Os princípio básicos de Família: O propósito de Deus na família

Uma Família Para Jesus: Qual o Princípio Cristão de Família?

Quando falamos de uma família para Jesus, precisamos primeiramente compreender a família como sendo o alicerce de nossa sociedade, a importância da família é imensa, ainda que hoje em dia muitas pessoas estejam com seus valores e princípios corrompidos.

Isso não pode de forma alguma diminuir o valor que a família tem para Deus e sua importância na formação de uma sociedade mais humana, mais tolerante e com maior compaixão do que ódio.

Uma família saudável forma cidadãos saudáveis, faz toda a diferença no mundo, por isso vemos tantos ataques à família cristã, uma vez que é vantajoso para o inimigo, destruir as bases, acabar com a família e também com o cristianismo, substituindo por todo tipo de filosofia e falsas ideias de liberdade e acabando com o princípio cristão de família.

Então nos perguntamos, qual seria esse princípio cristão onde devemos fundamentar nossa família?

Como podemos em meio a esta sociedade corrompida, manter uma família firme na fé?

De que forma podemos nos fortalecer para sermos uma família para Jesus e ensinar nossos filhos no caminho em que devem andar?

A família no cristianismo

Antes mesmo de Jesus, no antigo testamento o povo de Deus aprendeu com Ele a valorizar e a cuidar de sua família. Quando Deus começa a instruir seu povo no deserto, ele orienta a respeito dos mais diversos temas como higiene, saneamento, legislação, saúde e também sobre a família, Deus explica ao povo no deserto como deveria agir com seus familiares.

Mesmo os famosos dez mandamentos descritos no livro de Êxodo capítulo 34 e nos capítulos 4 e 10 do livro de  Deuteronômio, visam regular de certa forma os comportamentos dentro da família ja que é dentro do nosso lar que construímos os fundamentos da fé.

Lembrando também que tudo nos dez mandamentos se resume em amor a Deus e ao próximo como nos ensina o próprio Jesus em Mateus capítulo 22:

“37 Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”

Quando Jesus veio, Ele mesmo demonstrou a importância da família realizando seu primeiro milagre em um casamento e depois ensinando ao povo diversos princípios em sermões como o sermão da montanha.

A igreja primitiva também valorizou a família, podemos ver um exemplo dessa valorização na Epístola de I João, bem como em I e II Timóteo, Efésios, Gálatas e Coríntios. Onde são dadas instruções a respeito do casamento, dos filhos e das relações com a família de Cristo.

Versículos sobre família no antigo testamento

Embora o modelo judaico tivesse mais a ver com um contrato, ainda assim, diversas regras regiam a família e muitas orientações foram dadas ao povo de Deus a respeito de família, vários textos instruem sobre os filhos e sobre os cuidados com os familiares, vale conferir alguns versículos chave:

Sobre ensinar os filhos

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Deuteronômio 6:7

Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Isaias 54:13

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Provérbios 22:6

Sobre a Primeira Família

Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Gênesis 1:28

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

Leis para família no antigo testamento

Em Levíticos no capítulo 18 a partir do capítulo 6 estão diversas orientações específicas para as famílias que seguiam a Deus, entendendo que na época ainda não haviam leis que orientassem as condutas.

Assim Deus explicou diretamente para que não houvesse relações entre pais e filhos, entre irmãos e irmãs, entre avós e netos, entre madrasta e enteado, entre dois homens e entre parentes em geral.

Também foi orientado devido à época em que a mulher está menstruando, que não deveria haver relações e sobre a mulher do próximo, que não deveria ser cobiçada.

Deus abençoa a família

O Salmo 128 é um exemplo de uma benção sobre a família:

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Um livro todo sobre família

O livro de provérbios a primeira vista pode parecer um monte de pequenos textos aleatórios, várias pequenas dicas ou até mesmo broncas, no entanto ele é num todo um livro sobre família, começa com um pai orientando a seu filho, e termina explicando sobre as qualidades de uma mulher que é um exemplo até os dias de hoje da Mulher Virtuosa.

Se você quer compreender melhor a dinâmica desse livro, recomendamos o vídeo do “The Bible Project” que explica de um jeito muito instrutivo a estrutura do Livro de Provérbios e sua conexão com o princípio cristão de família.

Versículos sobre a família no novo testamento

Assim como no Antigo Testamento, o Novo Testamento é cheio de exemplos de famílias e de versículos que orientam a família. Começando pelo casamento onde Jesus fez seu primeiro milagre (João 2:1-11), o que demonstra a importância da família. Vejamos alguns outros exemplos de versículos sobre família no Novo Testamento.

  • Jesus resolve problemas no casamento (João 2:1-11) foi algo literal neste caso, mas nos mostra que Ele ainda se importa com o casamento e ainda nos ajuda seja qual for o problema que tivermos.
  • Jesus fala sobre casamentoAssim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”(Mateus 19:6)
  • Jesus fala sobre divórcio “Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

(Mateus 19:1-12)

  • A Bíblia Valoriza a mulher na família Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.(Gálatas 3:28)
  • A Bíblia ensina sobre como agir no casamentoVós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25)
  • A Bíblia instrui a Pais e filhosVós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (Efesios 6:1-4)
  • A Bíblia diz que somos membros da família de DeusPortanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular[…]”(Efésios 2:19, Efésios 3:15)

O Princípio Cristão de Família

Um princípio é a base para alguma coisa, ou seja, a base cristã para a família, o alicerce, seu princípio está nos ensinamentos do próprio Cristo para nós, e no que podemos aprender com outras famílias citadas nas escrituras.

Resumindo, o princípio cristão de família, é o que a Bíblia nos ensina sobre família e seguir os ensinamentos bíblicos para cuidar dela. O padrão bíblico é a família advinda do casamento entre homem e mulher com filhos de sangue ou adotivos.

No entanto, o modelo de família varia como vemos na própria Bíblia: famílias com pai e mãe, famílias apenas com a mãe e filhos, famílias apenas com o pai e os filhos, famílias com sogra e nora, família com filhos adotivos, e todos esses modelos podem ser uma família para Jesus.

Vale lembrar de uma família muito especial citada no Novo Testamento, a família de Timóteo:

“Da mesma forma, trago na lembrança a sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti.” 2Timóteo 1. Ele era filho de um pai grego, mas foi ensinado na fé de sua avó e sua mãe […]E vivia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, sendo seu pai grego.(Atos 16:1)

5 Exemplos de Famílias da Bíblia para seguir

A Bíblia nos mostra muitos exemplos de famílias, alguns bons outros ruins, hoje vamos falar dos bons exemplos, famílias que não foram perfeitas, mas que agradaram a Deus de alguma forma e com quem podemos aprender algum princípio a ser seguido.

  1. Família de Noé (Gênesis 6:1-10) Foi uma família obediente, embora a missão dada a Noé fosse desafiadora, eles perseveraram e unidos foram salvos e recomeçaram com uma aliança especial com Deus.
  2. Família de Abraão (Gênesis 12:1-25) Outra família que demonstrou grande fé e obediência, não é a toa que Abraão passou a ser chamado de Pai da fé, e que sua descendência seria como as estrelas do céu ou as areias do mar. Vale estudar essa família e aprender com ela alguns bons princípios.
  3. Zacarias e Isabel (Lucas 1:5-80) Um casal muito especial, a Bíblia mesmo descreve que  “ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.” Eles foram fieis, obedientes e tiveram a benção que esperavam, seu filho João Batista.
  4. José e Maria (Mateus 1.18-2.23) Para serem eleitos por Deus para a missão de ser a família de Jesus, é porque seu coração realmente O agradava, neles havia honra, justiça, dignidade e caráter. Este foi o lar onde cresceu Jesus, e por isso mesmo a Bíblia fala que ele  “crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens” (Lucas 2.52).
  5. Família de Áquila(Romanos 16:3-5 e Atos 18:1-11) Uma família que amou e serviu a Deus incansavelmente, é bonito de ver como Paulo os descreve em suas cartas.

Volto a dizer que o  Princípio cristão de família é seguir os princípios que o Senhor nos ensinou, não importa qual o seu contexto familiar hoje, sempre é possível voltar-se para o Senhor e se aproximar Dele.

Afinal é o que a Bíblia nos adverte em Isaías capítulo 55: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Você pode buscar ao Senhor por meio da oração, que nada mais é do que um diálogo, isso mesmo, um diálogo, o que significa que você precisa falar e também ouvir, Deus também quer falar conosco todos os dias, Ele tem coisas novas e ocultas que desconhecemos para compartilhar conosco e para isso basta clamarmos como está escrito em Jeremias 33:3.

Se aproxime de Deus e leve sua família para perto Dele, pois este é o melhor lugar em que vocês podem estar, e se quiser mais dicas sobre como desenvolver uma família em Jesus, leia nosso texto “O que é Família” aqui no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO