A oração de Jabez: 4 aprendizado (Quem é ele na Bíblia?)

4 Aprendizados com a oração de Jabez

A oração de Jabez

A oração de Jabez

Jabez, um homem que conseguiu através de uma oração mudar toda a sua história. Contudo, quem era Jabes na Bíblia Sagrada?

Essa e outas dúvidas queremos estudar junto com você nesse artigo!

Inegavelmente, Jabez nasceu de baixo de um preconceito, recebeu um nome ao qual ninguém quer receber. Porém, mesmo assim não deixou isso molda sua história.

Com isso, podemos ver que sem dúvidas essa história tem muito a nos ensinar. Apesar de ser uma das mais curtas biografias, o autor fez questão de mencionar esse homem.

Posto isso, vejamos o que vai ser abordado:

  • Quem era Jabez e qual o significado de seu nome?
  • Ele foi mais ilustre que seus irmãos.
  • Pediu a bênção de Deus (Primeiro).
  • Ele rogou o alargamento de suas fronteiras (Segundo).
  • Suplicou a presença de Deus (Terceiro).
  • Clamou pela proteção de Deus (Quarto).
  • Deus atendeu o seu pedido (Conclusão)

Com o propósito de aumentar seu conhecimento, leia antes de prosseguir no estudo, os dois versículos que falam sobre Jabez:

Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”. Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido. (1 Crônicas 4.9-10 NVI)

Quem era Jabez e qual o significado do seu nome?

Jabez era um homem da tribo de Judá, a Bíblia não chega a mencionar muito sobre a sua vida, as informações que temos estão contidas somente em dois versículos (1 Crônicas 4.9-10).

Por isso, qualquer informação além desses dois versículos são extra bíblica.

O que mais nos chama a atenção na história de Jabez, é que apesar de ter nascido pela tribo de Judá (que significa louvado, glorificado ou exaltado), uma tribo que tem um nome de alegria, o seu nome não condizia com o do seu próprio povo.

A saber, o significado do nome Jabez é “o que causa sofrimentos”. Esse nome foi atribuído a ele por causa de seu nascimento, pois com muitas dores sua mãe o teve (1 Crônicas 4.9).

Imagine a história desse homem, por exemplo, aonde ele passava carregava esse fardo de ser alguém que produz sofrimento, certamente esse era um peso difícil de carregar em sua vida. Ele era carimbado por causa desse sofrimento.

Porém, a oração de Jabez mencionada nos versículos 9 e 10 é uma verdadeira pérola enterrada em uma longa série de genealogia, ele é mencionado não pelo mal, mas sim por sua vida de oração e fé no Deus de Israel.

Ele não deixou seu nome definir seu destino, mas sim, rogou ao Senhor e recebeu o que tinha pedido.

Ele foi mais ilustre que seus irmãos

Encontramos o seguinte versículo: “E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.” (1 Crônicas 4:9 ACF).

Na versão NVI está que Jabez foi o homem mais respeitado de sua família.

Não sabemos ao certo porque esse título de homem ilustre é atribuído a Jabez, contudo, muitos acreditam que é por causa da sua inconformidade com a decretação de derrota em sua vida.

Porque muitos quando estão frente a frente com o fracasso, acabam desistindo naquele momento, porém Jabez não agiu dessa forma.

Eu gosto da frase que diz que o oposto de sucesso não é o fracasso e sim a desistência, Jabez entendeu isso e não desistiu de ser uma pessoa abençoada por Deus, mesmo que seu nome apontasse ao contrário.

Muito embora Jabez tivesse seu passado complicado, ele reagiu a essa situação e superou esses traumas.

Decerto, que o fato de Jabez ser mais ilustre do que seus irmãos, também é atribuído a oração que ele fez. Podemos perceber o quanto ele conseguiu o favor de Deus por intermédio da oração.

Essa oração que vamos aprender nos próximos pontos.

Ele pediu a bênção de Deus (Primeiro)

Podemos retirar 4 aprendizados na oração de Jabez, sendo a primeira delas o fato de Jabez pedir a bênção de Deus.

O Deus que Jabez está pedindo é vivo, é o mesmo Deus que eu e você servimos. Quando aquele homem entende isso, a primeira coisa que pede é a bênção de Deus.

Somente através das bênçãos de Deus que conseguimos vencer o fardo que carregamos. Em Mateus 11.28 está escrito: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Jabez estava cansado de ser reconhecido por aquele que oferece dor, estava cansado de carregar esse fardo, então Ele vai atrás daquele que pode resolver qualquer situação.

Ele percebeu que sua vida não precisava ser marcada pela dor, mas sim uma caminhada de bênção de Deus.

Igualmente é na nossa vida, as vezes você está preso a dores e sofrimento, contudo, assim como Jabez podemos orar e pedir a bênção de Deus.

Pois, nunca se sinta desqualificado para servir a Deus, ele olha seu coração e não o seu passado.

Rogou o alargamento de suas fronteiras (Segundo)

Em outras palavras, Jabez pediu para que Deus aumentasse as suas terras, ou seja, que a prosperidade estivesse sobre a sua vida.

Ele não era uma pessoa qualquer, tenha desejo e vontade de conquistar mais. A prosperidade segundo Deus, sempre é uma dádiva em nossa vida.

Posto isso, Jabez não queria apenas que seu passado não o condenasse, mas sim que o seu futuro fosse abundante diante da graça de Deus.

Semelhantemente, essa é uma atitude que devemos ter também. Por exemplo, existem pessoas que estão acomodadas com a situação, e ainda reclamam:

  • Não consigo conquista nada.
  • Não tenho um futuro.
  • Sou uma pessoa que nada dá certo.

Decerto, essa não deve ser a sua postura. Nós somos filhos de Deus, aquele que nos ajuda a conquistar mais, porém, precisamos ter a disposição de ir atrás, começando com a oração.

Jabez quer mais terras, mais influência e oportunidade para ser uma bênção nas mãos de Deus.

Suplicou a presença de Deus (Terceiro)

O terceiro pedido que aquele home faz é: “Que a tua mão esteja comigo.”

Ele clama por proteção, não adianta ter fronteiras alargadas se não tivesse junto com ele a presença e a mão de Deus o guiando em todos os passos.

Inegavelmente, quando leio essa parte me lembro de Davi, quando em meio ao seu pecado, faz a seguinte oração: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.(Salmos 51.11)

Davi, um rei rico, não pede para que Deus não retire sua riqueza, mulheres ou influência, antes, ele roga para que jamais o Espírito Santo seja afastado da sua vida.

O Deus das bênçãos é mais importante do que as bênçãos de Deus.

Essa é uma fonte que tem que estar em nossa vida, uma sede insaciável da presença de Deus. Embora, atualmente muitos se preocupam mais com o que Deus pode dar do que realmente quem ele é.

Para superamos as dores, precisamos da presença de Deus. Você e eu não podemos vencer nada se Deus não for conosco.

Jabez clamou pela proteção de Deus (Quarto)

Como quarto e último pedido, ele diz: “guardando-me de males e livrando-me de dores”.

Jabez entende que seus passos, por mais que sejam prósperos e abundantes, jamais seriam uma tarefa fácil, existe males e dores.

Em Salmos 46.1 encontramos: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

Decerto que não vamos encontrar refúgio e fortaleza, muito menos socorro fora da presença de Deus, pois é somente a presença de Deus que traz a ausência do inimigo.

Por exemplo, para clarear seu entendimento, imagine o seguinte, Deus é como se você estiver se olhando no espelho, quanto mais se afasta mais pequeno fica e quanto mais chega perto maior fica.

Quando estamos pertos de Deus ele protege a nossa vida e guarda os nossos passos.

Até porque, nós não temos forças ou ferramentas para lidar com o inimigo a não ser que Deus esteja conosco e o seu Espírito Santo nos capacite para vencer.

Deus atendeu o seu pedido (Conclusão)

A Bíblia encerra dizendo que Deus atendeu o seu pedido, assim como ele também faz em nossas vidas.

Muitas vezes podemos ser “tímidos” em pedir algo para Deus, contudo, você precisa entender que ele sempre vai escutar as suas orações.

Como resultado, quando você tiver a mesma ousadia que Jabez teve, vai ter contigo as bênçãos de Deus, prosperidade, proteção e presença.

A Palavra nos diz o seguinte: “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” (Mateus 21.22)

O segredo de pedir a Deus é fazer isso com fé, crendo que vai receber.

Em conclusão, cada um de nós tem algo que precisa ser tocado por Deus, e é nesse momento que o Espírito Santo te mostra o poder que existe na oração.

2 Comments

  1. Gilvanete Nascimento disse:

    Nossa
    Amei esse estudo
    Eu sempre procurei por estudo dessa passagem biblica e ainda não tinha encontrado um estudo que me fizesse entender tão bem essa passagem como este.

    Parabéns
    Que Deus continue te abençoando
    Te dando sabedoria em espírito.Em nome de Jesus

    • Felipe Bernardino disse:

      A paz do Senhor irmã Gilvanete, não imagina o quanto um comentário como o da irmã incentiva-nos a continuarmos falando do Senhor. Que Deus abençoe sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO