Versículos sobre Filho - Modelo bíblico de Filho, estudo completo

Versículos sobre Filho – Modelo bíblico de Filho, estudo completo

Modelo Bíblico de Filho

Modelo Bíblico de Filho

Você sabe quais são as características de um filho abençoado? Qual seria o modelo bíblico de filho? Já se perguntou como seria um filho segundo o coração de Deus?

Na verdade quando paramos para pensar no que a Bíblia fala a respeito de ser filho, normalmente o primeiro versículo que vem à mente da maioria das pessoas seja o do livro de Êxodo, capítulo 20 versículo 12:

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.” Mas você sabia que esse é o primeiro mandamento com promessa que está na Bíblia?

Promessas para quem honra pai e mãe

Quando Deus instruí o povo com os dez mandamentos está dando um manual com orientações e regras para a vida, os primeiros tem mais a ver com a relação do povo com Deus mas quando chega nesse mandamento especificamente, Deus inclui uma promessa especial, que se a pessoa honrar seu pai e sua mãe, sua vida será longa na terra.

Certamente Deus quis frisar a importância que tem a honra aos pais na vida de um filho.

É o que Paulo nos lembra no capítulo 6 de Efésios: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

E se pararmos para pensar, muitas das pessoas que morreram muito jovens, tinham uma vida que não honrava seus pais, estavam no crime, nas drogas ou vivendo em outros caminhos de perdição.

Pensando em tudo isso, como seria esse modelo bíblico de filho? O que mais Deus nos instruí para que tenhamos êxito em honrar nossos pais e sermos considerados bons filhos de uma família em Jesus?

O que significa Honrar?

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o termo Honrar vem de “conferir honra” a alguém, o que nos leva a pensar no que seria essa honra, o mesmo dicionário define honra como o Sentimento do dever, da dignidade e da justiça e também como a Manifestação de apreço ou de homenagem a alguém.

Sua forma de agir no seu dia a dia, suas atitudes e comportamento é que podem ser instrumentos de honra ou desonra para seus pais. A Bíblia nos instrui a cuidar da nossa família assim como nos instrui a honrar pai e mãe.

Sabemos que às vezes a relação pai e filho não é das melhores, ainda mais na atualidade onde existem muitos laços rompidos e relacionamentos desfeitos mas encare da seguinte forma, que honrar não tem a ver com a forma que o outro age, mas com a forma que você escolhe agir.

Mesmo nos contextos mais difíceis, quando não se conhece os pais, ou é impossível a convivência por atitudes agressivas de alguma forma, haverá alguém na sua vida que desempenhou este papel de amor e cuidado que deveria ter sido dos pais e a esta pessoa você poderá honrar, é a pessoa por quem você tem aquele sentimento de dever, de apreço e a quem deseja homenagear com sua vida e atitudes.

5 Características do bom filho

1.  Obediência

A Bíblia nos diz que a obediência gera bençãos, essa é uma das principais atitudes que devemos ter como filhos segundo o coração de Deus. Muitos versículos no antigo e novo testamento falam a respeito dos filhos serem obedientes:

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor” Colossenses 3:20

Além de sermos bons filhos quando somos obedientes, ainda agradamos a Deus com essa atitude, ou seja, obedecer aos nossos pais também é uma forma de adorarmos a Deus.

2.  Ser ensinável

Ao crescermos, muitas vezes passamos a acreditar que sabemos mais do que nossos pais, acreditamos que temos resposta para tudo e que o conhecimento de nossos pais está até mesmo ultrapassado, no entanto não se engane, eles sempre terão algo a nos ensinar pois tem sua experiência de vida que é única.

Veja o que a Bíblia diz a esse respeito:

“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.”

Provérbios 1:8-9

O ensino de nossos pais nos embeleza, é chamado na Palavra de enfeite ou adorno, normalmente quando chegamos a algum lugar com um enfeite na cabeça, as pessoas logo percebem. Assim é o bom filho, ele é notado por meio de sua obediência e capacidade de aprender com seus pais.

Se você vive com seus pais, tenha um coração ensinável, isso com certeza vai atrair muitas bençãos sobre a sua vida, não esqueça que seus pais já passaram por muitas coisas, venceram muitas lutas e estão sempre ao seu lado, eles com certeza tem muito a compartilhar com você!

3.  Tratar bem os pais

“Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá, na mais profunda escuridão.” Provérbios 20:20

A pessoa que maltrata as outras normalmente é triste e rancorosa, especialmente aquela que trata mal seus próprios pais, ela de fato vive em uma escuridão.

Se você tem dificuldade em tratar bem seus pais, procure se aproximar de Deus e deixar que Ele trabalhe em sua vida os frutos do Espírito que são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, esses frutos são descritos por Paulo no livro de Gálatas no capítulo 9.

Busque a Deus e peça a Ele que te ajude a ter esses frutos em sua vida, com certeza com eles você estará abençoando a vida de seus pais e haverá uma nova luz em sua vida.

Existem casos em que não é possível a convivência com os pais biológicos pois houve um rompimento ou algum caso grave de violência, em casos assim, deixe Deus curar seu coração para não carregar este peso da mágoa e falta de perdão, o que não significa voltar a conviver com quem te faz mal, nesse caso procure tratar bem aquela pessoa que cuida de você.

4.  Conversar com seus pais

Ter diálogo sempre ajuda a melhorar os relacionamentos, você pode aprender muito com a experiência de vida dos seus pais, você pode também contar-lhes as coisas que tem aprendido, as novidades da sua geração, acredite, eles também vão gostar de aprender com você.

Assim como é impossível dizer que ama a Deus se você  nunca fala com Ele por meio de oração, também é impossível dizer que ama seus pais, ou ser um bom filho se não houver conversa em sua casa. Não vale cada um ficar no seu canto.

Procure fazer pelo menos uma refeição no dia junto com eles e aproveite esse tempo para conversar.

5.  Demonstrar o amor por seus pais

O Autor Gary Chapman em seu livro as cinco linguagens do amor, foi muito feliz em explicar que cada pessoa entende e expressa amor à sua propria maneira, é como se cada um falasse um idioma diferente por isso é importante você reconhecer qual dessas cinco formas é a que faz com que seus pais se sintam amados e utilizar dela para expressar seu amor.

  1. Dar e Receber presentes: Já viu aquela pessoa que vai te dar um presente e fica mais ansiosa do que você para te entregar e saber se você gostou? Ou aquela pessoa que sempre vem com um chocolate, um cartãozinho, um bilhete… Esses são exemplos de pessoas que possuem a linguagem do amor de dar e receber presentes. Não é muito difícil de usar esta linguagem com seus pais… você pode levar uma flor, um chocolate ou simplesmente fazer um cartão e eles se sentirão amados.
  2. Qualidade de Tempo: se você ja ouviu a frase “vamos fazer algo juntos” ou “você tem um tempinho pra mim?” provavelmente essa seja a linguagem de um de seus pais, a pessoa que se sente amada com qualidade de tempo, gosta de fazer coisas junto com você, seja caminhar, ver um filme, ficar conversando ou jogar um jogo em família. Essas pequenas coisas fazem eles se sentirem importantes e amados. Vale tirar um tempinho para fazer alguma atividade especial com eles e demontrar que os ama.
  3. Toque Físico: As pessoas que expressam amor por meio do toque físico são aquelas que normalmente tem a necessidade de tocar em você enquanto estão conversando, que gostam de abraços e andar de mãos dadas. Se você identificar em seus pais essa linguagem do amor, você poderá expressar seu amor por eles dando um abraço apertado de vez em quando, encostando sua cabeça no ombro deles enquanto vê um filme, ou dando um beijinho. No caso dos rapazes com seus pais também tem a opção de lutinha ou dos tapinhas nas costas, também podem ser uma forma de expressar amor por meio do toque físico.
  4. Palavras de Afirmação: Algumas pessoas se sentem amadas quando são reconhecidas naquilo que fazem ou quando são elogiadas pelo que são. Essas pessoas possuem a linguagem do amor de palavras de afirmação, elas normalmente expressam amor dessa forma também, elogiando e enfatizando os seus pontos fortes, assim fica fácil de identificar essa linguagem em seus pais. Se esse é o caso, você pode expressar amor dando seu elogio e reconhecimento pelo que eles são e pelo o que eles fazem por você.
  5. Formas de servir: A pessoa que tem essa linguagem de amor, normalmente esta cozinhando para todo mundo, gosta de receber pessoas, gosta de cuidar e servir. Se esse é o caso de um de seus pais, a melhor forma de expressar amor é oferecendo sua ajuda. Faça um jantar para sua mãe ou a leve para jantar fora, ajude seu pai a cortar a grama e assim por diante.

Quando se é um filho amororso, além de agradar seus pais, você esta adorando a Deus com sua atitude.

O que é essencial para ser um bom filho?

Para ser um bom filho, o essencial é você ser um bom cristão, não é possível você desenvolver por si mesmo todos os bons frutos, por isso mesmo é que eles são chamados de frutos do Espírito Santo e não nossos.

É no seu relacionamento diário com Deus que você vai aprender a ser sempre melhor em todas as áreas da sua vida, inclusive como filho.

Até mesmo porque temos um grande exemplo de filho que foi Jesus, obediente até a morte, literalmente.

Jesus foi um bom filho

Se formos pensar no exemplo de Jesus podemos ver Nele todas essas 5 características do bom filho:

  • Ele foi obediente a Deus em todas as coisas e cumpriu o seu propósito.
  • Ele foi ensinável, vemos aos 12 anos ele ouvindo e aprendendo, a Bíblia diz inclusive que Ele crescia em graça e sabedoria.
  • Ele também tratou bem seus pais, inclusive honrando o pedido de sua mãe nas bodas de Canã, quando realizou seu primeiro milagre transformando água em vinho
  • Ele conversava com Seu Pai, você vê na narrativa dos evangelhos Jesus orando diversas vezes, muitas vezes inclusive a sós com Deus.
  • Ele demonstrou amor: nem é necessário explicar, Jesus demonstrou o maior amor do mundo tanto por seus pais terrenos como por Deus e por cada um de nós entregando sua vida, como diz a Bíblia no livro de João, Capítulo 15, verso 13:: “Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos.”

Sendo assim, para concluir, se você deseja ser um bom filho, peça isso a Deus, Ele vai te ajudar, nossos pais, as pessoas que cuidam de nós,  são nossas joias também e a Bíblia nos ensina a dar honra a quem tem honra.

Honrar, amar e cuidar de nossos pais não é apenas uma obrigação, ou um peso, é na verdade uma missão muito importante que Deus nos deixou. Lembrando que além de tudo, aquilo que nós semeamos, vamos também colher algum dia, portanto vale muito a pena semear o amor e cuidado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO