Quando falamos de uma família para Jesus, precisamos primeiramente compreender a família como sendo o alicerce de nossa sociedade, a importância da família é imensa, ainda que hoje em dia muitas pessoas estejam com seus valores e princípios corrompidos.
Isso não pode de forma alguma diminuir o valor que a família tem para Deus e sua importância na formação de uma sociedade mais humana, mais tolerante e com maior compaixão do que ódio.
Uma família saudável forma cidadãos saudáveis, faz toda a diferença no mundo, por isso vemos tantos ataques à família cristã, uma vez que é vantajoso para o inimigo, destruir as bases, acabar com a família e também com o cristianismo, substituindo por todo tipo de filosofia e falsas ideias de liberdade e acabando com o princípio cristão de família.
Então nos perguntamos, qual seria esse princípio cristão onde devemos fundamentar nossa família?
Como podemos em meio a esta sociedade corrompida, manter uma família firme na fé?
De que forma podemos nos fortalecer para sermos uma família para Jesus e ensinar nossos filhos no caminho em que devem andar?
Antes mesmo de Jesus, no antigo testamento o povo de Deus aprendeu com Ele a valorizar e a cuidar de sua família. Quando Deus começa a instruir seu povo no deserto, ele orienta a respeito dos mais diversos temas como higiene, saneamento, legislação, saúde e também sobre a família, Deus explica ao povo no deserto como deveria agir com seus familiares.
Mesmo os famosos dez mandamentos descritos no livro de Êxodo capítulo 34 e nos capítulos 4 e 10 do livro de Deuteronômio, visam regular de certa forma os comportamentos dentro da família ja que é dentro do nosso lar que construímos os fundamentos da fé.
Lembrando também que tudo nos dez mandamentos se resume em amor a Deus e ao próximo como nos ensina o próprio Jesus em Mateus capítulo 22:
“37 Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”
Quando Jesus veio, Ele mesmo demonstrou a importância da família realizando seu primeiro milagre em um casamento e depois ensinando ao povo diversos princípios em sermões como o sermão da montanha.
A igreja primitiva também valorizou a família, podemos ver um exemplo dessa valorização na Epístola de I João, bem como em I e II Timóteo, Efésios, Gálatas e Coríntios. Onde são dadas instruções a respeito do casamento, dos filhos e das relações com a família de Cristo.
Embora o modelo judaico tivesse mais a ver com um contrato, ainda assim, diversas regras regiam a família e muitas orientações foram dadas ao povo de Deus a respeito de família, vários textos instruem sobre os filhos e sobre os cuidados com os familiares, vale conferir alguns versículos chave:
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Deuteronômio 6:7
Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.
Isaias 54:13
Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.
Provérbios 22:6
Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
Gênesis 1:28
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24
Em Levíticos no capítulo 18 a partir do capítulo 6 estão diversas orientações específicas para as famílias que seguiam a Deus, entendendo que na época ainda não haviam leis que orientassem as condutas.
Assim Deus explicou diretamente para que não houvesse relações entre pais e filhos, entre irmãos e irmãs, entre avós e netos, entre madrasta e enteado, entre dois homens e entre parentes em geral.
Também foi orientado devido à época em que a mulher está menstruando, que não deveria haver relações e sobre a mulher do próximo, que não deveria ser cobiçada.
O Salmo 128 é um exemplo de uma benção sobre a família:
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
O livro de provérbios a primeira vista pode parecer um monte de pequenos textos aleatórios, várias pequenas dicas ou até mesmo broncas, no entanto ele é num todo um livro sobre família, começa com um pai orientando a seu filho, e termina explicando sobre as qualidades de uma mulher que é um exemplo até os dias de hoje da Mulher Virtuosa.
Se você quer compreender melhor a dinâmica desse livro, recomendamos o vídeo do “The Bible Project” que explica de um jeito muito instrutivo a estrutura do Livro de Provérbios e sua conexão com o princípio cristão de família.
Assim como no Antigo Testamento, o Novo Testamento é cheio de exemplos de famílias e de versículos que orientam a família. Começando pelo casamento onde Jesus fez seu primeiro milagre (João 2:1-11), o que demonstra a importância da família. Vejamos alguns outros exemplos de versículos sobre família no Novo Testamento.
(Mateus 19:1-12)
Um princípio é a base para alguma coisa, ou seja, a base cristã para a família, o alicerce, seu princípio está nos ensinamentos do próprio Cristo para nós, e no que podemos aprender com outras famílias citadas nas escrituras.
Resumindo, o princípio cristão de família, é o que a Bíblia nos ensina sobre família e seguir os ensinamentos bíblicos para cuidar dela. O padrão bíblico é a família advinda do casamento entre homem e mulher com filhos de sangue ou adotivos.
No entanto, o modelo de família varia como vemos na própria Bíblia: famílias com pai e mãe, famílias apenas com a mãe e filhos, famílias apenas com o pai e os filhos, famílias com sogra e nora, família com filhos adotivos, e todos esses modelos podem ser uma família para Jesus.
Vale lembrar de uma família muito especial citada no Novo Testamento, a família de Timóteo:
“Da mesma forma, trago na lembrança a sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti.” 2Timóteo 1. Ele era filho de um pai grego, mas foi ensinado na fé de sua avó e sua mãe […]E vivia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, sendo seu pai grego.(Atos 16:1)
A Bíblia nos mostra muitos exemplos de famílias, alguns bons outros ruins, hoje vamos falar dos bons exemplos, famílias que não foram perfeitas, mas que agradaram a Deus de alguma forma e com quem podemos aprender algum princípio a ser seguido.
Volto a dizer que o Princípio cristão de família é seguir os princípios que o Senhor nos ensinou, não importa qual o seu contexto familiar hoje, sempre é possível voltar-se para o Senhor e se aproximar Dele.
Afinal é o que a Bíblia nos adverte em Isaías capítulo 55: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
Você pode buscar ao Senhor por meio da oração, que nada mais é do que um diálogo, isso mesmo, um diálogo, o que significa que você precisa falar e também ouvir, Deus também quer falar conosco todos os dias, Ele tem coisas novas e ocultas que desconhecemos para compartilhar conosco e para isso basta clamarmos como está escrito em Jeremias 33:3.
Se aproxime de Deus e leve sua família para perto Dele, pois este é o melhor lugar em que vocês podem estar, e se quiser mais dicas sobre como desenvolver uma família em Jesus, leia nosso texto “O que é Família” aqui no site.