5 passos para perder a timidez na hora de pregar a Palavra de Deus

Como perder a timidez? Você sofre com nervosismo e timidez? Tenho certeza que nesse artigo de hoje falando sobre 5 passos para perder a timidez na hora de pregar, vai te ajudar.

Antes de tudo, preciso te dizer que já passei pela situação da timidez! Quando estamos começando a pregar, é comum ficarmos tímidos. Contudo, isso é um problema.

Sabe porque é um problema? A timidez te atrapalha de levar a mensagem de Deus com clareza. Pois muitas das vezes você vai ficar pensando em outras coisas, devido a timidez, menos como transmitir a pregação com clareza.

Porque a pregação expositiva verdadeira, pode ser resumida em três atitudes e se você não fizer vai estar transmitindo sem clareza: Ler, Explicar e Aplicar o texto Sagrado.

Por isso, acredito firmemente que nossos 5 passos vão te ajudar de uma vez por todas a perder a timidez e melhorar sua pregação. Vale ressaltar, que a constância que vai te fazer gerar resultado.

Não adianta ler o nosso artigo e não praticar os 5 passos, na verdade, você deve sempre se exercitar em “perder a timidez” para que consiga realmente chegar no seu objetivo.

Bom, veja pontuado o que vai ser falado:

  • Primeiro Passo: Tenha convicção do que está sendo falado.
  • Segundo Passo: Não existe outra pessoa que deveria estar pregando, é você mesmo.
  • Terceiro Passo: Já pregou para você mesmo?
  • Quarto Passo: Perca a timidez no seu dia a dia.
  • Quinto Passo: O que funcionou para alguém, pode ser diferente para você.

Bom, tenho certeza que vou te ajudar em cada passo que será mencionado, e para acrescentar ainda mais conhecimento a sua vida, vou te deixar duas recomendações:

  1. Se você quiser saber absolutamente tudo sobre pregação, pode baixar nosso e-book completo falando sobre “como fazer minha primeira pregação com 10 excelente passos”.
  2. Se ficar com dúvidas, mesmo no final, pode utilizar o campo comentário para tirar suas dúvidas.

Primeiro Passo: Tenha convicção do que está sendo falado

Você não tem ideia do quanto a timidez está associada com a falta de convicção, principalmente quando estamos falando sobre pregação.

Um dos grandes problemas é que quem está começando, as vezes não estuda o necessário para um sermão, e acaba que quando está diante do público, falta convicção e conhecimento e isso resulta em uma timidez exagerada.

Eu gosto de falar para os alunos que ensino no curso Pregador Qualificado, que eles tem que estudar o suficiente para pregar uma mensagem por horas, por mais que só pregue por minutos.

Quando você se dedica em aprender o máximo possível sobre o texto que vai ser falado, você começa aumentar sua confiança e isso diminui relativamente a timidez.

Entenda uma coisa desde o inicio do seu ministério, você como pregador(a), não está ali para fazer algo sem dedicação, muito pelo contrário, você precisa se dedicar o máximo para uma pregação.

Não adianta, quando você não está convicto do que vai falar, você vai ter: timidez, nervosismo, suor frio, tremedeira e outras coisas semelhantes a essa.

Gosto de uma frase que diz o seguinte: “O pregador não prepara a mensagem, ele só prepara a pregação”. Essa frase quando diz “mensagem” se relaciona a Bíblia Sagrada.

Então, melhor traduzindo essa frase é o seguinte: “O pregador não prepara a mensagem porque é a Bíblia e já está lá, mas a pregação ele tem que preparar.”

Pensa nisso… Você tem a Palavra de Deus em mãos, então você tem todo conteúdo que precisa, agora, tem que preparar uma pregação em cima desse excelente conteúdo. Faça isso com qualidade e vai se livrar da timidez.

Como diz Martyn LIoyd-Jones: “A preparação cuidadosa e a unção do Espírito Santo jamais devem ser consideradas opostas, mas, sim, complementares”.

Segundo Passo: Não existe outra pessoa que deveria pregar é você mesmo

Você pode estar pensando:

  • Sou tímido porque existem outras pessoas melhores que eu que deveriam estar pregando.
  • Sou tímido porque o pastor está me vendo pregar.
  • Sou tímido porque aquele irmão(a) pregar melhor do que eu.
  • Sou tímido pois o público queria escutar outra pessoa pregando e não eu.

Entenda uma coisa, não tem outra pessoa que deveria pregar naquele momento do que você mesmo. Sabe como sei disso? Vamos lá…

Pense comigo, quem é o Senhor da igreja? Nosso Deus! E ele está na direção de tudo que acontece na igreja que é o seu povo. Com isso, se ele permite alguém pregar, é porque é a vontade dEle.

Não pense que existem outras pessoas que deveriam estar no seu lugar, isso só vai aumentar sua timidez. Pense que é exatamente você que Jesus quer usar naquele momento.

Já conheci muitos pregadores que sofrem desesperadamente com isso, com o fato de pensar que existe alguém mais “capacitado” do que ele.

Mas quando olhamos assim, estamos com uma visão física, somente com uma visão espiritual sobre o assunto, que vamos começar a ter o discernimento que somos ferramentas de Deus. E naquela ocasião estamos em uso pelo Mestre!

Lembro-me de inúmeros erros que cometi ao longo do meu ministério, contudo, algo que jamais me deixei afetar é justamente o fato de me “sentir inútil”.

Do meu jeito de pregar, do jeito que aprendi, do jeito que sou, é exatamente como Deus quer me usar. E com você não é diferente.

Não fique tímido por causa desse motivo que estamos abordando nesse segundo passo, antes, tenha consciência que Deus quer te usar.

Terceiro Passo: Já pregou para você mesmo?

Eu amo falar esse terceiro passo, de verdade mesmo! É uma das coisas que mais me ajudou e ajuda em meu ministério até hoje. A velha técnica de pregar para o espelho.

Quando você terminar de montar seu sermão, seja ele o primeiro que fez ou o centésimo, uma coisa que vai funcionar na sua vida inteira para controlar a timidez é pregar para você mesmo.

Imagine o seguinte, quando você prega em frente o espelho, você consegue ver aonde esta errando nas falas e gesticulações. Com isso, consegue ir corrigindo.

Quando chegar naquele dia você vai ter tanta convicção que está transmitindo a mensagem de Deus com clareza, que a timidez não vai tomar conta de você. Por isso, não hesite em pregar para si mesmo.

Isso vai te ajudar a perder a timidez e também melhorar absurdamente seu jeito de pregar. Imagine comigo o seguinte…

Suponhamos que em 40 pregações você percebesse que fala muito a palavra “né”, contudo, e se você conseguisse reduzir o tempo dessa percepção de ver que estava errando.

Se você ia demorar 40 pregações para perceber que fala muito “né”, pregando para si mesmo, em uma semana você conseguiria perceber.

Isso funciona muito para quem está começando, claro que depois de um tempo, você vai se qualificando mais e “pregar um pouco menos para si mesmo”, porém, jamais deixa de funcionar esse terceiro passo.

Quarto Passo: Perca a timidez no seu dia a dia

Uma coisa que não podemos deixar de levar em conta é que existem pessoas que não são tímidas somente em uma pregação, mas são por natureza, em seu dia a dia.

Porque existem pelo menos 3 tipos de timidez:

  • Leve: a timidez comum, aquele que sofre de momentos de timidez, mas não é algo de sua personalidade.
  • Moderada: Quando uma pessoa tem timidez com mais frequência, mas não é algo que atrapalha sua vida.
  • Extrema: Uma pessoa que tem uma vida “fechada” devido a timidez, e isso de impede em diversas áreas da vida. (As vezes pessoas que estão nessa situação, não busca nem vencer mais a timidez, já se deram por fracassadas nessa área)

Se você se encaixa nesse fato de ser uma pessoa tímida por natureza, você vai ter que romper essa barreira, ou não vai ter como deixar de ser tímido em cima do púlpito.

Quando digo “romper essa barreira”, não estou falando de ser uma pessoa extrovertida da noite para o dia. Na verdade, comece a mudar nos pequenos detalhes.

Se você é aquela pessoa que não conversa olhando nos olhos das pessoas, devido a timidez, peça a ajuda de Deus para mudar isso e mude.

Se você é uma pessoa que não consegue explicar muito bem as coisas para as pessoas, peça a ajuda de Deus para mudar isso e mude.

São “erros de timidez” que pode perceber que comete e mudar eles. Pense uma coisa, quando você se envolve mais com aquilo que está em sua volta, deixando a timidez de lado, um “novo horizonte se mostra de oportunidades”.

Tem pessoas que precisa vencer a timidez no dia a dia antes de perder em cima de um púlpito!

Porém, você pode pensar: “isso é muito difícil, fui assim a vida toda”. Contudo, isso não é desculpa se você estiver realmente comprometido(a) em pregar o evangelho.

Quinto Passo: O que funcionou para alguém pode ser que não funcione para você

O que eu te ensinei até aqui tem funcionado na minha vida e para mais de 600 alunos que ensino no pregador qualificado. Entretanto, pode ser que um dos passos não funcione para você.

Por isso, que eu faço questão de deixar esse quinto passo te dizendo: “Conheça você mesmo e saiba o que te deixa mais tímido”.

Quando você faz uma análise interior de como tem desenvolvido suas pregações, e o que realmente está te deixando tímido. Você começa a ver aonde tem que melhorar.

Outra coisa, não deixe jamais se desanimar por causa da timidez. Ela pode e vai ser vencida por você! Se outros pregadores também passaram por isso e venceram, você é totalmente capaz.

Não importa se vai demorar dias, meses ou anos para vencer. Cada um tem um tempo diferente de estar se aperfeiçoando. Mas eu creio que você vai acima de tudo, descobrir o que funciona para você.

Se você estiver realmente comprometido em aprender mais sobre pregação, vou deixar aqui o link de alguns artigos que já publicamos sobre o assunto:

Bônus: O tímido tem diversos medos, vencer a timidez está relacionado a vencer os medos

Vou deixar esse último tópico como um acréscimo ainda mais no assunto que estamos falando (bônus para você).

A timidez está relacionada intimamente com os medos, as pessoas mais tímidas são as que mais tem medos interiores, esses medos podem ser:

  • Acreditar que as pessoas vão julgar elas.
  • Acreditar que são incapacitadas para pregar.
  • Pensar que vão ser rejeitado devido o que estão fazendo.

Entre outros medos que somente quem é tímido conhece. Bom, seja qual for o seu, quando começar a vencer esses medos interiores, vai ser menos tímido na hora da pregação. Por isso, trate de vencer dia após dias as guerras que te atrapalham

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO