Pregação Expositiva: Como fazer em 3 Simples Passos (Completo)

Pregação Expositiva: Como fazer em 3 Simples Passos (Completo)

Pregação expositiva é fundamental para uma igreja. Na verdade, olhando de um ponto de vista bíblico, os apóstolos pregaram de maneira expositiva e você também deve pregar assim.

Nesse artigo de hoje vou estar falando sobre como fazer uma pregação expositiva em 3 simples passos. Esse modelo tem funcionado para milhares de pregadores da nossa geração e com certeza vai funcionar para você.

Richard Sibbes diz que a pregação é a carruagem que eleva Cristo e rebaixa o mundo”. E eu complemento que somente por intermédio da pregação expositiva que conseguimos isso.

Quero estar comentando também o significado de uma pregação expositiva. Não adianta você saber fazer uma pregação expositiva se não sabe seu significado.

É interessante que se você começar a pregar expositivamente a partir de hoje, você sempre vai ter certeza que é Deus por intermédio de sua vida e que pregou com qualidade.

Veja cada tópico que vamos abordar no comentário de hoje:

  • O que é uma pregação expositiva?
  • 1 Passo: Ler
  • 2 Passo: Explica
  • 3 Passo: Aplicar
  • A partir de hoje, pregue expositivamente.

Tenho certeza que esse conteúdo vai te ajudar. Se no final do artigo, ficar com dúvidas, pode utilizar o campo comentário para perguntar.

Não deixe também de baixar o nosso e-book completo gratuito falando sobre 10 excelentes passos para sua primeira pregação (clique aqui para baixar).

O que é uma pregação expositiva?

O significado da palavra exposição é: apresentação organizada de um assunto, oralmente ou por escrito; explanação.

Pegando esse significado e trazendo para a pregação expositiva. Podemos concluir que uma pregação expositiva é quando você transmite um texto bíblico de forma organizada e com profundidade.

Muitas pessoas tem o pensamento equivocado, achando que pregação expositiva é fazer um comentário exaustivo em cima do texto. De forma que se explique palavra por palavra.

Na verdade, a verdadeira pregação expositiva é aquela que expõe a verdade contida no texto. Ou seja, você não pode alterar a mensagem principal que aquela passagem bíblica vai te ensinar.

Tem alguns pregadores que dizem: “Eu tenho a pregação só me falta o texto”. Contudo, você já pensou na opção de que a pregação só vem por intermédio do texto?

Como resultado, pregadores que não observam a originalidade da passagem bíblica, acaba inventando coisas e “matando a igreja com palavras.’

João Calvino diz que: Pregação é a exposição pública das Escrituras pelo homem enviado por Deus, na qual o próprio Deus está presente em julgamento e em graça.

Não tem como expor a Palavra de Deus sem as escrituras. Não tem como elaborar um sermão antes do texto.

Podemos concluir que, a verdadeira pregação expositiva é quando você encontra um texto bíblico que fala ao seu coração, percebe o assunto principal e montar um sermão em cima das verdades daquela passagem.

1 Passo para uma pregação Expositiva: Ler

Tanto para se começar a pregar, quanto para começar a elaborar uma pregação expositiva é ler. Não tem como começar a pregar sem antes ler o texto.

Por isso vou separar esse primeiro passo em duas partes:

Quando você estiver elaborando um sermão (antes de pregar).

O pr Hernandes Dias Lopes, vai comentar que “você deve ler, ler, ler e ler. De tal forma que a verdade do texto flua por você.”

Não adianta pensar em pregar se antes você não tem lido o texto no particular para começar a elaborar sua pregação.

Outra coisa importante é que, geralmente quando você está lendo um texto para pregar, deve se atentar para cada detalhe contido nele. Às vezes, pequenas palavras mudam completamente o sentido da passagem.

Por isso a importância de uma leitura repetida, se possível, leia em diferente entonação de voz, acreditando com toda veemência naquela verdade bíblica. Se conseguir, leia tanto até mesmo decorar o que está escrito.

A. W. Tozer diz que: “Ministério é mais do que ser capaz de falar”. E eu quero dar um rumo a essa fala de Tozer, complementando (dentre várias aplicações que poderíamos usar ela) que ministério também é saber ler.

A pergunta que fica é: “Você tem lido o texto que vai pregar?”

Esse é o papel do pregador, ir ao texto, perguntar ao texto, conhecer o texto, mergulhar profundamente no texto que vai ser pregador. E de alguma forma, depois transmitir para a igreja.

Leia quando você começar a pregar.

Existe alguns pregadores que quando sobem em um altar para pregar, não leem nem mesmo o texto que vai ser explanado.

Leia sempre a passagem bíblica diante do público, com calma e também confiança no que está lendo. É importante você se atentar para essa parte primordial do seu sermão.

Existem pregadores que leem tudo errado ou se quer demonstram entusiasmo no que estão lendo. Diante disso, os ouvintes já começam a se perguntar “será que esse pregador tem mesmo algo para me transmitir? Será que ele se preparou antes?”

Criar um sentimento de dúvida no ouvinte é um dos inimigos do pregador. Você está ali para esclarecer a não criar dúvidas.

Clovis Chappell diz: “Coloque o feno ao alcance das ovelhas.” Se ao invés de colocar o feno, você tem desviado as ovelhas dele, repense seu modo de pregação.

2 Passo para uma pregação Expositiva: Explicação

A explicação da passagem é o segundo passo da pregação expositiva. As pessoas prestaram atenção no que você leu, contudo, não entenderam o texto perfeitamente, é por isso que você como pregador vai explicar.

Você conhece aquele tipo de pregador que lê um texto no inicio do sermão, só que depois parece que foge dele e nunca mais volta? Isso é um erro.

Alguns ouvintes ao perceberem que você está fugindo do assunto podem até mesmo se perguntar: “Porque que ele leu esse texto?”. Essa dúvida não deve ser criada de maneira errada.

O texto que você ler no inicio da pregação é a base do seu sermão, você vai explicar justamente as verdades que estão contidas nele.

“Pregar não significa levar vantagem com as fraquezas que o povo sente (o truque da lavagem cerebral), mas confrontar a vida deles com a santa lei de Deus.” (J. I. Packer)

A vida só é transformada pela lei de Deus. Se você não explica ela, não vão conseguir qual é o verdadeiro “rumo” que a Bíblia está levando cada um.

É por isso que pregação não começa em um altar, mas sim, em casa e no particular. Porque você precisa estudar, e muito!!

Não adianta pensar que pregar é “somente jogar palavras ao público”. Muito pelo contrário, pregação está envolvido com estudo verdadeiro, vida santa e explicação coerente.

Pregação que explica bem, é porque domina bem o assunto. Para dominar bem o assunto, não é com meia hora de estudo, é com muito estudo e dedicação.

Ouso em dizer que se levantar uma geração sem “estudo bíblico” para pregar, vai destruir o povo de Deus. É por isso que como pregadores que edificam e não destroem, devemos estudar para explicar com excelência.

3 Passo para uma pregação Expositiva: Aplicação

A perfeita excelência de uma pregação, é pegar o antigo e aplicar no atual. Ensinamentos que foram válidos para a época bíblica, também são válidos para os nossos dias.

O pregador que não aplica a mensagem ao contexto do nosso dia a dia, não consegue apresentar de forma clara a transformação que o ouvinte tem que ter.

Imagine o seguinte, você começa a pregar, faz tudo certo, lê, explica e logo após erra, não aplicando. As pessoas vão até compreender o texto, mas não vão saber o que fazer.

É mais ou menos aquele pregador que abre no salmo 23, fala sobre os pastos, as ovelhas, os campos, inimigos, ceia, jantar, pastor e no final encerra. As pessoas vão se perguntar: “Mas o que eu faço agora?”

Um ouvinte sair de uma pregação sem saber o que fazer, não adiantou de nada. Na vida cristã estamos em processo de reforma.

Tem um pastor amigo meu que diz: “Eu poderia antar com uma placa no pescoço dizendo: ‘Em constante reforma’”. E isso é verdade! Todos os dias na vida cristã estamos buscando ser melhores para Deus.

E com isso, quando pregamos, devemos demonstrar para os ouvintes “o que deve ser feito”. Se você não der uma direção por intermédio da aplicação, não adiantou de nada seu sermão.

“Meu alvo principal na pregação é quebrantar o coração endurecido e curar o coração enfermo.” (John Newton)

O pr Hernandes Dias diz que: “Quando uma pregação se acostuma com a pregação expositiva ela não quer mastigar palha mais”.

Isso se deve porque quando o povo de Deus entende o que deve ser feito por intermédio da Palavra de Deus, não existe outra coisa que comove, além da Palavra de Deus.

Para criar esse sentimento na igreja, essa sede por aprender, você deve aplicar a mensagem ao coração dos ouvintes.

A aqui eu preciso dizer o seguinte, cuidado com as suas ideias ao aplicar. Você não vai aplicar o que pensa do texto, você vai aplicar o que o texto tem a ensinar.

É importante você discernir entre o que você pensa e entre o que realmente está contido na passagem bíblica. Tem muito pregadores que colocam suas ideias superiores as ideias do texto, isso é super errado.

A escritura por si só já tem voz, você é apenas um arauto de Deus naquele momento, apenas uma ferramenta. Tire a “sua voz” e deixe a voz de Deus falar.

(Conclusão) A partir de hoje, pregue expositivamente

Talvez até hoje você pregou de maneira totalmente errada, mas fica tranquilo(a)! A partir de hoje vai mudar.

Pregue expositivamente sempre, observando esses 3 verbos que mencionamos: Ler, Explicar e Aplicar.

Se você seguir atentamente esses passos, vai estar melhorando drasticamente sua pregação. Vai conseguir os verdadeiros resultados de um pregador.

Nós precisamos levantar uma geração que pregue de maneira expositiva e correta. Eu quero sinceramente que você seja uma pessoa dessa geração verdadeira.

Quando olhamos para o contexto cristão atual do nosso século, se não buscarmos pregar a Bíblia como deve ser pregado, vamos deixar as pessoas mais distantes de Cristo.

“Não tente demolir nada com sua pregação, a não ser o diabo, e não tente edificar nada, a não ser Jesus Cristo.” (Rowland Hill)

O papel do pregador não é ser advogado do diabo, mas sim ser uma voz que clama no deserto. Não existe outra função que precisamos nos dedicar tanto igual a exposição do evangelho.

Pregar expositivamente é em cima de um altar e também no individual para cada um. Todas as vezes que tiver a oportunidade de falar de Jesus para alguém, fale expositivamente, isso vai transformar seu jeito de pregar.

Vou deixar como convite também agora, no final desse artigo, mais conteúdos que podem te ajudar sobre pregação:

2 Comments

  1. Eunice Carreiro Barros disse:

    Excelente

  2. Bem explicado, ficou bem mais fácil fazer um pregação expositiva. Creio que quem leu conseguiu entender. Deus te abençoe e continue te usando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREGADOR QUALIFICADO