiras: Creio que é uma das coisas que infelizmente mais desestabiliza relacionamentos hoje em dia, em meio à tantas crises financeiras começam as discussões, muitas vezes um culpando o outro por gastar demais ou mesmo culpando a si mesmo e se isolando. Para vencer este inimigo, entregue suas finanças na mão de Deus e confie Nele verdadeiramente, você poderá testemunhar milagres se ao invés de murmurar, tiver uma atitude de fé. Deus mostrará um escape para toda e qualquer crise, basta que você confie inteiramente Nele.
  2. Falta de comunicação: Se vocês não conversarem, os conflitos não irão se resolver, muitas vezes achamos que a pessoa está pensando algo a nosso respeito e nos ofendemos sem sequer perguntar, isso dá uma brecha para que o inimigo crie a maior confusão. O antídoto é: “na dúvida, pergunte!”. Tenha uma boa comunicação com seus familiares.
  3. Vícios: álcool, cigarro e drogas não fazem mal somente para quem os consome, eles destroem tudo ao seu redor, minam a confiança da família, envergonham seus familiares, colocam a família em situações tristes. Mas não são apenas esses vícios que tem destruído a família atualmente. Comportamentos também podem ser vícios destrutivos como o consumo de pornografia, jogos, falar palavrão. Tudo isso só traz tristeza as famílias e tem destruído muitas delas. Pergunte a Deus se tem algo em você que tem minado a sua família e então peça ajuda para mudar.
  4. Dificuldade de ter filhos: Muitos casais sofrem com a dificuldade de ter filhos, as vezes o casamento não resiste à espera, aos tratamentos e a tantas vezes que se ouve o não da parte dos homens, nossa dica é: pergunte a Deus pois só Ele tem a última palavra, até mesmo porque como está escrito na Palavra os Filhos são herança do Senhor.
  5. Problemas de saúde: As vezes uma doença grave desgasta a todos, não somente a pessoa que esta doente mas também seus cuidadores e seus familiares, ninguém quer ver sofrendo a pessoa que tanto ama, mas muitas vezes é desse momento de dor e luta que Deus nos dá a maior força, a maior vitória, então mais do que tudo, é necessário que a família busque forças em Deus nesses momentos.

Como fortalecer a fé em Cristo?

Vivemos em um mundo que jaz no maligno, as vezes ele nos engole, nos distrai, nos dá mil coisas para fazer.e nos afasta do principal que é termos um relacionamento saudável com Deus.

Lembre-se que trabalhar pra Deus, nem sempre significa que você tem um relacionamento próximo com Ele. Muitas pessoas trabalham tanto na obra que esquecem do principal, acabam ganhando o mundo todo mas perdendo a sua própria alma.

Por isso é importante sempre olhar para si mesmo e investir em atitudes que fortaleçam sua fé, aqui estão algumas dessas atitudes que podem te ajudar nessa caminhada:

Ore: sim, sempre! Fale com Deus no seu dia a dia, inclua Ele nas suas atividades, vá conversando com Ele enquanto caminha, enquanto faz seu trabalho, enquanto cuida da sua casa… e tire também um tempo específico de oração, faz toda a diferença.

Leia a Bíblia: Tenha um tempo de leitura todos os dias, e escolha alguns versículos para memorizar, ter a Palavra na sua mente é de grande utilidade em momentos difíceis.

Leia bons livros cristãos: Existem diversos livros que nos ajudam a fortalecer a fé, como por exemplo livros que contam testemunho de outras pessoas, veja essa lista de  livros cristãos que contam histórias inspiradoras:

  • Pode Falar Senhor, Estou Ouvindo – Loren Cunningham
  • Bom dia Espírito Santo- Benny Himm
  • O Vinho Novo é o Melhor- Robert Thom
  • Coisas Ainda Maiores- Reinhard Bonnke
  • Oração de Jabez- Bruce Wilkinson
  • Entre a Cruz e o Punhal- David Wilkerson
  • Stormie, uma história de perdão e cura- Stormie Omartian
  • O refúgio Secreto – Corie Tem Bom
  • O Contrabandista de Deus- Irmão André

Tenha uma família inabalável em Cristo

Outra atitude que faz toda a diferença no fortalecimento da sua fé é além de você ter sua comunidade local, uma igreja onde congrega, você também fazer parte de um pequeno grupo, seja ele uma classe de escola bíblica, um grupo de oração, uma célula ou uma reunião nos lares, pois em pequenos grupos temos a liberdade de falar, de perguntar e crescer junto com os outros irmãos e isso fortalece nossa fé.

Se você tem um dia a dia corrido, use seu tempo com sabedoria para alimentar sua fé como por exemplo ouvindo podcasts cristãos enquanto dirige ou enquanto lava a louça, Escutar louvores enquanto trabalha.

Você pode também assistir bons filmes cristãos, usar seu horário de almoço ou intervalo para se reunir com alguém para orar juntos, ligar para seus parceiros de oração em momentos de folga do seu dia… tudo isso fortalece sua fé.

Por falar nisso, algo que ajuda muito a manter sua fé firme é Ter parceiros de oração, escolha pessoas em quem confia para compartilhar motivos de oração e orar um pelo outro, lembre se que é muito importante que seja uma pessoa madura na fé, para que ela possa te dar suporte nos momentos difíceis sem ter sua própria fé abalada.

E por último mas não menos importante:  Caminhe com pessoas que te encoragem. Pode ser fisicamente ou virtualmente, mas escolha as pessoas a quem vai seguir, especialmente nas suas redes sociais, pessoas que tenham princípios e valores que agreguem ao seu dia quando você for ver ser feed nas redes.

Pessoalmente a mesma coisa, caminhe com pessoas que você admira e que te inspirem a estar mais pero de Deus.

10 Dicas práticas para desenvolver uma família em Jesus

Depois de ter sua própria fé fortalecida, existem algumas atitudes que vão ajudá-lo a fortalecer a fé de seus familiares, pode ser que algumas delas pareçam óbvias para você, no entanto nem tudo o que é obvio nós realmente estamos colocando em prática, não é mesmo?

Então vale ler esta lista cuidadosamente e refletir se você está ou não colocando essas atitudes em prática, se você quiser saber mais sobre cada uma dessas atitudes, leia nosso artigo O que é Família aqui no site:

  1. Ore pela sua família
  2. Crie uma atmosfera de paz no seu lar
  3. Declare a Palavra sobre seus familiares
  4. Tenha seu tempo devocional:
  5. Tenha um devocional em família
  6. Valorize a Bíblia
  7. Pratique a gratidão
  8. Unam-se à uma família de Deus
  9. Caminhem com outros cristãos
  10. Pratiquem a fé juntos

Resumindo, para desenvolver uma família para Jesus, precisamos primeiro entender como a família é importante para Deus e vamos compreender isso, procurando mais e mais na Sua Palavra, depois disso precisamos fortalecer nossa fé e então podermos fortalecer a fé de nossos familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO